A seleção feminina estreou no Torneio Internacional da França nesta quarta-feira (16) diante da Holanda e empatou em 1 a 1 (gols de Beerensteyn e Marta, de pênalti). Foi o primeiro confronto entre os times após o empate em 3 a 3 nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Com uma escalação bem diferente das anteriores, Pia Sundhage colocou em campo uma equipe renovada para ser testada contra uma das melhores seleções do mundo. Apenas três das 11 titulares estiveram na última Olimpíada, e Luana, que ficou por mais de um ano longe do time nacional, reestreava.
O Brasil foi para o jogo com: Lorena; Antonia, Tainara, Daiane e Fernanda Palermo; Kerolin, Duda, Luana e Ary; Debinha e Geyse.
As #GuerreirasDoBrasil estão escaladas para o primeiro jogo do Torneio Internacional da França! A bola rola às 15h (Brasília) e você assiste o jogão na tela do @sportv! Vamooos! pic.twitter.com/YR1chkdvb6
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) February 16, 2022
E o primeiro susto veio com menos de um minuto de jogo, com Miedema livre na esquerda para cruzar para dentro da área brasileira. Inclusive, o quarteto defensivo do Brasil nunca havia antes atuado junto.
A resposta brasileira veio com Fê Palermo pegando a sobra de um escanteio. Com o Brasil melhor, trocando passes e pressionando a saída de bola, aos 6 minutos Ary Borges pegou muito bem na bola após uma ótima troca de passes pelo lado direito e acertou a trave de Van Veenendaal.
Aos 12 minutos, Pelova arrancou pelo lado esquerdo do ataque, mas não teve sucesso. O jogo só voltou a ter momentos empolgantes aos 28 minutos, quando Kerolin lançou Debinha. Duda corria pelo meio livre de marcação, mas a camisa 9 não fez um bom passe e o contra-ataque perdeu velocidade.
No lance seguinte, Lorena saiu mal para tentar pressionar Miedema, mas a artilheira da Holanda ganhou a disputa e em seguida Tainara forçou o erro da adversária. A chance mais clara da partida chegou com Ary Borges. Aos 30 minutos, a atleta do Palmeiras recebeu cruzamento livre, de frente para o gol. No cabeceio a bola saiu rente à trave esquerda de Van Veenendaal. E assim os times foram para o intervalo no 0 a 0.
O empate permaneceu no primeiro tempo, mas seguimos na pressão em busca do gol! Vamos, Guerreiras!
0x0 | #GuerreirasDoBrasil #BRAxHOL
Thais Magalhães/CBF pic.twitter.com/wOxlgyy1Fj
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) February 16, 2022
Na volta para o segundo tempo, Pia colocou Letícia Santos na vaga de Antônia e Ludmila no lugar da Debinha. Marta permaneceu no banco de reservas como opção para a sequência da partida. Aos 6 minutos de jogo, Lorena sentiu e deu lugar a Letícia no gol brasileiro.
Aos 15 minutos a Holanda abriu o placar. Spitse lançou Beerensteyn e a camisa 21 percebeu Letícia adiantada e com um chute alto e forte, fez 1 a 0. Em seguida, o técnico estreante Mark Parsons mexeu pela primeira vez no seu time colocando Van Es no lugar de Casparij.
A seleção mudou também. Gio e Ana Vitória entraram nos lugares de Duda e Luana. Aberta na direita, a camisa 14 do Brasil puxou em velocidade e cruzou para dentro da área, mas ninguém fechava por lá.
Sem conseguir criar e chegar com perigo ao gol das adversárias, o Brasil viu Letícia fazer uma ótima defesa após o time brasileiro sair errado e Miedema receber livre dentro da área. Aos 34 minutos, Pia chamou Marta e a camisa 10 entrou no lugar de Kerolin.
E coube à Rainha empatar a partida. Aos 40 minutos de jogo, a seleção teve um pênalti a seu favor e Marta converteu seu gol de número 118 pelo Brasil. Em seguida, nenhuma das equipes criaram outras oportunidades – ainda deu tempo de Van Dongen ser expulsa após falta em Gio para matar um avanço ao ataque – e ficaram no 1 a 1.
Na saída do gramado, Marta brincou sobre os dados do seu gol. “Eu tenho dúvida sobre essa conta aí, acho que perderam alguns golzinhos e jogos”, disse a camisa 10 ao SporTV.
A seleção feminina segue sem perder para a Holanda no retrospecto desde 1988. Após a partida de hoje, são três vitórias do Brasil e quatro empates. O próximo confronto de Pia e suas comandadas acontece neste sábado (19), 17h10, contra a França.