Corinthians e Grêmio decidem o título da Supercopa do Brasil

Por Karina Costa

Nesta quarta-feira (9) foram definidos os times finalistas da Supercopa do Brasil de futebol feminino. Corinthians e Grêmio se enfrentam no próximo domingo (13) em Itaquera, às 10h30, para decidir quem leva o troféu da primeira edição do torneio e também da temporada 2022.

A competição que teve início na última sexta (4) contou com oito clubes participantes: Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Real Brasília e ESMAC-PA. A Supercopa é estreante no calendário de futebol feminino e serve como teste para o decorrer da temporada.

Grêmio conquista a vaga na final nos pênaltis

(Foto: Morgana Schuh / Grêmio FBPA)

No Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, as duas equipes duelaram em busca da classificação. O Flamengo começou melhor no jogo, aos 7 minutos, de bola parada, Cida abriu o placar para as donas da casa. A jogada contou com uma ajuda do sistema defensivo do Grêmio e com a sorte da camisa 4 da Gávea, que tocou de cobertura e caiu no ângulo esquerdo da rede, para a tristeza das gurias.

Aos 19 minutos, também de bola parada, o Grêmio empatou a partida. A zaga do Flamengo bobeou e Jéssica Soares colocou para o fundo da rede. Após o gol, o Grêmio arrumou a marcação e não deixou o Flamengo passar do meio campo.

Já no finalzinho do primeiro tempo, o Flamengo retornou com o domínio do jogo e antes de acabar os 45 minutos iniciais, houve um lance  duvidoso quando a bola toca no braço da zagueira gremista dentro da área, mas o árbitro seguiu o jogo.

A segunda etapa começou eletrizante, com o Flamengo finalizando três vezes em dois minutos e em uma delas obrigando a goleira gremista a fazer uma grande defesa. Aos 10 minutos, após uma bola enfiada para Cris, Gisseli chutou para o gol e a bola explodiu no travessão defendido pela camisa 1 do time visitante.

(Foto: Morgana Schuh / Grêmio FBPA)

Até os 25 só deu Flamengo, com 19 finalizações, contra 6 do adversário. Aos 29 minutos, o Grêmio cresceu na partida com duas finalizações perigosas. As rubro negras tiveram um bom volume de finalizações, mas não conseguiram concluir a gol, e a única finalização certeira, a assistente sinalizou impedimento e a marcação deixou o técnico Luís Andrade desesperado.

Com o empate de 1 x 1 a partida foi definida nos pênaltis e o Grêmio avançou para a final pelo placar de 4×3. Caty, camisa 11 do Grêmio, fez a última cobrança e garantiu a vaga na decisão para as gaúchas. O destaque da partida foi Lorena, a goleira gremista fez duas grandes defesas durante o tempo regulamentar e também foi importante nas penalidades, defendendo uma cobrança.

Mais uma final para o Corinthians

 

(Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)

 

Sem muitos sustos, o Corinthians venceu o Real Brasília por 2 a 0, na Arena Barueri. As brabas impuseram o ritmo desde o início da partida, mas a marcação forte do Real impediu a equipe corinthiana de abrir o placar.  Aos 19 minutos, houve uma linda troca de passes entre Tamires e Zanotti, mas a bola desviou e saiu pelo canto. Aos 22, Adriana, camisa 16 do timão, saiu em velocidade pela direita e finalizou para o gol, obrigando a goleira Dida a fazer uma ótima defesa.

Na sequência, uma linda triangulação entre Tamires, Adriana e Zanotti quase fez o Corinthians abrir o placar. A camisa 10 bateu forte para o gol e a bola, perfeitamente, quicou no travessão e em cima da linha, mas não entrou. Metade da torcida gritou gol nessa hora.

(Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)

Já aos 39minutos, as brabas fizeram o primeiro gol com a Jheniffer. Após uma falha da goleira adversária, a bola ficou viva pelo alto, a Adriana bateu forte, mas a bola parou na zaga e, no rebote, a camisa 9 colocou para o fundo do gol.

Logo no começo da segunda etapa, o Corinthians fez o segundo. Aos 4 minutos, após uma bela jogada de Tamires pelo lado esquerdo, a camisa 37 deu o passe para a Lia Salazar e, livre, na grande área, ela teve tempo de parar, pensar e colocar a bola no canto esquerdo do gol de Dida, fazendo 2 x 0.

As brabas voltaram com mais intensidade, e aos 7 minutos, Tamires quase aumentou o placar, mas a bola foi pra fora. Com o jogo controlado e sem sofrer perigo, o Corinthians disputará sua primeira final na temporada.

Além da vitória alvinegra, a partida também foi marcada pela estreia da Ellen. Essa foi a primeira vez que uma jogadora das categorias de base feminina entrou em um jogo profissional.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *