Formiga não se recupera e fica fora da final do Paulista por lesão sofrida em Manaus

Grande reforço anunciado pelo São Paulo no meio do ano para a disputa do Campeonato Paulista, Formiga virou desfalque para o time nas finais da competição contra o Corinthians. Depois de não ter jogado a primeira partida no Morumbi por conta de uma lesão na posterior da coxa direita, a meio-campista não conseguiu se recuperar a tempo e ficará fora também da partida desta quarta-feira, às 21h, que definirá o título.

Uma lesão sofrida ainda em um treino com a seleção brasileira em Manaus dois dias antes do jogo de sua despedida acabou tirando Formiga de combate para essas finais do Paulista. Ela sentiu um incômodo na coxa direita ainda na terça-feira, dia 23 de novembro, e aí no dia seguinte (a véspera do seu jogo de despedida) trabalhou pouco com bola no treinamento. Ela foi avaliada pelo departamento médico da seleção brasileira, que liberou a atleta para jogar por 15 minutos naquele que seria seu último jogo com a camisa amarela.

O problema físico, porém, acabou não sendo divulgado pela CBF oficialmente para o público – e também não foi comunicado ao São Paulo oficialmente, segundo informações do clube. A presença de Formiga por apenas 15 minutos no jogo de sua despedida gerou questionamentos, e a comissão técnica assumiu a responsabilidade pela decisão. Isso porque esse já era o posicionamento da comissão antes – Formiga jogaria 15 minutos, independentemente de sua condição física.

Quando retornou a São Paulo, Formiga fez o exame sugerido pela comissão médica da seleção, e o resultado apontou a lesão na posterior da coxa direita. O procedimento formal quando há alguma lesão de jogadora no período em que ela está na seleção é o departamento médico da CBF notificar oficialmente o clube onde ela joga para informar sobre o problema.

Formiga em aquecimento antes da partida contra a Índia. Foto: Thais Magalhães/CBF

A reportagem procurou a CBF, que afirmou ter feito contato com o clube. Mas o São Paulo alega que esse contato só aconteceu porque a médica do clube procurou a comissão médica da seleção depois de ter visto o resultado do exame feito pela atleta em São Paulo.

Formiga iniciou o tratamento da lesão no mesmo dia em que se apresentou de volta ao São Paulo e intensificou os trabalhos na tentativa de voltar a tempo de jogar pelo menos uma partida das finais do Paulistão. O primeiro jogo, no Morumbi, seria inclusive a primeira oportunidade da lendária camisa 8 ter contato com a torcida tricolor. Ela, no entanto, não teve condições de jogar e ficou fora.

Apesar do esforço para a recuperação, a meio-campista não terá condições de jogo nesta quarta-feira e terá de assistir à final fora das quatro linhas.

Foto: Gabriela Montesano/SPFC

Formiga havia se tornado uma peça essencial para o esquema do técnico Lucas Piccinato, dando mais segurança e qualidade ao meio-campo e permitindo que Yayá, que vinha jogando de volante no Campeonato Brasileiro, pudesse jogar mais adiantada no estadual. A jovem meio-campista, aliás, virou uma das artilheiras do time nesta função, tendo marcado seis gols na temporada – todos no Paulista. Essa marca iguala sua temporada de artilheira no clube em 2019, quando também jogava de meia, mais adiantada.

Na entrevista pré-jogo durante a transmissão do Sportv, Lucas Piccinato lamentou a ausência de Formiga e chegou a mencionar o fato de o clube não ter sido notificado pela CBF sobre a lesão.

Foto: Gabriela Montesano/SPFC

Sem a camisa 8, Lucas Piccinato optou por voltar Yayá para sua função mais recuada ao lado de Maressa e com Micaelly se aproximando do ataque. O único gol do jogo foi justamente dela, Mica, no início do segundo tempo, quando recebeu bela assistência de Gláucia e apareceu pelo lado esquerdo para driblar Poliana e estufar as redes no Morumbi.

Na partida desta quarta, ainda não se sabe se Lucas repetirá a escalação, mas fato é que não terá Formiga à disposição para o jogo mais uma vez. O São Paulo tem a vantagem do empate após a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, mas a Neo Química Arena deverá ter um grande público para empurrar o Corinthians na busca por reverter esse placar. São 40 mil ingressos colocados à disposição e todos foram reservados pela torcida alvinegra. A partida será às 21h com transmissão do Sportv e do Youtube da FPF.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *