Com recorde de público, Corinthians vence São Paulo e é tricampeão Paulista

O Corinthians é tricampeão paulista no futebol feminino! A tríplice coroa veio e com muita emoção em uma Neo Química Arena lotada para empurrar as Brabas do Timão a mais essa conquista. Em um ano perfeito, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias conquistou todos os títulos que disputou e fecha 2021 consolidando a hegemonia absoluta que construiu no futebol feminino nos últimos cinco anos.

A equipe alvinegra precisava reverter uma vantagem de 1 a 0 conquistada pelo São Paulo no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. O empate garantia o título para o Tricolor, mas o Corinthians contou com a força da sua torcida, que esgotou as reservas dos 40 mil ingressos disponibilizados para a partida e encheu a Arena quebrando o recorde de público em jogos de clubes de futebol feminino no Brasil. Com 30.077 pessoas no estádio, os corintianos bateram a marca anterior que também era do clube alvinegro, quando na final do Paulista sobre o mesmo São Paulo, em 2019, 28.862 pessoas estiveram presentes em Itaquera.

A vitória corintiana foi construída com os gols de Gabi Zanotti (2) e Adriana, com Naná descontando para o São Paulo. Com isso, o time de Arthur Elias sagrou-se tricampeão estadual, depois de já ter conquistado o tri no Brasileiro e também na Libertadores.

Eleita a craque da partida, Gabi Zanotti, que jogou adiantada no ataque numa mudança promovida pelo técnico Arthur Elias para o jogo de hoje, destacou a força da torcida do Corinthians e a recuperação da equipe para reverter o placar.

“Eu sabia que essa noite seria especial, que iríamos entregar tudo dentro de campo, tinha certeza que a Fiel ia comparecer e retribuir isso. O Corinthians gosta de desafio, de jogo grande, e a equipe se preparou”, afirmou. Ela falou sobre o processo de renovar o contrato e não escondeu a vontade de permanecer no clube. “Todo mundo sabe do meu amor pelo Corinthians, da minha dedicação. Agora é descansar, desfrutar desse momento, ficar com a cabeça tranquila que a gente vai resolver isso.”

Gabi Zanotti marcou dois gols pelo Corinthians. Foto: Rodrigo Gazzanel / Corinthians

Treinador do Corinthians, Arthur Elias exaltou a sua camisa 10. “É extremamente profissional, se cuida muito, com essa alta performance. Está em uma crescente, jogando cada vez melhor, entendendo as variações que a gente faz. Foi difícil convencê-la a ficar nessa nova função, e eu disse pra ela: a bola vai chegar menos, mas quando chegar, vai ser decisiva.”

Após a partida, tanto Zanotti quanto Arthur Elias falaram sobre o desgaste do ano para o clube. Mesmo tendo conquistado Paulistão, Campeonato Brasileiro e Libertadores, o comandante do time alvinegro destacou o alto nível das competições. “O sentimento é o melhor possível, de dever cumprido, em um ano bastante difícil, com o lado pessoal muito difícil. Tive que conseguir ser muito racional com o trabalho, ser dedicado para tirar o melhor delas depois de tantas conquistas. Ter conseguido fazer um ano 100% com campeonatos cada vez mais difíceis, isso consome muito”, contou.

O jogo

Arthur Elias montou o Corinthians com Natascha (Kemelli), Katiuscia (Poliana), Giovanna Campiolo, Tarciane, Yasmim (Jheniffer), Diany, Gabi Zanotti, Gabi Portilho, Tamires, Vic Albuquerque e Adriana.

Já Lucas Piccinato repetiu a escalação que usou no primeiro jogo no Tricolor com Carla, Giovana, Thais, Lauren, Dani, Maressa, Yaya (Cris), Micaelly (Duda), Naná, Jaqueline e Glaucia.

A primeira etapa da partida foi bastante agitada. O Corinthians mantinha mais a posse de bola, mas a equipe do São Paulo tentava impedir as jogadas adversárias com uma marcação dura e muitas faltas próximas à área. Foi assim que o time alvinegro começou a levar perigo para o gol de Carla.

Logo no início da partida, quando o cronômetro marcava seis minutos de jogo, o Corinthians mostrou a que veio. Após uma cobrança de escanteio de Vic, Giovanna Campiolo desviou e Gabi Zanotti tentou empurrar para o fundo do gol, mas Carla conseguiu segurar. Aos 15 minutos, o São Paulo levou perigo ao gol de Natascha, quando Glaucia aproveitou uma falha na saída de bola do Corinthians, viu a goleira alvinegra adiantada e tentou chutar de cobertura. No entanto, a bola foi para fora.

Carla foi bastante acionada por Yasmim. A camisa 71 do Corinthians cobrou duas faltas, aos 18 e 20 minutos, e Carla defendeu as duas com segurança, sem dar rebote. Yasmim, novamente na bola parada, cobrou um escanteio e encontrou Adriana na área do São Paulo. A atacante chutou, a bola explodiu na marcação e bateu no braço de Tarciane, interrompendo a jogada.

A camisa 10 do Corinthians foi eleita a craque da partida. Foto: Rodrigo Gazzanel / Corinthians

Depois de muito tentar, o Corinthians abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Tamires lançou a bola para Adriana, Vic ajeitou de bicicleta e a bola sobrou para Gabi Portilho. Ela rolou para a xará Zanotti, que chutou de primeira, e mandou uma bomba para colocar o Corinthians na frente.

O gol desestabilizou o time do São Paulo em campo. O Corinthians voltou a marcar menos de 10 minutos depois, aos 33. Em um contra-ataque veloz, Tamires cruzou e encontrou Gabi Zanotti na entrada da pequena área. A zaga não conseguiu impedir a camisa 10 do Timão, que chutou para os fundos das redes de Carla.

O Corinthians ainda teve duas boas chances de gol com chutes de Diany de fora da área. Carla teve que fazer uma defesa difícil na primeira, aos 38 minutos, e teve a sorte de a bola explodir no travessão na segunda chance, aos 41.

Já nos acréscimos, Naná marcou o gol tricolor. Natascha errou na saída de bola, e a jogadora tricolor aproveitou e chutou com força para o fundo das redes. Giovanna Campiolo até tentou derrubar a adversária para impedir o gol, mas não conseguiu a tempo, e o São Paulo igualou o placar agregado.

Naná descontou para o São Paulo. Foto: Alexandre Battibugli / Paulistão

No segundo tempo, o São Paulo voltou a campo embalado pelo gol de Naná. A equipe conseguiu organizar melhor a defesa e deixou a partida mais equilibrada, além de conseguir chegar mais ao ataque. Logo aos cinco minutos da segunda etapa, Dani avançou pela esquerda e cruzou na área, onde Jaqueline e Glaucia se posicionavam para finalizar. No entanto, nenhuma das duas chegou na bola, que saiu pela lateral.

O Corinthians, por sua vez, levou perigo com a dupla das Gabis. Zanotti recebeu na meia-lua e foi para jogo de corpo. Ela foi derrubada, a torcida pediu pênalti, mas Portilho aproveitou a sobra da bola para chutar. Carla fez a defesa e a árbitra mandou seguir o jogo.

Aos 19 minutos do segundo tempo, o São Paulo assustou o gol de Natascha com Jaqueline. A jogadora recebeu a bola na entrada da área e tentou cobrir a goleira corintiana, mas a bola foi para fora. O Corinthians respondeu cinco minutos depois, quando Yasmim cobrou uma falta e a zaga são-paulina precisou de um bate-rebate para tirar a bola da zona de risco.

Com a partida mais equilibrada, aos 26 minutos, Adriana tentou uma jogada individual e invadiu a área para finalizar, mas a bola foi para fora. Aos 30, o São Paulo apertou a saída de bola corintiana para tentar marcar mais um gol. Na cobrança do escanteio, a bola chegou a bater na trave.

Já na reta final da partida, o Corinthians voltou a ameaçar o gol são-paulino. Aos 37 minutos, Portilho recebeu sozinha e chutou para o gol, mas a zaga conseguiu afastar. Na sequência, Adriana cruzou e Vic cabeceou, mas a goleira Carla defendeu.

O gol do título do Corinthians saiu dos pés de Adriana. Poliana cruzou da direita, Vic ajeitou e Adriana chutou da meia lua para conquistar a tríplice coroa em frente a mais de 30 mil torcedores nas arquibancadas em Itaquera.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *