São Paulo vence Corinthians e conquista 4º título Paulista Sub-17

Neste domingo (05), o Corinthians recebeu o São Paulo na Neo Química Arena para a grande decisão do Campeonato Paulista Sub-17. A partida acabou em 2×0 para as tricolores, com gols marcados por Isa e Ana Júlia.

Esta foi a 5ª edição do Paulista Sub-17 e pela quarta vez na história, o São Paulo chegou na grande decisão do torneio. Com essa vitória, a base são-paulina conquistou seu tetracampeonato estadual da categoria e o terceiro troféu na temporada (Nike Premier Cup, Brasileiro Sub-18 e o Paulista Sub-17).

Responsável pelas categorias de base desde 2017, o treinador Thiago Viana já conquistou dez títulos com a camisa tricolor, sendo quatro Paulistas da categoria, em 2017, 2018, 2019 e agora em 2021. Em 2020, a equipe parou na semifinal da competição ao perder para o Santos.

O jogo

Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

O Corinthians, comandado por Daniela Alves, foi a campo com: Nanda, Áhlice Guedes, Bell, Duda Mineira, Sabrina Barbosa, Daise, Vick, Julia Brito, Isa Morais, Nenê, Laysla.

E o São Paulo, comandado por Thiago Viana foi escalado com: Luana, Ravena Giovanna, Kedima, Regina, Carol, Giulia Giovanna, Gica, Duda Rodrigues, Ana Flávia e Isa

Com a presença da torcida corinthiana no estádio (2.273 presentes), o Corinthians começou melhor a primeira etapa, sufocando o time do São Paulo e criando boas chances, mas sem conseguir concluir o último passe

O São Paulo, que até então não havia levado perigo ao gol adversário, aproveitou um passe errado para construir a jogada do primeiro gol do jogo, aos 11 minutos. Giulia Giovanna lançou a bola ao ataque e Duda Mineira tentou ligar a companheira no meio de campo, mas a bola foi roubada por Carol. A camisa 10 serviu Isa, perto da entrada da área e a atacante deu um leve toque, encobrindo a goleira Nanda.

Atrás do placar, o Corinthians encontrou dificuldades para furar o bloqueio tricolor. Aos 33 minutos, as Brabinhas tiveram uma boa chance com Daise, que pegou uma sobra de bola na entrada da área, bateu forte e a goleira Luana se esticou toda para fazer uma grande defesa.

Aos 42 minutos, as corinthianas tiveram outra boa oportunidade na bola parada, bem perto da entrada da área. Na cobrança em dois toques, Vick arrematou para o gol, mas a bola acabou espirando na defesa e foi afastada pelas são-paulinas.

No segundo tempo, com todo o apoio vindo das arquibancadas, o Corinthians começou novamente pressionando o São Paulo. Foram muitas chegadas ao ataque e alguns escanteios cobrados, mas a defesa tricolor conseguiu conter os avanços das donas da casa.

Mesmo pressionado, aos 16 minutos, o São Paulo marcou seu segundo gol. Num contra-ataque fulminante, Duda Rodrigues fez o que quis pelo lado direito corinthiano, passando com rapidez por duas marcadoras e cruzou na cabeça de Ana Júlia – que entrou no segundo tempo -, para fazer o arremate no alto, sem defesa para Nanda. Esse foi o primeiro gol da camisa 8 no Paulistão Sub-17.


Aos 25 minutos, Laysla levou perigo à meta do São Paulo ao arrematar um chute na entrada da área, mas a bola subiu um pouco, passando bem perto do travessão de Luana. E 10 minutos depois, Laysla tentou novo chute para o gol são-paulino, mas a arqueira adversária encaixou a defesa.

Mesmo em desvantagem no placar, as Brabinhas do Timão seguiram lutando até o fim. Na última oportunidade, aos 44 minutos, após bate e rebate na área, a bola sobrou na entrada da área e, no chute de Manu Olivan, a bola carimbou o travessão de Luana. E depois disso, não houve tempo para mais nada.

Histórico

A primeira edição do Paulista Feminino Sub-17 aconteceu em 2017 e essa foi a primeira competição de base de futebol feminino no Brasil. Mais tarde, outras competições semelhantes surgiram, como o Campeonato Brasileiro Sub-16 e Sub-18.

O São Paulo Futebol Clube venceu as três primeiras edições da competição. No primeiro título, o clube paulista disputou o torneio com uma base de atletas com idade inferior a quinze anos e em parceria com o Centro Olímpico. Na primeira decisão, o tricolor derrotou o tradicional São José na decisão e nos dois anos seguintes, comemorou os títulos respectivamente contra Audax e Santos.

Na edição de 2020, o São Paulo parou na semifinal e o título foi conquistado pelas Sereias da Vila, que bateram a Ferroviária na final.

E agora, o São Paulo volta ao degrau mais alto do pódio derrotando o Corinthians, na Neo Química Arena por 2×0.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *