Consolidado no feminino, Arthur Elias projeta: “É minha ideia treinar o masculino”

O legado de Arthur Elias no futebol feminino começou lá atrás, em 2006. Com experiência em gestão e montagem de elenco, o treinador está muito perto de conquistar seu 10º título com o Corinthians, onde está por seis anos.

Neste sábado, as Brabas do Timão enfrentam o São Paulo no Morumbi, às 16h, pelo primeiro jogo da final do Paulistão Feminino. Pode ser mais um tri para a prateleira do clube do Parque São Jorge, e também para Arthur.

Recém campeão da Libertadores Feminina, pela terceira vez, o comandante já acumula com o Corinthians os seguintes títulos: Copa do Brasil (2016), Campeonato Brasileiro (2018, 2020 e 2021), Campeonato Paulista (2019 e 2020) e Libertadores (2017, 2019 e 2021).

O time montando por ele não é só uma máquina de ganhar troféus, mas também uma engrenagem de bons resultados. Sob seu comando, o clube soma a incrível marca de 200 vitórias, 34 empates e 16 derrotas em 250 jogos, além de 782 gols marcados e 145 sofridos.

Por conta deste incrível desempenho, o treinador é sempre questionado ao término de temporadas sobre seu futuro. Mais um ano de clube? Seleção Brasileira? Futebol masculino?

Na última quinta-feira (2), a Federação Paulista de Futebol reuniu personagens desta final Majestosa em uma coletiva de imprensa. Lá, Arthur esclareceu alguns pontos e revelou uma importante possibilidade.

“A minha ideia é sim treinar o futebol masculino, é um objetivo meu. Tive alguns convites e talvez não demore muito. A gente está falando de capacidade de liderança, de gestão, de conhecimento técnico para conduzir o planejamento e execução dos treinamentos. Vejo que eu estou preparado para qualquer desafio que me apareça”, declarou o comandante.

Para Arthur, essa transição do feminino para o masculino, quando acontecer, será muito bem planejada por ele. “Eu sei da valorização que eu mesmo tenho que me dar e pretendo sim, só que é um passo que tem um risco e a gente precisa medir esse risco com um projeto que te dê certa segurança, condições e também de desenvolver um bom trabalho, e que seja um trabalho vencedor porque no futebol você também precisa ganhar para ter melhores oportunidades lá na frente”, explicou o técnico.

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Após revelar o seu desejo em trabalhar com os homens, o técnico tranquilizou os torcedores das Brabas do Timão, pelo menos para mais uma temporada. “Quero deixar claro a minha gratidão, sempre, ao futebol feminino, entendo que a modalidade vive um momento fantástico, que as mulheres lutaram muito, por muito tempo, eu fui apenas um treinador que contribuiu ao longo dessa trajetória, mas a causa e luta são delas, vejo de forma muito gratificante essa continuidade que tive de muitos anos. Está praticamente certo seguir no Corinthians ano que vem e espero poder dar seguimento a esse trabalho vencedor e muito bem executado por todos lá dentro”, afirmou o treinador.

Questionado se seria, hoje, um dos melhores técnicos do país, Arthur foi direto: “Me considero um dos melhores treinadores do Brasil, sim, os resultados mostram isso e a minha experiência também, a maneira que o time joga, que conduzimos o trabalho”, afirmou o comandante.

“Espero que siga nesse crescimento como tem acontecido no futebol feminino. Cada vez mais eu vejo profissionais melhores, pessoas enxergando que o mercado do futebol feminino pode ser diferente do masculino no sentido de um pouco mais de estabilidade e trabalho, oportunizar sequência de trabalho que é muito importante para o treinador e para a comissão técnica, importância de outas áreas, nutrição, psicologia, fisiologia, isso sem dúvida pode ser algo que outros clubes olhem e não copiem porque cada um faz do seu jeito, mas se inspirem”, finalizou.

Este primeiro jogo entre Corinthians e São Paulo é com entrada gratuita (seguindo os protocolos exigidos pelo clube), às 16h, no Morumbi. A volta acontece na Arena Barueri, na quarta-feira (8), às 21h.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *