Ester Menezes tem 22 anos e foi a grande vencedora do torneio do Xbox no PES das Minas, campeonato de Pro Evolution Soccer voltado para pessoas do gênero feminino. De Itaguaí, no Rio de Janeiro, ela venceu Casticini por 3 a 0 para garantir o título da primeira edição do torneio.
A campeã vai participar da segunda edição da competição de um jeito diferente: como comentarista dos jogos das finais, que serão transmitidos no canal da Twitch da Player 1, plataforma que organiza o evento. O torneio começa no dia 23 de setembro.
“Espero que tenha mais edições e campeonatos presenciais. Se der para participar, eu irei”, garantiu Ester em entrevista às Dibradoras.
Ela sempre gostou de videogames. Quando criança, Ester assistia os primos jogarem mas não podia se envolver na “brincadeira de menino”. Mas com muita insistência, conseguiu um espaço e mostrou que também sabia jogar. Tempos depois, Ester ganhou um PlayStation 2 da mãe e se apaixonou pelos games.
“Eu jogava todo dia, o dia inteiro, Assim, começamos a organizar uns campeonatos de futebol eletrônico”, conta. Com a evolução dos consoles e do preço, no entanto, a prática não era mais acessível. “Eu não tinha dinheiro para comprar os modelos novos, então fui desanimando de jogar no PS2, até que parei.”
Ester cresceu e passou a trabalhar como operadora de serviços portuários. Em 2020, o marido da jogadora comprou um Xbox e ela voltou a jogar PES. “Tive bastante dificuldade para jogar porque passei anos afastada, então comecei a procurar vídeos no YouTube que ensinassem.”
Foi aí que Ester conheceu o trabalho de Sabrina, a SahSays. A youtuber a inspirou a fazer lives e buscar outras mulheres da comunidade. “Fiquei muito feliz porque não imaginava quantas meninas jogam”, comemora. “No começo, foi bem difícil, muitas críticas de homens falando que eu era ruim e tinha que ir arrumar casa, lavar louça. Quase desisti, mas meu marido e meus amigos me apoiaram bastante.”
Ainda assim, Ester não pensava em jogar competitivamente por medo de sofrer preconceito. Agora, após a primeira edição do PES das Minas, ela pretende disputar mais torneios. “Muitas meninas tinham vergonha, mas agora querem competir para valer”, explica.
“Fiz a minha inscrição sem nenhuma pretensão, achava que não ia chegar muito longe, até que cheguei na final. Fiquei super feliz, falei para os meus amigos e família e eles me apoiaram. Todos assistiram ao jogo da final e comemoraram a minha vitória”.
A segunda edição do PES das Minas está com inscrições abertas para players de PS4 e mobile. O torneio começa no dia 23 de setembro e você pode se inscrever até o dia 21 pelo site da Player 1.
Uma resposta
Parabéns essa merece