Corinthians vence Ferroviária e fará dérbi em final inédita contra o Palmeiras

Gabi Portilho

O Corinthians está de volta à final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. As adversárias, no entanto, são uma novidade: a decisão do título será contra o Palmeiras, histórico rival do clube alvinegro, que conquistou a vaga após golear o Internacional mais cedo neste domingo (5). As finais serão realizadas nos dias 12 e 26 de setembro.

As alvinegras venceram o duelo realizado na Arena Barueri – para que pudesse contar com a tecnologia do VAR – pelo placar de 3 a 1. E o assistente de vídeo foi acionado durante a partida, inclusive anulando um gol corintiano marcado por Yasmin.

O Corinthians venceu a Ferroviária na Arena Barueri
O Corinthians venceu a Ferroviária na Arena Barueri e conquistou a vaga na final do Brasileirão. Foto: Marco Galvão/Corinthians

O time do Corinthians chegou com uma boa vantagem após a vitória por 3 a 1 e, ainda assim, pressionou bastante a defesa afeana durante a partida. O placar seria elástico se não fossem as defesas da goleira Luciana, que conseguiu barrar por diversas vezes o ataque adversário.

A Ferroviária, por sua vez, precisava reverter o resultado do primeiro duelo. No entanto, Gessica acabou balançando as próprias redes em um gol contra, o que dificultou ainda mais a missão do time de Araraquara. O time alvinegro ampliou aos 35 minutos com um gol de Érika, após um bate-rebate na área depois de uma cobrança de escanteio de Yasmin.

No segundo tempo, o time do Corinthians marcou mais um gol, desta vez de Gabi Zanotti, de cabeça, após cobrança de escanteio de Yasmin. A vantagem fez com que o time alvinegro passasse a jogar mais fechado, para poupar as jogadoras para a final. Na reta final da segunda etapa, após uma revisão do VAR, a Ferroviária diminuiu o placar de pênalti. Rafa Mineira cobrou o com força no canto esquerdo de Kemelli, sem chances para a defesa da goleira.

Enquanto Luciana foi o principal nome da Ferroviária em campo, do lado do Corinthians o destaque foi para Gabi Portilho. A atacante tomou conta do meio de campo e se destacou com cruzamentos e dribles, desestabilizando a defesa adversária.

Gabi Portilho
Gabi Portilho foi um dos destaques do time do Corinthians contra a Ferroviária. Foto: Marco Galvão/Corinthians

Este foi o quarto jogo entre Corinthians e Ferroviária na temporada. Além do confronto de ida pelas semifinais, o time alvinegro venceu os outros dois duelos, por 1 a 0 pela primeira fase do Brasileirão e 3 a 0 pelo Campeonato Paulista.

A final inédita via reunir as duas equipes que tiveram as melhores campanhas na competição. Corinthians e Palmeiras tiveram campanhas muito parecidas na primeira fase.

Enquanto o time alvinegro terminou a primeira etapa na liderança, contou com uma derrota na lista de resultados. As alviverdes, por sua vez, não perderam no torneio, mas fizeram um ponto a menos ao longo da competição. No dérbi da primeira fase, Corinthians e Palmeiras empataram em 1 a 1.

O jogo

Mesmo com a vantagem, o time do Corinthians não se acanhou em campo contra a Ferroviária. A equipe entrou em campo pressionando a goleira Luciana. Gabi Zanotti recebeu impedida dentro da área e finalizou de voleio para o fundo das redes do time grená, mas o gol foi anulado. A Ferroviária respondeu com Carol Tavares encontrando espaço pela direita e chutando cruzado para Aline Gomes, que não conseguiu alcançar.

O primeiro gol do Corinthians saiu aos 8 minutos de jogo, quando Gabi Portilho avançou pela direita e cruzou a bola na área. Gessica tentou afastar, mas acabou marcando um gol contra. Uma cobrança de Rafa Mineira de escanteio quase empatou a partida aos 15 minutos de jogo com um gol olímpico. No entanto, a zagueira Érika conseguiu tirar a bola na linha.

Erika comemora gol do Corinthians. Foto: Cristiane Mattos/Staff Images Woman/CBF

Aos 35 minutos de jogo, Érika ampliou para o time alvinegro. Depois de um bate-rebate, a jogadora encontrou um espaço para chutar de dentro da área e marcou o segundo gol do Corinthians. O VAR chegou a analisar o lance, mas validou o tento.

O Corinthians ainda teve um gol anulado de Yasmin. A jogadora recebeu a bola quando o assistente de vídeo assinalou o impedimento.

Com 10 minutos da segunda etapa, Yasmin cobrou um escanteio cruzando para Gabi Zanotti na entrada da pequena área. A jogadora não desperdiçou a chance e ampliou o placar para o Corinthians.

O último gol da partida, no entanto, foi da Ferroviária. Após um toque de mão na área e análise do assistente de vídeo, a atacante Rafa Mineira cobrou com força e tirou o 0 do placar da Ferroviária aos 39 minutos da segunda etapa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *