Com Marta e seis novidades, Pia anuncia convocação para amistosos de setembro

A seleção brasileira foi convocada nesta terça-feira para os amistosos das datas Fifa de setembro. A equipe vai se apresentar no dia 13 de setembro para jogos contra a Argentina na Paraíba. A primeira partida está marcada para o dia 18 em Campina Grande. No dia 21, as duas seleções voltam a se enfrentar, desta vez, em João Pessoa.

Com a promessa de renovação da seleção após os Jogos Olímpicos, a técnica Pia Sundhage apresentou seis novidades na lista das convocadas. Nomes que nunca haviam sido chamados por ela, como a goleira Lorena, do Grêmio, as defensoras Katrine, do Palmeiras, Yasmin, do Corinthians, Lauren, do São Paulo, e Bruninha, do Santos, além da meio-campista Thaís, do Palmeiras.

Na coletiva, a treinadora falou sobre o sentimento ruim que ficou após a eliminação do Brasil para o Canadá, nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos.

“Foi nossa primeira competição real e nós tivemos o período de Covid. Alcançar as quartas e perder para o campeão olímpico é um começo ok. Não é ótimo, mas é ok. Depois do apito final e do último pênalti foi muito difícil. Muito triste. Foi pesado porque eu decepcionei muita gente que estava comigo. Havia pouca diferença e eu sou parte da diferença e gostaria de ter feito melhor”, afirmou a treinadora.

“Mas acho que agora temos um bom plano. Durante todo o caminho para aquelas quartas-de-final, nós tivemos uma jornada fantástica. E, sabendo que temos tanto potencial, agora estou ainda mais animada para o futuro. E espero não decepcionar ninguém mais.”

A sueca optou por manter Marta na convocação, entendendo que ela é um dos pilares da seleção brasileira. “Marta é muito importante. Ela foi importante no passado, é importante no presente e vamos ver se será no futuro também”.

“Para conseguir resultados diferentes, temos que fazer coisas diferentes. E fazer diferente é trazer novas jogadoras e ver como elas podem atuar para termos um time coeso. Jogadoras novas mescladas com algumas mais experientes para ver se conseguimos ter uma fórmula vencedora. Eu acredito que é importante olhar para a Copa América do ano que vem, mas também olhar para jogadoras mais novas para ver se podemos fazer algo diferente na Copa do Mundo.”

O principal objetivo de Pia agora é fazer ajustes ofensivos na seleção. Ela considera que o trabalho feito com a defesa rendeu bons frutos nos Jogos Olímpicos, mas o ataque poderia ter ido melhor.

“Uma lição para aprender é que existe uma diferença muito pequena entre ser bem-sucedido e não ser. E é muito importante aproveitar a jornada. Acho que podemos fazer melhor, é uma questão de detalhes. Vou começar por mim, eu poderia ter feito melhor. Especialmente na parte ofensiva. Nós fizemos coisas ótimas na defesa, se você olhar para os escanteios, defensivamente, fomos muito bem protegendo a área. Nós gastamos bastante tempo treinando o ataque nos escanteios, mas não fizemos gols assim. Existe espaço para melhorar e existe espaço pra refletir”, afirmou.

“Acho que, no todo, a defesa foi boa. No ataque, o meu trabalho será fazer algo mais ‘brasileiro’. Nós precisamos ‘dançar mais’, precisamos aproveitar as oportunidades, precisamos de mais liberdade na frente e, ao mesmo tempo, organização. Isso é algo difícil. Vamos tentar fazer coisas diferentes com jogadoras diferentes agora.”

A técnica elogiou também o nível de competitividade do Brasileiro feminino na primeira divisão. Ela esteve nas duas semifinais disputadas por Ferroviária x Corinthians e Internacional x Palmeiras.

“É interessante como o campeonato está ficando melhor. É muito importante que seja competitivo. É o que tem acontecido na Europa, e estamos vendo isso acontecer aqui agora. A velocidade do jogo está melhor, jogo está mais intenso.”

Veja a lista de convocadas para os jogos contra a Argentina

GOLEIRAS
Letícia Izidoro (Benfica)
Aline (Tenerif)
Lorena (Grêmio)

DEFENSORAS
Tamires (Corinthians)
Erika (Corinthians)
Bruninha (Santos)
Lauren (São Paulo)
Daiane (Madrid)
Yasmin (Corinthians)
Katrine (Palmeiras)
Antonia (Madrid)

MEIO-CAMPISTAS
Marta (Orlando Pride)
Andressinha (Corinthians)
Angelina (OL Reign)
Duda (São Paulo)
Ivana (Manchester United)
Thaís (Palmeiras)
Ary (Palmeiras)

ATACANTES
Nicole (Benfica)
Debinha (North Carolina)
Kerolin (Madrid)
Geyse (Madrid)
Ludmila (Atlético de Madri)

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *