Após empate em 2×2 entre Santos e Ferroviária nesta segunda-feira (23), foram definidos os confrontos da semifinal do Brasileirão Feminino. O Corinthians jogará contra as Guerreiras Grenás e Internacional enfrentará o Palmeiras pela semifinal do campeonato.
As datas e horários dos jogos na semifinal ainda serão confirmadas pela CBF.
Veja abaixo o resumo sobre os confrontos:
Corinthians absoluto
A equipe do Parque São Jorge, atual campeã brasileira e líder da primeira fase do Brasileiro nessa temporada, não passou sufoco ao derrotar o Avaí/Kindermann nos dois jogos das quartas de final.
No primeiro duelo, na Ressacada, até saiu atrás no placar, mas depois se estabeleceu e mostrou a força que faz o time se manter no topo há mais de quatro anos. Venceu por 4×1 na ida e, no jogo de volta, a goleada foi ainda maior: 6×0 com gols de Vic Albuquerque, Adriana, Yasmim, Jheniffer, Tamires e Katiuscia.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Corinthians – Futebol Feminino (@corinthiansfutebolfeminino)
Mesmo perdendo jogadoras importantes que defendiam o clube há muito tempo (a goleira Lelê, Paulinha, Giovana Crivelari e Gabi Nunes), o Corinthians ainda consegue manter sua regularidade graças a um trabalho muito bem estruturado dentro do clube e aos reforços que o técnico Arthur Elias pediu para essa temporada: Jheniffer, Bianca, Miriã e as goleiras Kemelli e Natascha.
Já o Avaí/Kindermann passa por momentos complicados desde o início de 2021. Nomes importantes do time – como Duda, Julia Bianchi e o treinador Jorge Barcellos – deixaram a equipe no começo do ano. Além disso, a morte de Seu Salézio Kindermann durante a pandemia da Covid-19, deixou o clube sem comando e grandes investimentos.
Não foi um ano fácil, e o simples fato de manter a cabeça erguida diante de tantas adversidades, já é digno de reconhecimento.
Obrigada torcedores, vocês são nossa base. O ano não acabou! Seguimos com nossos objetivos. ⭐
— Avaí Kindermann (de ) (@AvaiKindermann) August 23, 2021
Segundo informação da jornalista Andrielli Zambonin no Twitter, o clube de Caçador encaminhou a Federação Catarinense de Futebol (FCF) um ofício desistindo de participar do Campeonato Catarinense. O Avaí/Kindermann disse no ofício que “em virtude das sérias dificuldades financeiras vividas pelo clube, o foco é a continuidade no Brasileirão e a disputa da Libertadores”.
A vitória histórica das Gurias Coloradas
Depois de perder o jogo de ida no Beira Rio para o São Paulo (2×1), o Internacional veio para o Morumbi para fazer história. E fez!
Sob o comando de Maurício Salgado, o time do Sul viu as tricolores ampliarem a vantagem aos 21 do primeiro tempo com gol da zagueira Gislaine. Mas a equipe colorada não se abalou e foi justamente a força mental que ajudou o time a sair do Morumbi com a vitória.
O Inter conseguiu o empate na marca dos 34 com a experiente Fabi Simões. No segundo tempo, debaixo de um forte calor, as equipes demonstravam cansaço, mas o Inter não se entregou.
Enquanto as mandantes apenas administravam o placar, as coloradas foram atrás da vitória. Aos 39, o Inter virou o jogo com Ariane, levando a decisão para os pênaltis. Mas não foi necessário passar por isso porque nos acréscimos, aos 48 minutos finais, Shashá recebeu pela direita, invadiu a grande área e finalizou cruzado para o gol. A bola bateu trave, mas a atacante pegou o rebote e completou: 3 a 1.
Essa é a primeira vez que uma equipe do Rio Grande Sul chega à semifinal do campeonato nacional e o feito foi alcançado pelas Gurias Coloradas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Gurias Coloradas Oficial (@guriascoloradasoficial)
A força do Palmeiras
Depois de perder o primeiro jogo das quartas por 2 a 1 para o Grêmio no Vieirão, as palestrinas entraram em campo no Allianz Parque ciente do que precisavam fazer. Não foi fácil, mas a força do elenco alviverde fez a diferença.
Com as duas equipes tentando abrir espaços e com o Grêmio apostando no contra-ataque, foi a bomba de Ary Borges que abriu o placar para as donas da casa aos 21 minutos. Era um gol para dar tranquilidade em busca da vitória, mas a equipe de Ricardo Belli foi surpreendida quando, aos 36, Eudmilla saiu em velocidade, invadiu a área e bateu no cantinho para deixar tudo igual para o Grêmio.
E o time visitante passou a dar trabalho e poderia até ter ampliado, mas depois do intervalo, o Verdão foi pra cima e aos 3 minutos, a zagueira Agustina aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes: 2 a 1.
Depois disso, com a confiança lá em cima, quatro minutos depois veio mais um gol. Bruna Calderan apareceu na direita e cruzou na medida para Carol Baiana anotar o terceiro das palestrinas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Palmeiras – Futebol Feminino (@femininopalmeiras)
Sem desistir do ataque, o Palmeiras ampliou ainda mais a vantagem, aos 26, depois que Katrine cobrou falta na cabeça de Maria Alves e ela não perdoou. Depois disso, foi só controlar o ritmo da partida e comemorar o feito de chegar em mais uma semifinal de Brasileirão Feminino.
Mesmo sem a vaga, o Grêmio fez um ótimo campeonato e a ausência de Rafa Levis neste jogo por suspensão também pesou.
Ferroviária sofre, mas avança
Depois de sair da Fonte Luminosa com uma vitória espetacular por 3×2, a Ferroviária viajou até Santos para enfrentar as Sereias da Vila, na Vila Belmiro.
O primeiro tempo foi totalmente santista, desde os primeiros minutos. Foram muitas as chances criadas (e desperdiçadas) pelo time da casa, isso sem contar os inúmeros impedimentos marcados (alguns deles duvidosos). Cristiane teve uma chance na bola parada, mas na cobrança bem perto da área, a bola subiu demais.
Aos 27 minutos, Cristiane encontrou Amanda Gutierres sozinha, a atacante tentou driblar Luciana, mas a goleira desarmou a camisa 19 com as mãos.
Sole Jaimes também teve a boas chances ao longo dos 45 minutos iniciais. Depois de ser acionada várias vezes e ser desarmada no momento do chute, ela conseguiu guardar o dela após receber de Cristiane um cruzamento rasteiro na área.
O Santos foi para o intervalo com 1×0 no placar e para a segunda etapa, a técnica Lindsay Camila apostou na entrada de Aline Milene no lugar de Monalisa. E logo aos 3 minutos, a Ferrinha empatou com um golaço. A camisa 17 surpreendeu a goleira Michelle ao mandar um belo chute pouco depois do meio de campo e deixar tudo igual, 1×1.
O Santos sentiu o gol e só voltou a se encontrar no jogo aos 15. Após avançar ao ataque, Bia Menezes recebeu um lançamento pelo lado direito, mandou pra dentro da área e lá estava a zagueira Day Silva pra mandar de primeira para o gol.
Entre outros impedimentos marcados, aos 26 minutos, Sochor acionou Aline Milene entrando na área e a camisa 7 da Ferrinha se aproveitou da falha de Fe Palermo e empatou a partida em 2×2.
A Ferroviária conseguiu controlar bem a partida e o Santos, com pouco repertório, tentava fazer o terceiro. Aos 44 minutos, Sole Jaimes perdeu uma boa chance ao subir sozinha, de cabeça, e mandar a bola pra fora. Ainda buscando o empate, Byanca Brasil mandou um chute rasteiro pro gol aos 48, mas a bola foi defendida pela goleira Luciana.
Com a vitória conquistada no primeiro jogo, a Ferroviária avançou para a semifinal com esse empate em 2×2.