Erica Sena deixou o bronze escapar por muito pouco na marcha atlética. Ela estava na terceira posição e tentava alcançar as primeiras colocadas, quando perdeu o contato com o solo pela terceira vez e foi advertida tendo que parar por 2 minutos. Com isso, ela ficou apenas na 11ª colocação da competição. Erika ficou bastante abalada com a punição e chegou a chorar durante a espera.
A pernambucana chegou a liderar a prova por alguns minutos, depois caiu para quinto, depois retomou uma colocação para pódio e se encaminhava para conquistar um bronze histórico na marcha atlética. No entanto, a fiscalização é bastante rigorosa com o movimento dos atletas e ela acabou penalizada na reta final.
No pentatlo moderno, Ieda Guimarães sofreu duas quedas do cavalo durante a disputa do hipismo e acabou eliminada da competição. Pelo regulamento, ela ainda poderia participar das outras provas, mas não conseguiu concluir a etapa de corrida final e terminou em último na competição.
Brasil sofre baque no vôlei, mas vence a Coreia com facilidade
A seleção brasileira amanheceu na sexta-feira no Japão com uma notícia bombástica. A oposta Tandara foi cortada do time por conta de um resultado positivo num teste antidoping realizado ainda quando a equipe estava concentrada em Saquarema, em 7 de julho.
O resultado só saiu agora (esses testes costumam demorar) e, com o positivo para uma substância proibida, Tandara foi imediatamente afastada da seleção e encaminhada para retornar ao Brasil ainda na sexta-feira.
O time soube da situação quando estava a caminho do treino pela manhã – é comum o técnico Zé Roberto realizar um treinamento com a equipe em dia de jogo – e havia uma preocupação de que isso pudesse abalar o time para o jogo contra a Coreia do Sul que valia vaga na final.
Mas não foi o que aconteceu. Natália assumiu a vaga de titular como oposta, e o Brasil não deu chances para as coreanas, fechando o jogo em 3 sets a 0 (parciais de 25 a 16 nos três sets). Com isso, a seleção vai disputar o ouro no próximo domingo contra os Estados Unidos.