A CBF anunciou na última segunda-feira que haveria uma coletiva de imprensa nesta quinta (19/09) para a convocação das jogadoras que irão disputar dois amistosos com a seleção brasileira feminina nas datas Fifa de outubro – contra a Inglaterra no dia 5 e contra a Polônia no dia 8.
Mas na tarde desta terça-feira, o Corinthians divulgou oficialmente quatro nomes da lista de 23 jogadoras que será anunciada pela técnica Pia Sundhage daqui dois dias. Por meio de suas contas nas redes sociais, o clube alvinegro anunciou que a goleira Letícia Izidoro, zagueira Erika, a lateral Tamires e a meio-campista Vic Albuquerque estariam convocadas para os próximos amistosos.
A reportagem apurou que a atitude do clube não agradou à CBF. Ao final do dia, o Corinthians chegou a divulgar uma nota oficial para esclarecer o ocorrido.
O Corinthians recebeu quatro convocações para a Seleção Brasileira, que disputará amistosos pela Europa no começo de outubro. Foram chamadas a goleira Lelê, a zagueira Erika, a lateral-esquerda Tamires e a meio-campista Victoria Albuquerque.
Parabéns, meninas! pic.twitter.com/uCmangL7Ys
— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) September 17, 2019
“A diretoria de Futebol Feminino do Sport Club Corinthians Paulista esclarece que, nesta terça-feira, recebeu a confirmação da convocação das quatro atletas do clube para amistosos da Seleção Brasileira no mês de outubro e, visando a promoção das atletas, bem como do time nacional, publicou a notícia, como costumeiramente faz.
Aos que se sentiram prejudicados, deixamos nossas sinceras desculpas e reiteramos nossa satisfação em, mais uma vez, ceder atletas para a Seleção Brasileira. O futebol feminino do Corinthians está sempre à disposição e na busca pela evolução da modalidade”, dizia a nota.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Corinthians – Futebol Feminino (@corinthiansfutebolfeminino) em
Sequência de jogos
Corinthians e Ferroviária enfrentarão uma sequência intensa de jogos nas próximas semanas. Com as semifinais do Campeonato Paulista acontecendo entre os jogos das finais do Campeonato Brasileiro – ambas as equipes estão envolvidas nos confrontos -, serão quatro jogos em 10 dias. Com isso, a equipe alvinegra foi à CBF pedir a alteração das datas da decisão do torneio nacional.
A ideia do Corinthians era que os jogos que definirão o título – marcados para 22 e 29 de setembro – fossem adiados para novembro, depois da Libertadores. A CBF não acatou o pedido e confirmou, na noite de segunda-feira (16/09) as datas já previamente agendadas para as finais (a primeira em Araraquara, e a segunda em São Paulo).
Lista de convocação
Conforme manda o protocolo da Fifa, a CBF comunicou oficialmente nesta terça-feira os clubes que têm jogadoras convocadas para os amistosos – a regra exige essa comunicação 15 dias antes da data dos jogos.
Em geral, a convocação acaba acontecendo exatamente com esse intervalo para evitar divulgações precipitadas. Desta vez, porém, a CBF acabou agendando a coletiva de Pia Sundhage para quinta-feira.
O Corinthians alega que apenas fez o que “costumeiramente faz” divulgando suas convocadas visando a “promoção das atletas e do time nacional”.
As atletas do time alvinegro que foram convocadas não desfalcarão o time na Libertadores feminina – as jogadoras voltam direto para Quito, onde começarão a disputa do torneio no dia 11 de outubro.