(Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Nesta quarta-feira (27) o técnico Jonas Urias convocou as 21 atletas que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20, que será realizada na Costa Rica entre os dias 10 e 28 de agosto.
Entre as novidades da lista, estão as atacantes Aline (que defende a Ferroviária e disputou o Sul-Americano com a seleção Sub-17), Priscila (atleta do Internacional) e Gio Queiroz, que é peça utilizada por Pia Sundhage na seleção principal.
Durante coletiva de imprensa, o treinador falou sobre a presença de Gio Queiroz na lista da Sub-20 pela primeira vez. “Ela tem estado com a seleção principal há bastante tempo e pelo fato de atuar em alto nível, tanto no campeonato espanhol, como na seleção principal, é uma atleta que pode agregar muito no momento de uma Copa do Mundo. Ela tem estado muito presente no trabalho da seleção principal e nós temos um alinhamento com a Pia com relação ao jogo e falamos sobre essas jogadoras que transitam entre as categorias com muita frequência. Nos mantemos antenados e informados sobre como cada uma pode contribuir em cada categoria e qual estágio em que cada uma está. Nesse momento, a gente vê a vinda da Gio Queiroz como algo positivo pra todos, pra ela seguir seu desenvolvimento e atingir o mais alto potencial que ela já tem, assim como vivenciar experiências na categoria dela, buscando o melhor desenvolvimento possível e agregar ao nosso trabalho.”
Convocação da #SeleçãoFemininaSub20 para a Copa do Mundo Feminina Sub-20.
ATACANTES:
Dudinha – @SaoPauloFC_Fem
Priscila – @ColoradasGurias
Gio – @FCBfemeni pic.twitter.com/EUxuTxhKMv— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 27, 2022
A lista completa ficou formada assim:
Goleiras: Gabi Barbieri – Internacional, Yanne Camille – Ferroviária e Amanda – Atlético-MG
Defensoras: Bruna Nhaia – Santos, Lauren – Madrid CFF (Espanha), Tarciane – Corinthians, Ravena – São Paulo, Patrícia – Grêmio, Sabrina – Santos, Ana Clara – São Paulo,
Meias: Cris – Flamengo, Kaylaine Souza – Flamengo, Yaya – São Paulo, Analuyza – Santos, Giovanna Fernandes – Santos, Rafa Levis – Grêmio e Luany – Grêmio
Atacantes: Maria Eduarda Rodrigues – São Paulo, Priscila – Internacional, Aline – Ferroviária e Gio Queiroz – Barcelona (Espanha)
Em busca do título inédito, o Brasil está no Grupo A, ao lado da anfitriã Costa Rica, Austrália e Espanha (atual vice-campeã do torneio). A estreia das brasileiras será no dia 10 de agosto contra a seleção espanhola.
Os desafios da Copa do Mundo Sub-20
Jonas declarou que o desafio para o Mundial é grande e que a conquista do Sul-Americano não garante sucesso na Copa do Mundo porque são campeonatos diferentes. “Sabemos que são escolas distintas que o nível de desenvolvimento do futebol de base em outros países corroboram para uma exigência de performance muito maior”, afirmou.
O treinador declarou que durante a preparação e a conquista do Sul-Americano, a comissão já trabalhava visando a disputa da Copa do Mundo. “Sabíamos que teríamos pouco tempo de preparação para o Mundial e buscamos o máximo de exigência e desempenho de nossas atletas nesse período. São desafios distintos e maiores, temos consciência de onde o Brasil está posicionado em relação às categorias de base no mundo e buscamos ser competitivos para almejar coisas grandes.”
Questionado sobre o estilo de jogo que a equipe terá na competição, Jonas afirmou que o ideal é ter um mix entre uma defesa sólida e brasileiragem para vencer os jogos.
“O contra-ataque, o ataque rápido e o jogo mais direto faz parte da identidade do futebol brasileiro. Mas uma defesa sólida precisa estar presente pra disputar um Mundial e isso é citado, inclusive pela Lilie e pela Pia (auxiliar e treinadora do time principal) que trazem a perspectiva de fora e elas comentam sobre isso vendo os campeonatos passados. O Brasil tinha talentos individuais, mas a defesa precisava estar melhor para almejar coisas maiores. Então vamos tentar fazer um mix disso tudo: buscar ter uma defesa sólida e confiar na brasileiragem para conseguir vencer os jogos.”
Preparação
Durante a coletiva de imprensa, a auxiliar técnica, Jéssica de Lima relembrou que a equipe de base teve 11 convocações durante a temporada 2021-2022 e que foram testadas 69 atletas. “Procuramos encontrar jogadoras que tivessem desempenho acima da média e que sempre estivesse chegando em semifinais e finais do Brasil. Acompanhamos campeonatos de base adulto, tanto na Série A1 como na A2, em busca das melhores meninas para que a gente fizesse essa lista final.”
Entre os dias 20 e 23 julho, a equipe Sub-20 fez dois jogos-treino na Granja Comary diante das equipes principais de Palmeiras e Flamengo. No primeiro confronto, a seleção derrotou as palestrinas por 4×1 (gols marcados por Cris, Priscila, Luany e Analuyza) e diante das cariocas, o placar foi de 3×0, com gols marcados por Pri, Luany e Lauren.
“A gente sabe que enfrentar adversários do mundo e fazer amistosos internacionais é uma das partes fundamentais pra evolução da seleção em busca do mais alto nível. Vemos isso na equipe principal, como a cada jogo, diante de adversários de alto nível, a seleção evolui. Gostaríamos de ter feito mais jogos amistosos, mas com o que tínhamos em mãos e em cima do que foi possível fazer, a gente tirou proveito. Acho que os jogos treinos contra duas equipes de ponta do Brasil, como foi recentemente contra o Palmeiras e Flamengo, e também contra o Corinthians e Red Bull, também contribuíram muito”, declarou Jonas
Na reta final de preparação para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira embarcará para a Costa Rica no dia 31 de julho e fará dois jogos amistosos. No dia 2 de agosto, a equipe enfrentará o time feminino principal do Dimas Escazú e, no dia 5, o Brasil encara a Nova Zelândia. Os dois compromissos serão disputados na cidade de Liberia (CRC).
“Fazer jogos internacionais é algo fundamental e a gente espera, contra a Nova Zelândia, no dia 05 (de agosto), suprir um pouco dessa necessidade e tirar o máximo dessa experiência antes de estrear contra a Espanha no Mundial”, finalizou o treinador.
Mundial Sub-20 na Costa Rica
Esta será a 10ª edição da Copa do Mundo Sub-20, a primeira realizada na Costa Rica. O torneio estava inicialmente programado para acontecer em 2020, tendo como o Panamá como co-sede, mas, por conta da pandemia de Covid-19, a situação foi alterada.
O Brasil está no Grupo A e fará seu primeiro duelo contra a Espanha, no dia 10 de agosto, no Estádio Nacional de San José. Na segunda rodada, a seleção vai até Alajuela enfrentar a Austrália, no dia 13. Pela última rodada, o Brasil voltará a San José, onde enfrentará a Costa Rica, em 16 de agosto.
No Grupo B estão as seleções da Alemanha, Colômbia, Nova Zelândia e México. Já o grupo C reúne França, Nigéria, Canadá e Coreia do Sul. E o grupo D é formado pelo último campeão, Japão, Holanda, Gana e Estados Unidos. Este último grupo, aliás, conta com o maior número de títulos mundiais sub-20 desta edição: quatro (Estados Unidos têm três).
Em nove participações na Copa do Mundo sub-20, o Brasil jamais conquistou o título da competição, mas é um dos quatro países que participaram de todas as dez edições do evento, ao lado de Alemanha, Nigéria e Estados Unidos. O melhor desempenho das brasileiras foi em 2006, na Rússia, com um bronze.