No último sábado (2), a Seleção Brasileira Sub-20 encerrou a preparação para o Sul-Americano da categoria, onde realizou dois jogos treinos, na Granja Comary (RJ). Na quarta-feira (30), venceu o Volta Redonda Masculino Sub-13 por 3×1. Luany, Yaya e Rafa Levis foram as responsáveis pelo placar e no sábado (02), venceu o Santos Volta Redonda Masculino Sub-15 por 5×1, os gols foram marcados por Tarciana, Luany, Milena, Giovana e Layssa.
O Sul-Americano será disputado no Chile, entre 6 e 24 de abril. As duas equipes melhores colocadas garantem vaga direta ao Mundial que será realizado na Costa Rica, de 10 a 28 de agosto.
O técnico Jonas Urias nos contou quais seleções ele acha que poderão bater de frente com o Brasil na competição. “Os principais adversários são Colômbia, que tem talento individual, tem organização, são bem competitivas também, o Uruguai, que é uma seleção sempre forte, porque são jogadoras extremamente físicas que jogam muito em contato, jogam um jogo puro, um futebol que é muito interessante, e creio que o Chile possa ter lidado bem com as dificuldades da pandemia, por uma organização interna e vai estar jogando em casa”, analisou o técnico.
Atual e – único – campeão do torneio, o Brasil é cabeça de chave do grupo B junto com: Paraguai, Equador, Uruguai e Bolívia. Já no grupo A, Chile, o anfitrião, tem pela frente: Colômbia, Venezuela, Argentina e Peru.
Analisando os competidores, Jonas nos disse qual é a vantagem que a Seleção Brasileira tem em relação as adversárias. “Acredito que a diferença do Brasil para as outras seleções é que, apesar de serem jovens, comparando com as jovens de outro país, as nossas tendem a ter um lastro maior, um lastro competitivo, um lastro do jogo formal e do informal também. Também acredito que, ofensivamente, as jogadoras brasileiras independente da posição, são jogadoras que, em média, têm mais recurso técnico, tático, mental, estratégico, pra solucionar problemas do jogo, do que a maioria das jogadoras de posições distintas dos nossos adversários da América do Sul”, elogiou o técnico.
E ainda completou falando do nível das jogadoras que o Brasil tem formado. “Ah, é maravilhoso ver essas meninas com esse talento, com uma mentalidade ofensiva muito presente, desde o primeiro toque na bola, com boas ideias ofensivas, individualmente falando e a confiança que elas demonstram em campo pra colocar em prática essas ideias, a gente fica muito feliz que o Brasil tenha essas jogadoras surgindo e podendo competir”.
Confira a relação das atletas convocadas que irão defender o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20.
Goleiras
Gabriela Barbieri – Internacional
Yanne Fonseca – Ferroviária
Zagueiras
Lauren – Madrid CFF (Espanha)
Tarciane – Corinthians
Patricia Maldaner – Grêmio
Bruna Nhaia – Santos
Ana Clara Consani – São Paulo
Lais Giacomel – Grêmio
Meio-Campistas
Miriam Cavalcante – Flamengo
Laura Valverde – Santos
Vitoria Yaya – São Paulo
Analuyza Goiás – Santos
Giovanna Fernandes – Santos
Letícia Monteiro – Red Bull Bragantino
Rafa Levis – Grêmio
Luany Rosa – Grêmio
Atacantes
Caroliny Lara – América-MG
Giovana Marcelino – Tenerife (Espanha)
Isabelle Guimarães – São Paulo
Ana Beatriz Lopes – Internacional
Milena Barreto – Internacional
Layssa – Red Bull Bragantino
Confira a lista completa das atletas da #SeleçãoFemininaSub20 convocadas para a disputa do Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-20. Vamos com tudo! pic.twitter.com/8iWSH1vi88
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) March 18, 2022
Modelo de disputa
O Sul-Americano Feminino Sub-20 será disputado em duas fases: Fase de Grupos e Fase Final. A primeira fase será disputada pelas dez equipes divididas em dois grupos, com cinco seleções cada, todas se enfrentam em único turno dentro do seu grupo. Classificam-se para a Fase Final os dois melhores de cada grupo. Essas quatro seleções, então, vão se enfrentar em um novo grupo e quem terminar líder conquista o título.
Histórico
O Torneio é disputado desde 2004 e classifica as seleções participantes para a Copa do Mundo Feminina da categoria. A Seleção Brasileira venceu todas as edições disputadas (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 20169, 2018). Marta é artilheira do campeonato com 14 gols.
Preparação
Em Fevereiro, a equipe comandada pelo treinador Jonas Urias realizou dois jogos preparatórios de olho no Sul-Americano. Os adversários foram: Red Bull Bragantino e Corinthians, ambos os jogos com vitória da Seleção Brasileira.
Em jogo-treino realizado na cidade de Sorocaba, a Seleção enfrentou as Bragantinas e venceu por 3 a 1. Os gols foram marcados por: Analuyza Goiás, Rafa Levis e Cris. A atacante Laysa descontou para o lado adversário.
O segundo confronto foi contra o Corinthians, atual campeão do Campeonato Brasileiro, Paulista e da Libertadores da América. Logo no começo do jogo, o Corinthians abriu o placar com Bianca. No final do primeiro tempo, a seleção empatou com Milena e nos minutos finais, a Amarelinha conseguiu a virada com Tarciane, após falha da defesa corinthiana, vencendo por 2 a 1.
“Esse foi nosso maior teste nesse ciclo. Gostaria de agradecer ao Corinthians pela recepção e por realizar esse confronto nesse período delicado para nós, por conta da proximidade da competição. Precisávamos de um adversário deste nível. Jogamos com muita maturidade, sofremos o gol com cinco minutos, mas retomamos nossas ideias. Tivemos frieza, conseguimos achar nosso lugar na partida e jogar”, destacou Urias em entrevista à CBF.
Os jogos da seleção feminina no Sul-Americano sub-20 serão transmitidos pelo Sportv.
Confira os jogos da primeira fase
Brasil x Uruguai
Data: 07 de abril (quinta-feira)
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Brasil x Bolívia
Data: 09 de abril (quinta-feira)
Horário: 20h30 (Horário de Brasília)
Brasil x Equador
Data: 13 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Brasil x Paraguai
Data: 15 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)