No último sábado (23), a seleção brasileira de futebol enfrentou a Austrália, em Sydney. A equipe comandada por Pia Sundhage perdeu por 3×1 para as donas da casa e o jogo registrou bons índices de audiência em TV aberta.
Segundo os números divulgados pela Rede Globo, o amistoso exibido na manhã de sábado (de 5h45 às 7h40) registrou 6 pontos de audiência e 39% participação em São Paulo. Isso significa que a cada 100 televisores ligados durante o horário na capital paulista, 39% estavam sintonizados na Globo. Isso é equivalente a um crescimento de +20% na audiência em relação à média da faixa nos quatro sábados anteriores.
E, no Rio de Janeiro, os números chegaram a 7 pontos de audiência e 38% de participação. Isso significa que a exibição da partida teve um crescimento de +40% de audiência na cidade carioca em relação à média da faixa nos quatro sábados anteriores.
Fim de jogo! 1×3
No primeiro jogo preparatório contra a Austrália, vitória das donas da casa. O gol do Brasil foi marcado pela Adriana.
As duas seleções se enfrentam novamente na terça-feira (26), às 6h05, com transmissão do @SporTV. pic.twitter.com/xwKmRZiELb
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) October 23, 2021
Em São Paulo, cada ponto em audiência é equivalente a 76.577 domicílios e 205.377 pessoas assistindo à TV. Já no Rio de Janeiro, são 49.809 domicílios por ponto e 125.721 indivíduos.
Todos esses números alcançados são resultados de um aumento significativo no interesse do público para o futebol feminino. E todo esse avanço foi impulsionado por um grande evento esportivo: o Mundial realizado entre junho e julho de 2019 na França.
Modalidade e audiência crescendo
Enquanto o jogo delas evolui dentro de campo, fora das quatro linhas também cresce o interesse do público para acompanhar as partidas.
+ HÁ UM ANO, COPA DO MUNDO NA FRANÇA QUEBRAVA ‘MITOS’ DO FUTEBOL FEMININO
Os dados oficiais da Fifa mostram que 19,7 milhões de brasileiros acompanharam a estreia de Brasil x Jamaica no Mundial, em junho de 2019. Esse número já era a segunda maior audiência da história da Copa do Mundo feminina, mas só cresceu daí em diante. A partida contra Itália (terceira da fase de grupos) em plena terça-feira num horário útil para os brasileiros somou 22,6 milhões de espectadores na audiência.
E para fechar, o Brasil finalmente emplacou um novo recorde para o Mundial das mulheres: 35 milhões assistiram ao jogo entre a seleção brasileira e a França nas oitavas de final, maior audiência da história do torneio em todo o planeta.
Sem falar que até mesmo a final entre Estados Unidos e Holanda (ou seja, sem Brasil em campo), registrou mais de 19 milhões de brasileiros assistindo, uma audiência maior do que a registrada nos dois países que disputavam o título. No mundo todo, mais de 1 bilhão de pessoas acompanharam o Mundial na França pela TV.
Também foi em 2019 que, pela 1ª vez na história, a TV Globo mostrou um amistoso da seleção feminina de futebol. Foi a final do Torneio Amistoso da China, entre Brasil e as donas da casa, em um domingo de manhã. O jogo registrou alto índice de audiência e representou também mais um momento histórico para o futebol feminino: quanto mais se mostrar e se falar da seleção das mulheres, mais o público se engajará com a modalidade.
Já em 2020, mesmo sem a presença de público nos estádios por conta da pandemia de Coronavírus, o Campeonato Brasileiro Feminino também registrou bons números de audiência. A TV Band chegou a alcançar picos de 5 pontos, segundo o colunista de TV do Uol Esporte, Gabriel Vaquer, uma audiência somente registrada anteriormente nesse horário pelo Pânico na TV.
O resultado foi tão expressivo, que a modalidade virou aposta para muitos canais em 2021. Os direitos de transmissão do principal campeonato (o Brasileiro feminino) são da Band até 2022.
Em 2021 não houve retrocesso e sim novos avanços. Mais veículos de imprensa passaram a cobrir o dia-a-dia dos clubes e o futebol feminino foi ganhando espaço em programas tradicionais da TV aberta e fechada. Entrevistas, transmissões, matérias especiais fizeram parte da rotina da mídia – seja nos portais, jornais, televisão ou rádio.
Desde o início do campeonato, a TV Bandeirantes dedicou o horário nobre de seus domingos às transmissões do futebol feminino e também reservou espaço em sua programação para noticiar a modalidade delas.
O SporTV e os programas da Rede Globo também abriram mais espaço para que as histórias das mulheres ganhassem destaque nas programações. E na internet, o Desimpedidos e o Tik Tok também fizeram sua parte, transmitindo um jogo durante a semana e também aos finais de semana.
No primeiro jogo da final entre Palmeiras x Corinthians, a transmissão do Dérbi fez a Band bater o recorde de audiência no horário, que teve uma média de 3,6 pontos no Ibope na Grande São Paulo, com picos de 4,5 pontos.
Para esta partida, a CBF recebeu um volume altíssimo de pedidos de credenciamento. Segundo informações divulgadas pela Confederação, a partida contou com mais de 100 profissionais de mídia, número que se assemelha aos dos jogos mais importantes do futebol masculino.
2 respostas
Excelente matéria!
Estamos quebrando os paradigmas que cercavam nosso amado futebol feminino!!
Ao infinito e além!
Galvão Bueno, vendedor de emoções ou de ilusões?
Globo lixo e seu marketing fajuto, audiência consegue até mas… isso vai durar quando, se tratando de FF?
Queremos sim da seleção um retorno maior: bom futebol que nao joga faz e tempo como também resultados (vitorias e conquistas de títulos que o feminino nunca tem conseguido).