Com bom segundo tempo, Brasil empata com a Holanda nos Jogos Olímpicos

Neste sábado (24), a seleção feminina de futebol enfrentou a Holanda na segunda rodada do grupo F, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O placar final foi o empate em 3×3 , com gols de Debinha, Marta e Ludmilla. Do lado holandês, Miedema marcou duas vezes e Dominique Jansse fez um.

O Brasil foi a campo com a mesma equipe que venceu a China por 5×0: Bárbara, Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga e Andressinha; Duda, Marta, Bia Zaneratto e Debinha.

(Foto: Angélica Souza / Dibradoras)

E a Holanda começou a partida com: Van Veenendaal, Wilms, Van Der Gragt, Nouwen, D. Janssen; Roord, Van De Donk, Groenen; Van De Sanden, Miedema e Martens.

Desde a Copa do Mundo de 2019, a Holanda havia feito 27 jogos e só tinha perdido quatro deles: a final contra os Estados Unidos e os amistosos contra Espanha, Itália e Estados Unidos novamente.

Além destes resultados, as Leoas haviam empatado com Brasil, Canadá e França no período. Com o resultado de hoje, a Holanda segue sem vencer o Brasil. Em jogos oficiais, a vantagem é brasileira no retrospecto contra as holandesas: 3 vitórias (1988, 1997 e 2010) e agora, 3 empates (2014 e 2020 e 2021).

O jogo

O Brasil começou tocando a bola e partindo rumo ao ataque, mas antes dos 3 minutos de jogo, a Holanda abriu o placar. Wilms avançou pela direita, cruzou e a bola encontrou Miedema na área. Ela girou para cima da zagueira Érika e bateu no canto direito de Bárbara.

Comemoração do gol marcado pela camisa 9, Miedema (Foto: Angélica Souza / Dibradoras)

Aos sete minutos de jogo, o Brasil cobrou um escanteio e, na disputa pela bola dentro da área, o VAR precisou entrar em campo para anular um possível pênalti que a árbitra Kate Jacewicz havia sinalizado.

Aos 16 minutos de jogo, o Brasil empatou. Bia recebeu na entrada da área, tocou para Debinha e a camisa 9 acionou para Duda na lateral direita. Ela alcançou a bola, cruzou para a área e Debinha tentou chutar, mas foi interceptada pela zaga. No rebote, ela finalizou no canto esquerdo da goleira Van Veenendaal.

Foto: Sam Robles/CBF

Aos 21, Marta tentou um chute por cobertura depois de uma ótima troca de passes do Brasil, mas a bola foi pra fora.

O jogo seguiu aberto e aos 23, após Marta pedir falta de Van De Sanden e a árbitra mandar seguir, a Holanda partiu para o ataque. Miedema e Martens puxaram o contra-ataque e, na finalização, Martens chutou para fora.

Perto dos 30 minutos, a Holanda passou a atacar mais pelo lado esquerdo, exigindo muito da marcação de Bruna Benites pra cima de Martens. Aos 32, a atacante holandesa passou pela marcadora brasileira, chegou até a área com perigo, mas o chute foi bloqueado por Érika.

Aos 39, mais um susto pelo lado esquerdo. Miedema saiu atrás de Érika na corrida e conseguiu ultrapassar a zagueira. Ela entrou na área com a bola, mas foi bloqueada por Rafaelle, e Bárbara segurou a bola.

Perto dos 45, o Brasil pressionou com uma sequência de escanteios. Em um deles, Debinha arriscou de fora da área, mas a bola foi pra fora. E, nos acréscimos, em um cruzamento de Tamires, a zagueira Rafaelle conseguiu desviar de cabeça, mas a bola também foi para a linha de fundo.

No segundo tempo, Pia fez três alterações para voltar a campo. Saíram Bia, Formiga e Duda para as entradas de Ludmila, Angelina e Andressa Alves.

A chance mais clara do Brasil veio antes dos 10 minutos de jogo. Em um contra-ataque, Tamires dominou, driblou Janssen, mas chutou para fora.

Mas, aos 13 minutos, a Holanda voltou a ficar na frente no placar. Após cruzamento de Van de Donk, Miedema ganhou de Tamires no alto e, de cabeça, colocou no contrapé de Bárbara, 2×1.

Ludmilla, que entrou para dar velocidade ao Brasil pelas pontas, sofreu falta dentro da área enquanto avançava pelo lado esquerdo. A árbitra marcou pênalti e aos 19 minutos, Marta cobrou e fez o segundo gol brasileiro e seu 13º gol em Jogos Olímpicos.

13º gol de Marta em Jogos Olímpicos (Foto: Angélica Souza / Dibradoras)

E, além da velocidade, o oportunismo de Ludmilla fez efeito. Três minutos após o empate, a camisa 12 do Brasil aproveitou falha grotesca de Nouwen em um recuo para sua goleira, se antecipou e guardou o dela, 3×2 para o Brasil

Aos 28 minutos, Marta saiu de campo para a entrada de Geyse. Aos 33, a árbitra marcou falta de Ludmilla em cima de Groenen na entrada da área. Em uma bela cobrança, Dominique Janssen empatou o jogo, colocando a bola no ângulo esquerdo de Bárbara que tentou alcançar a bola, mas não conseguiu.

O jogo pouco mudou depois disso. O Brasil controlou a bola e as holandesas só observaram a tentativa de Ludmilla de letra após cruzamento rasteiro de Geyse. Mas a bola correu muito e saiu pela outra lateral do campo. O placar não mudou e o jogo acabou empatado em 3×3.

O último jogo do Brasil será diante da Zâmbia, na próxima terça-feira (27), às 8h30 da manhã (horário de Brasília).

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *