Foto: @RAFAELRIBEIRORIO /CBF
Na última terça-feira (13/05), o técnico Arthur Elias revelou a lista de convocadas para os dois amistosos contra o Japão, em São Paulo. Os confrontos fazem parte da preparação para a disputa da Copa América, em julho, no Equador.
Às 21h30 do dia 30 de maio, o Brasil enfrenta as japonesas na Neo Química Arena, na capital paulista. E no dia 02 de junho, o jogo será às 20h, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
A compra de ingressos para os amistosos pode ser feita no site selecaofeminina.soudaliga.com.br, com preços variando de R$ 50 a R$ 100.
Na quinta posição do ranking da FIFA, o Japão vem do título da She Believes Cup, em fevereiro.
Ao todo, o Brasil já enfrentou as adversárias em 16 oportunidades, com seis vitórias, sete derrotas e três empates.
Durante a coletiva de imprensa, Arthur Elias falou sobre alguns assuntos, entre eles, sobre o retorno de Debinha e Marta entre as convocadas.
COLETIVA DE ARTHUR ELIAS! Arthur falou sobre alguns assuntos após convocação, entre eles o retorno de Debinha e Marta ao time. "Entendi que outras atletas tinham se adaptado melhor ao plano de jogo da Seleção (para Paris-2024) e foi feita a escolha (de não levar a Debinha)" + pic.twitter.com/KrwMlOPVzg
— Dibradoras (@dibradoras) May 13, 2025
Sobre Debinha, Arthur destacou: “Ela segue bem no clube e é uma atleta que tem características que eu gosto muito. Essa é mais uma oportunidade dela se adaptar melhor às ideias de jogo e da forma que jogamos coletivamente. Vou ajudar muito nesse processo para que ela faça uma ótima convocação.”
E sobre o retorno de Marta, Arthur entende que, para além do bom desempenho que ela vem demonstrando dentro de campo, a presença da camisa 10 entre as mais novas tem efeito positivo. “Estive com ela recentemente e ela está jogando em alto nível, tem sido importante pro seu clube. Então, mais uma vez, ela se confirma por qualidade e sua presença – não a todo momento – mas em algumas convocações é importante para as mais jovens.”
Segundo o técnico, as atletas que foram chamadas nesta ocasião, tem grandes chances de disputar a Copa América, que será no Equador, entre 12 de julho e 02 de agosto. “Essa convocação é uma lista mais próxima da Copa América. Temos ausências por lesão, mas quem está aqui tem chances de estar no grupo de 26 jogadoras. Queremos dar suporte às atletas para vencermos os jogos contra o Japão. Quem produzir, estará mais perto da lista”, declarou.
O treinador também falou sobre o amadurecimento da equipe brasileira sob seu comando. “Não temos pressão, mas queremos que a expectativa aumente sobre a Seleção e sobre o futebol feminino. Que a gente retome o lugar que o Brasil sempre teve no cenário do futebol mundial. Vencer os Estados Unidos foi importante para mostrar evolução. Esse é o meu trabalho, mesmo com desafios.”
Veja a lista de convocadas:
GOLEIRAS
Lorena (Kansas – EUA)
Camila (Cruzeiro)
Claudia (Fluminense)
ZAGUEIRAS
Isa Haas (Cruzeiro)
Kaká (São Paulo)
Tarciane (Lyon – França)
Mariza (Corinthians)
Thais Ferreira (Corinthians)
LATERAIS
Fê Palermo (Palmeiras)
Bruna Calderan (São Paulo)
Yasmim (Real Madrid – Espanha)
Fátima Dutra (Ferroviária)
MEIo-CAMPISTAS
Angelina (Orlando Pride – Estados Unidos)
Duda Sampaio (Corinthians)
Laís Estevam (Palmeiras)
Yaya (Corinthians)
Ana Vitória (Atlético de Madrid – Espanha)
ATACANTES
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Jheniffer (Tigres – México)
Gio (Atlético de Madrid – Espanha)
Kerolin (Manchester City – Inglaterra)
Dudinha (São Paulo)
Jhonson (Corinthians)
Luany (Atlético de Madrid – Espanha)
Debinha (Kansas – Estados Unidos)
Marta (Orlando Pride – Estados Unidos)