Durante muito tempo, o futebol feminino existiu – e resistiu – com pouquíssimo apoio. Dos clubes, dos torcedores, das Federações, dos patrocinadores. Alguns registros históricos mostram o quanto as mulheres foram persistentes e não desistiram de calçar chuteiras e driblar as adversidades que apareceram pela frente para terem o direito de jogar futebol. Parece simples, mas a história delas não foi tão fácil assim, não.
E é por causa dessas mulheres e de tantas outras pessoas que lutaram pela equidade de gênero que nesta quarta-feira de feriado (20), os amantes de futebol poderão acompanhar – e torcer, é claro – para um dos clássicos mais acirrados do esporte que amamos: Palmeiras x Corinthians, um dérbi repleto de craques em campo, disputando a taça do Paulistão.
Depois de tantas décadas de invisibilidade, é muito significativo e sem precedentes ver uma marca de reputação internacional – e uma das maiores empresas de bebidas e alimentos do mundo – patrocinar o Campeonato Estadual mais tradicional e longevo da modalidade usando o slogan: “Sem LAY’S® , sem jogo”.
É com esse mote que o Paulistão Feminino Sicredi 2024 chega à sua 27ª edição com o patrocínio de LAY’S® , ampliando o papel da marca como apoiadora desse esporte que tanto amamos como meio de entretenimento. Afinal, quem é que não para tudo o que está fazendo para assistir uma boa partida de futebol – seja ela masculina ou feminina – a qualquer hora, hein?!
E foi pensando em expandir o horizonte dos aficionados pela bola que o patrocínio de LAY’S® pretende ampliar a visibilidade da categoria feminina do esporte, com a ajuda da relevância global que já possui no território esportivo, patrocinando diversos campeonatos ao redor do mundo.
Iniciativas de conscientização além dos gramados
Muita gente não sabe, mas, no chamado “país do futebol”, as mulheres passaram quatro décadas excluídas oficialmente da maior paixão nacional. Durante alguns períodos da história brasileira, assim como em outras frentes sociais, as mulheres precisaram se posicionar para fazer valer o direito de jogar uma simples partida de futebol.
Jogar bola virou caso de polícia para elas, que passaram quatro décadas proibidas de praticar esse e outros esportes considerados “inadequados para o corpo feminino”. A proibição só deixou de existir após muita luta e resistência delas em 1979.
As proibições sociais e os decretos acabaram na teoria, mas ainda hoje existem muitas barreiras para as atletas que ousam desafiar a lógica ainda tão repetida de que “esporte é coisa para homem”. E, sem esquecer desse período da história, LAY’S® conta com uma série de iniciativas voltadas para a construção de reputação junto ao público feminino que ama e ou se interessa pelo esporte, além é claro de ser uma agregadora de homens que também sejam apoiadores da categoria, criando mais espaços de protagonismo para as mulheres dentro e fora de campo.
“Queremos que esse lado alegre de LAY’S® mostre que o futebol feminino é tão emocionante e vibrante quanto o masculino, sendo força motora do espírito esportivo, da reunião entre amigos e da diversão. Com o patrocínio, conseguimos nos aproximar mais do consumidor e passar a mensagem da marca” afirma Daniella Lopes, Gerente de Marketing na PepsiCo Brasil.
Patrocínio com propósito dá jogo
As ações práticas também estão presentes. Como parte dessa celebração ao futebol, LAY’S® promove o encontro da narradora Elaine Trevisan e da influencer Alê Xavier com os jovens do EPROCAD, um projeto especial em que a marca construiu um campo de futebol em Santana do Parnaíba, município de São Paulo.
Lá no EPROCAD, a marca oferece programas esportivo-educacionais com o objetivo de promover impacto social de longo prazo com LAY’S® trazendo personalidades para uma conversa sobre o papel e atuação das mulheres dentro e fora de campo.
Quando uma garota entende que o futebol é também um espaço que a pertence, ela se empodera, se inspira, e toma consciência que pode atuar nessa área de diversas maneiras, não só como atleta. São inúmeras as possibilidades existentes no meio esportivo para que as meninas possam sonhar em atuar dentro do futebol, seja como árbitra, dirigente, treinadora, nutricionista, fisioterapeuta, jornalista, narradora. São muitos os caminhos que nos levam ao esporte que amamos!
Fechando as iniciativas da marca no futebol está o projeto LAY’S® RePlay, iniciativa global que tem como objetivo incentivar a prática de esportes e gerar impactos positivos em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao redor do mundo por meio do poder do futebol. Com isso, foi possível reutilizar pacotes de salgadinhos vazios na construção de um campo de futebol sustentável, na Fundação EPROCAD, em Santana do Parnaíba, município de São Paulo (saiba mais em https://eprocad.org.br/).
Driblando as dificuldades e ampliando caminhos, o futebol consegue encontrar seus fãs e oferecer oportunidades para que o jogo conte com participantes engajados, seja lá qual for o gênero, status e localização. Se tem LAY’S®, pode apostar que tem jogo, sim!
Em parceria paga com LAY’S®.