Seleção afasta fantasma ‘Jamaica’ com goleada em tarde inspirada de Marta

Marta marca golaço em amistoso entre Brasil e Jamaica. Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

A CBF escolheu justamente o algoz do Brasil na Copa do Mundo de 2023 como o último adversário antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ainda assim, o clima do primeiro amistoso contra a Jamaica foi de festa diante de 27.031 torcedores na Arena de Pernambuco, em Recife, neste sábado (01/06). Tanto que o técnico Arthur Elias revelou a escalação na véspera, com destaque para a volta de Marta e Cristiane como titulares. E a resposta em campo foi uma seleção brasileira com grande volume ofensivo e eficiente para sacramentar uma goleada por 4 a 0, com dois gols da Marta, um da Adriana e um contra.

O time ainda teve Ludmila no ataque, Duda Sampaio e Vitória Yaya no meio campo, com Antonia e Tamires nas laterais; na linha de zaga, Thaís e Rafaelle, e Lorena no gol. O Brasil começou colocando em prática o estilo ofensivo que tanto Arthur Elias prega, propondo o jogo e adiantando as linhas de marcação para pressionar a saída de bola.

Apesar de manter a bola no campo ofensivo, ainda faltava capricho no penúltimo passe e nas finalizações ao Brasil durante os primeiros 25 minutos de jogo. Problema que foi resolvido com um golaço de Adriana. Depois que recebeu um passe de Yaya na entrada da grande área, Adriana cortou a marcação e acertou um lindo chute de fora da área no ângulo da goleira Spencer.

O Brasil seguiu muito bem na partida, chegando com muitas jogadoras ao ataque e com boa troca de passes. Yaya foi uma dessas peças que apoiou bem as jogadas ofensivas. Aos 31, a meia fez uma excelente jogada individual pela direita, ao passar por duas marcadoras e achar Ludmila dentro da área. A chegada parou na defesa da Spencer. Aos 38, Ludmila teve outra ótima chance, após lance de Cristiane. Desta vez, a bola rebateu nas jogadoras da Jamaica e a zagueira Swaby acabou empurrando contra o próprio gol.

Brasil mantém ritmo intenso no segundo tempo 

Na volta do intervalo, a seleção brasileira manteve o ritmo intenso mesmo com a vantagem no placar e passou a acumular mais chances de ampliar. Logo aos 5 minutos do segundo tempo, Adriana voltou a acertar um belo chute de longe, que morreu no travessão da goleira Spencer. E a equipe continuou empilhando chances de gol. Aos 18, Marta recebeu um passe caprichado pelo alto da Rafaelle e só tirou da goleira. 

Aos 25, Arthur Elias promoveu as primeiras trocas no time do Brasil. Debinha, que entrou no lugar da Ludmila, teve pelo menos quatro boas chances de gol, mas acabou não convertendo. Na mesma janela de substituições, Gabi Nunes e Ana Vitória também entraram no jogo nas vagas de Cristiane e Yaya. Depois Bruninha e Duda Santos ainda ganharam minutos nos lugares de Antônia e Duda Sampaio.

Quem ficou em campo até o fim do jogo foi Marta, uma das principais atrações do público que compareceu na arena, incluindo a mãe da própria Camisa 10, que fez uma surpresa pra ela. O carinho e a festa dos fãs e da mãezona da Rainha foram recompensados pela Rainha com um golaço daqueles que vale o ingresso! Aos 44 minutos do segundo tempo, Marta dominou uma bola rebatida da grande área, avançou com a bola dominada, cortou uma marcadora acertou o ângulo com a perna esquerda da entrada da área.

Aos 38 anos, a maior jogadora da história da seleção brasileira mostra que ainda tem futebol para gastar no último ano em que ela pretende defender a amarelinha, conforme anunciou no início deste ano. Pelo que Arthur Elias comentou na coletiva da véspera do jogo, o treinador deu a entender que repetirá a dupla Marta e Cristiane na convocação das Olimpíadas. Certo é que o volume ofensivo da seleção brasileira surtiu efeito e aquele fantasma do último Mundial chamado Jamaica ficou para trás. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *