Arthur chama Byanca Brasil e mais 9 atacantes para amistosos antes de Paris-2024

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Com oito meses à frente da Seleção Feminina, Arthur Elias anunciou uma lista extensa de jogadoras para representar o Brasil nos amistosos contra a Jamaica em junho, no Recife e em Salvador, visando fazer os últimos testes antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Foram 26 convocadas, sendo dez delas atacantes, sugerindo que esse é o setor com mais dúvidas da comissão técnica.

A camisa 10 do Cruzeiro, Byanca Brasil, foi a principal novidade do grupo ofensivo, que teve desde as medalhonas Marta e Cristiane até as jovem Priscila e novamente Ludmilla, que retornou à seleção na She Believes Cup, em abril, com uma boa atuação. “A Byanca é uma artilheira, que tem muita qualidade no terço final em relação à assistência e à finalização, que precisa entender e executar melhor alguns comportamentos que em um nível mais alto vai precisar. E ela terá todo apoio para fazer isso nos treinamentos e aproveitar a oportunidade”, comentou Arthur, na coletiva de imprensa. Essa é a primeira convocação de Byanca com Arthur na seleção. A atacante não era convocada para a equipe brasileira desde 2017.

Entre as ausências sentidas no ataque, Debinha é um nome que chama atenção. A atacante do Kansas City foi chamada por Arthur nas quatro primeiras convocações dele, mas sofreu uma lesão muscular na coxa no meio de março e não apareceu nas duas listas mais recentes da seleção. Mas, apesar da proximidade das Olimpíadas, Arthur avisou que ainda não há nada fechado e que continuará observando as atletas pelos clubes nos próximos meses.

“Existem alguns nomes, como o da Debinha, por exemplo, uma atleta que tem uma história muito grande na seleção, que não estão nessa lista, mas que está retornando de uma lesão, jogou poucos minutos no clube dela e vamos seguir observando, assim como a Lauren, a Geyse e outras tantas. É claro que a grosso modo não vai fugir muito disso, mas pode ser que um, dois, três nomes não estejam aqui por essa dinâmica do futebol. Mas é evidente que a maioria estará entre essas 26 convocadas”, esclareceu Arthur. O treinador também confirmou que o fato da Lauren não vir jogando com regularidade no clube refletiu na decisão para esta lista.

Essa forte concorrência no ataque que promete dar uma dor de cabeça interessante para o Arthur selecionar quais vão para Paris-2024 reflete também a importância do jogo ofensivo que o treinador propõe para a seleção sob seu comando. “Nós temos objetivo de passar para a fase mata-mata e avanças nela para voltar a ser protagonista, como eu falei desde a primeira vez, e para isso é preciso acostumar a seleção brasileira a jogar de forma mais encorajada, mais ofensiva, que crie mais chances. Isso eu acho que foi muito bem assimilado e foi executado, as análises dos jogos mostram isso. Estou muito satisfeito com esse processo até aqui, mas ainda falta bastante. Precisamos trabalhar muito para ter uma seleção competitiva contra qualquer seleção do mundo”, avaliou Arthur, durante a coletiva de imprensa.

Ao Dibradoras, Arthur respondeu que ainda existem dúvidas sobre as jogadoras que pretende escolher em todos os setores do campo. “Por isso, seguiremos fazendo as avaliações nessa data Fifa e nos jogos das atletas nos campeonatos. O número grande de atacantes reflete sim uma ideia ofensiva, mas também é o setor que, hoje em dia no futebol, fazemos normalmente mais substituições durante as partidas, devido ao alto desgaste, especialmente no nosso modelo de jogo. Outro fator está na decisão que, em um grupo muito reduzido de 18 atletas e analisando as alternativas de estratégias que podemos usar nas Olimpíadas, optarmos por atletas que jogam mais à frente poderem atuarem também como alas direitas, ou por zagueiras que possam atuar como laterais direitas.”

Concorrência nos outros setores

No gol, a volta da goleira Lorena, do Grêmio, fez Arthur Elias respirar aliviado. Após a boa atuação em que pegou três pênaltis no retorno dela como titular contra o Japão, Lorena está de volta à lista e tem tudo para assumir a camisa 1 da equipe brasileira nas Olimpíadas. A volta da Luciana à convocação após ficar ausente na She Believes é uma mostra que o treinador também deve apostar na experiência da goleira da Ferroviária para Paris. Mesmo assim, desde as lesões da Camila Rodrigues e da Lelê, a seleção abriu as portas para a Amanda, do Fluminense (na Copa Ouro), para Gabi Barbieri, do Flamengo, e Tainá, do América-MG (na She Believes) e, agora, também para a Natasha, do Palmeiras.

“É uma posição que a gente teve bastante problema por lesões. E estamos buscando alternativas. A Tainá trabalhou comigo muitos anos, conhece muito bem algumas ideias centrais. É claro que o modelo não é o mesmo do Corinthians, as coisas vão mudando, mas ela tem o conhecimento e uma execução boa de muitas ações de como a seleção joga. A Barbieri veio muito bem, não está jogando agora no seu clube, mas é uma goleira que a gente conta. Como eu falei, são atletas de alto nível que podem servir à seleção”, comentou Arthur.

Na zaga, Antônia, Rafaelle e Tarciane parecem ser nomes de confiança do treinador, com a Thaís muito bem cotada também, mas talvez com uma dúvida pela concorrência da Lauren. Nas laterais, Tamires é também uma jogadora que Arthur confia muito e Yasmim ganhou espaço na seleção, estando presente em todas as convocações desde a chegada dele no comando do Brasil. No meio campo, Duda Sampaio e Yaya tem sido figurinha carimbada, principalmente nas competições disputadas neste ano. Mas é um setor que ainda tem vagas em aberto, lembrando que ainda não se sabe sobre a possibilidade de retorno da Angelina, ausente por uma lesão no joelho, e da Luana, afastada para tratamento de saúde.

Datas e locais dos amistosos

O Brasil enfrentará a Jamaica nos dias 1º e 4 de junho, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE) e na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). A abertura da venda de ingressos para o primeiro jogo está prevista para segunda-feira (13), mas a CBF ainda não informou os valores e detalhes sobre os ingressos. Os dois amistosos integram a data Fifa de 27 de maio a 4 de junho.

Veja lista de convocadas

Goleiras
Lorena – Grêmio
Luciana – Ferroviária
Natascha – Palmeiras
Tainá – América-MG

Defensoras
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Antonia – Levante UD (ESP)
Tarciane – Houston Dash (EUA)
Thaís Ferreira – Tenerife (ESP)
Fê Palermo – Palmeiras
Yasmim – Corinthians
Tamires – Corinthians

Meio-campistas
Duda Sampaio – Corinthians
Vitória Yaya – Corinthians
Ana Vitória – Atletico de Madrid (ESP)
Duda Santos – Ferroviária
Brena – Palmeiras

Atacantes
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Bia Zaneratto – Kansas City (EUA)
Priscila – Internacional
Gabi Nunes – Levante UD (ESP)
Gabi Portilho – Corinthians
Byanca Brasil – Cruzeiro
Cristiane – Flamengo
Ludmila – Atletico de Madrid (ESP)
Jheniffer – Corinthians

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *