Foto: Joilson Marconne / CBF
Nesta sexta-feira (10), o técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Arthur Elias convocou 25 jogadoras para a Data Fifa de novembro, quando a equipe enfrentará o Japão (em duas ocasiões) e a Nicarágua em amistosos que irão acontecer em São Paulo.
No dia 30/11 (quinta-feira), às15h15, o Brasil enfrentará o Japão na Neo-Química Arena e no dia 03/12 (domingo), às 11h, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez, no estádio do Morumbi. A partida diante da Nicarágua será no dia 06/12 (quarta-feira), às 18h, na Fonte Luminosa, estádio da Ferroviária, em Araraquara.
Entre as novidades da lista, está a convocação da jovem atacante Priscila, do Internacional (pela primeira vez na equipe principal). Além dela, a meio-campista Julia Bianchi, do Chicago Red Stars, foi chamada pela primeira vez pelo técnico Arthur Elias, assim como Ana Vitória e Eudimilla, que haviam figurado a lista do técnico apenas para o período de treinos na Granja Comary em setembro.
As convocadas de Arthur Elias para a Data Fifa de novembro pic.twitter.com/NAq2L32nJd
— Dibradoras (@dibradoras) November 10, 2023
E quem acabou ficando de fora da convocação foi a atacante santista, Cristiane. Questionado sobre a ausência da atleta, Arthur respondeu que optou por deixá-la de fora da convocação para testar novos nomes, como o da atacante Priscila.
“É um processo que a gente precisa obviamente testar algumas jogadoras por posição e ver a resposta delas. O retorno da Cris na seleção foi muito positivo para o nosso ambiente e pra ela. É uma jogadora que tem todo nosso respeito e admiração e segue nos planos da Seleção Brasileira”, disse o técnico.
Arthur também declarou que os primeiros confrontos diante do Canadá (com uma vitória e uma derrota) foram muito importantes para testar a equipe em um nível alto.
Os adversários
A seleção japonesa foi eliminada nas quartas-de-final da Copa do Mundo da Austrália após emocionante jogo disputado contra a Suécia que acabou em 2×1 para as europeias. A Nadeshiko – como é conhecida a equipe feminina do Japão – fez boa campanha no Mundial e ocupa a 8ª posição do ranking da Fifa (uma posição acima do Brasil).
Já a Nicarágua não é uma equipe com grande tradição na modalidade. O time ocupa a 113ª posição no Raking da Fifa e neste ano disputou apenas quatro jogos oficiais.
Durante a coletiva de imprensa, Arthur projetou o que espera dos duelos diante do Japão e Nicarágua. “O Japão é uma grande seleção, em termos de organização ofensiva eu considero que está entre as duas ou três melhores do mundo. Então, são outros aspectos que vamos poder testar um time diferente. E a Nicarágua também tem outra escola, um processo também de renovação, é comandada por um brasileiro, o Doriva Bueno, então o objetivo é sempre o mesmo: qualificar o trabalho com a Seleção Brasileira, dar oportunidade às jogadoras e conseguir chegar o mais próximo a cada etapa do grupo que vai aos Jogos Olímpicos.”
Ainda falando sobre a equipe japonesa, Arthur elogiou o desempenho da equipe na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. “Foi uma seleção que apresentou um futebol muito eficiente e que todo mundo gostou de ver jogar, que goleou a atual campeã (Espanha) jogando até de uma outra maneira, no contra-ataque. Então, vocês podem ver que é uma equipe que não tem apenas uma forma de jogar, mas é especialmente um time que se aproxima muito, tem troca de passes muito rápida e uma equipe muito sincronizada com o timing das jogadas muito bem conectado. Acho que a velocidade do Japão vai ser um desafio para nós e isso é importante, assim como a gente pensa em seguir nessa ideia da Seleção impor sua maneira de jogar, de ser protagonista não só em termos de resultado, mas também de performance. Acho que é um desafio em alto nível para a gente medir a capacidade que a gente tem de conseguir se impor diante de uma equipe muito bem treinada, mas acredito que a gente vai conseguir fazer um jogo bastante nivelado pelo que eu tenho visto nos treinamentos e pelo que vi, especialmente, em três tempos dos jogos diante do Canadá”, destacou.
Confira a lista de convocadas
Goleiras
Letícia – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Camila – Santos
Defensoras
Rafaelle – Orlando Pride
Lauren – Kansas City
Antonia – Levante UD
Kathellen – Real Madrid
Bruninha – Gotham FC
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
Meio-campistas
Luana – Corinthians
Ary Borges – Racing Louisville
Angelina – OL Reign
Duda Sampaio – Corinthians
Julia Bianchi – Chicago Red Stars
Ana Vitória – PSG
Atacantes
Bia Zaneratto – Palmeiras
Debinha – Kansas City
Adriana – Orlando Pride
Marta – Orlando Pride
Geyse – Manchester United
Gabi Portilho – Corinthians
Eudimilla – Ferroviária
Gabi Nunes – Levante UD
Priscila – Internacional
Seleção de base também fará amistosos
A Seleção Sub-20 também foi convocada pela treinadora Rosana Augusto. O time de base terá pela frente duelos contra dois times da Europa: a Bélgica e a França.
O primeiro duelo será diante da Bélgica, no dia 1º de dezembro. Depois, o Brasil encara a França, no dia 4. Os amistosos serão disputados em Cadiz, na Espanha e fazem parte da preparação da equipe para o Sul-Americano da categoria, que acontecerá no primeiro semestre de 2024.
Durante a coletiva, a treinadora falou sobre seu trabalho integrado com Arthur e sobre como ficam as negociações sobre as atletas durante as convocações da equipe de base e da principal. “Eu e o Arthur temos uma relação muito próxima e conversamos bastante. Foi muito proveitoso ter acompanhado ele como auxiliar técnica para entender o que ele gosta e, obviamente, a Seleção Sub-20 também é uma forma de ajudar e contribuir com a Seleção Principal. Então, com a Aline Gomes (atacante da Ferroviária) a ideia é que nas convocações em que o Arthur quiser tê-la, nós vamos ceder, assim como aconteceu com a Priscila, para que ela chegue mais pronta para o que o Arthur quer também. Até porque a gente tem ideias muito parecidas, um jogo muito ofensivo e vamos trabalhar com todas as atletas para que elas possam servir a Seleção da melhor maneira possível.”
Confira a lista de convocadas Sub-20
Goleiras:
Mariana Ribeiro – Internacional
Rillary – Corinthians
Defensoras:
Carla Tays – Internacional
Guta – Internacional
Giovanna Franco – São Paulo
Guimarães – Botafogo
Gi Fernandes – Santos
Ravena – São Paulo
Ana Beatriz – São Paulo
Meio-campistas
Tayná – Red Bull Bragantino
Marzia – Internacional
Maiara – Sporting (POR)
Rebeca – Cruzeiro
Ana Luiza Hansen – Ferroviária
Analuyza – Internacional
Lara Dantas – IMG Academy (EUA)
Atacantes:
Aline Gomes – Ferroviária
Dudinha – São Paulo
Tainá Maranhão – Santos
Ana Flávia – São Paulo
Rhaissa – Ferroviária
Giovana Canali – F.C Prime (EUA)
Pietra – Princeton University (EUA)