Nesta terça-feira (01), na sede da CBF, a técnica Pia Sundhage anunciou as 23 atletas convocadas para dois amistosos diante do Canadá que serão realizados no Brasil na última Data FIFA do ano, entre 7 a 15 de novembro.
A lista de convocadas conta com praticamente a mesma base da última Data FIFA de outubro, quando a equipe enfrentou a Noruega e Itália. Os destaques são os retornos da goleira Lorena (que estava lesionada na última convocação) e da lateral Bruninha.
O primeiro jogo acontecerá na Vila Belmiro, em Santos, no dia 11/11 (sexta-feira), às 15h15. E o último confronto será na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 15/11 (terça-feira), às 15h15.
Programação: seleção se apresenta dia 6/11. Fica em Santos até dia 12 quando vai para SP. Liberação das atletas será dia 16/11
— Cíntia Barlem (@cintiabarlem) November 1, 2022
Durante a coletiva, a Gerente Geral de Seleções Femininas, Ana Lorena Marche, falou sobre o planejamento da CBF para a marcação de amistosos visando a preparação para a Copa do Mundo de 2023. “Estamos em negociação, já temos a finalíssima em abril (Inglaterra x Brasil), e temos também negociação para um torneio em fevereiro com três jogos e três diferentes adversários, de diferentes continentes, no mesmo torneio, assim enfrentaríamos escolas diferentes. Estamos tomando decisões pra saber onde faremos também a última data Fifa, que é em junho, e a ideia é fazer já na Austrália para podermos ter mais tempo de preparação e adaptação ao fuso.”
Ana Lorena também falou sobre a venda de ingressos. “Estamos correndo pra essa semana ter a liberação, pra ter as informações e divulgá-las para conseguir encher os estádios. Vamos jogar em Santos, estádio eternizado pelo Rei (Pelé) e pela rainha (Marta), depois na Neo Química, onde tivemos o último recorde (de público do futebol feminino). Queremos fazer jogos acessíveis pra todos, nos próximos dias devemos soltar as informações.”
“Estamos mais perto de encontrar o grupo ‘ideal’ para a Copa do Mundo”
Durante a coletiva de imprensa, a técnica Pia Sundhage declarou que está ficando cada vez mais difícil escolher as convocadas e que a comissão tem ficado mais perto de encontrar o grupo ideal para o grande desafio que se aproxima: o Mundial da Austrália e Nova Zelândia entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023.
+ BRASIL REENCONTRA JAMAICA E ALGOZ FRANÇA NO GRUPO F DA COPA DE 2023
“Tentamos criar uma equipe coesa dentro de campo. Temos dois jogos contra o Canadá, temos que dar chances a algumas jogadoras. E se você quer estar conectado, ter um time coeso, é mto importante ter jogadoras juntas mais vezes. Estamos ficando cada vez mais perto do grupo principal”, declarou.
Pia também falou sobre a evolução da equipe, mas ainda espera algumas respostas dentro de campo. “Não tem sido fácil escolher essas 23 jogadoras porque temos muitas jogadoras excelentes. Provavelmente vocês verão duas jogadoras diferentes que irão começar (as partidas). Temos 8 na defesa e vamos saber se elas estão nesse nível que precisamos. Há três anos jogamos no 4-4-2 – e ainda é quando defendemos -, mas se olhamos para o jogo que fizemos contra a Itália, elas só tiveram duas chances (de gol). Estamos mais compactas do que nunca e acho que essa é uma ótima forma de controlar o jogo, não apenas mantendo a posse de bola, mas também para sabendo defender. Naquela época, era um 4-4-2 e tentamos algumas jogadas com jogadoras como Marta e Adriana, e hoje temos uma outra forma de jogar, usando mais os lados. Temos laterais como a Tamires, que tem jogado mais avançada, mas segue fazendo um excelente trabalho na defesa. Somos mais versáteis hoje do que há três anos.”
A partida de hoje marcou o 8º encontro entre as duas equipes e o Brasil segue invicto diante das italianas: 7 vitórias e 1 empate. A Canarinho sai com saldo + da Data Fifa de outubro. Foram 2 vitórias (Noruega e Itália), com 5 gols marcados e 1 sofrido. https://t.co/x3cFGzKOtH
— Dibradoras (@dibradoras) October 10, 2022
+ BRASIL BATE ITÁLIA POR 1 X 0 E CHEGA A 10 VITÓRIAS CONSECUTIVAS
Ainda se recuperando de lesão, Marta, não participará desta última Data FIFA e Pia falou sobre a ausência da camisa 10. “Marta é uma lenda. Quando estava aqui, eu falei com ela e ela está se preparando. É um desafio, se estiver jogando bem, será chamada. Isso será uma decisão importante, vamos acompanha-la quando voltar a jogar. A Marta é a Marta.”
Histórico entre Brasil x Canadá
Desde que Pia assumiu o comando da Seleção Feminina este será o sexto duelo entre Brasil e Canadá. Em todas as oportunidades, os duelos foram bastante equilibrados. No Torneio da China, em novembro de 2019, a vitória foi brasileira por 4 a 0. Logo em seguida, em março de 2020, no Torneio da França, empate em 2 a 2. Na She Believes Cup, em fevereiro de 2021, mais um encontro e triunfo das brasileiras por 2 a 0.
Na reta final da preparação para a Olimpíada, em abril de 2021, as duas equipes empataram em 0 a 0. Por fim, nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a equipe comandada pela técnica Beverly Priestman eliminou a Seleção nos pênaltis ao vencer por 4 a 3. No Japão, a equipe canadense conquistou a medalha de ouro.
O histórico geral reforça o equilíbrio entre as duas seleções. Desde o primeiro encontro em 1996, são nove vitórias brasileiras, nove empates e oito derrotas.
Lista das Convocadas
GOLEIRAS
Letícia – Corinthians
Lorena – Grêmio
Luciana – Ferroviária
DEFENSORAS
Antonia – Levante
Bruninha – Gotham FC
Kathellen – Real Madrid
Lauren Leal – Madrid CFF
Tarciane – Corinthians
Tainara – Bayern de Munique
Tamires – Corinthians
Fernanda Palermo – São Paulo
MEIO-CAMPISTAS
Duda Sampaio – Internacional
Yaya – São Paulo
Ary Borges – Palmeiras
Duda – Flamengo
Adriana – Corinthians
Jaqueline – Corinthians
Kerolin – NC Courage
ATACANTES
Geyse – Barcelona
Ludmila – Atlético de Madrid
Gabi Nunes – Madrid CFF
Debinha – NC Courage
Bia Zaneratto – Pelmeiras