Dia Nacional do Futebol: como tudo começou, para os homens e para as mulheres

No dia 19 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Futebol. Em 1900, nesta mesma data, foi fundado o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, o time mais antigo de futebol em atividade no Brasil. Este dia foi criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na época, Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Mas isso quando se trata do futebol masculino, porque o registro que temos é que o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino oficialmente reconhecido foi o Araguari Atlético Clube, em 1958, quando selecionou 22 meninas para um jogo beneficente em dezembro do mesmo ano.

O sucesso desta partida foi tão grande, que a revista “O Cruzeiro” fez matéria de capa sobre o acontecimento, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou em quadras de futsal.

Mas, em meados de 1959, a equipe feminina do Araguari foi desfeita, por pressão dos religiosos de Minas Gerais. Sem contar que o Decreto-Lei que proibia a “prática de esportes incompatíveis com a natureza feminina” estava em vigor desde 1941 e seguiu vigente até 1983.

Quando o assunto é Seleção Brasileira, a diferença fica ainda mais gritante. A seleção masculina foi formada em 1914. A primeira Copa do Mundo reconhecida pela FIFA foi criada em 1930. Já a feminina foi formada em 1988 – 73 anos depois – e a primeira Copa do Mundo foi praticamente ontem, em 1991, quando a masculina já tinha conquistado o tricampeonato do torneio.

Hoje, já temos muitos avanços, mas o caminho ainda é longo para conquistar o respeito e a visibilidade que as mulheres merecem.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *