8º rodada do Brasileirão teve 1º derrota palmeirense, lei da ex e Inter de olho na liderança

(Fotos: Rebeca Reis e Nayra Halm/Staff Images Women CBF e Tiago Pavini/Ferroviária)

A 8º rodada do Brasilerão Feminino desbancou a invencibilidade do líder Palmeiras, que sofreu um revés do Internacional por 1×0. Agora, um único time não foi derrotado neste campeonato: as Brabas do Timão, que, por sua vez, empataram com a Ferroviária por 2×2.

Ainda aconteceram as goleadas de Grêmio e Flamengo, a virada do São Paulo pra cima do Red Bull Bragantino que amarga a lanterna da competição, com apenas um ponto. E, fechando a rodada, teve a vitória de virada do Galo pra cima das Sereias da Vila.

O campeonato será pausado por duas semanas por causa do Brasileirão-Sub20 e volta no sábado (15), com o clássico SanSão.

Confira o resumo dos confrontos:

Grêmio 5×1 Cresspom-DF

A rodada começou no sábado (30), com um jogão. As Gurias Gremistas golearam o Cresspom por 5×1, dentro de casa, e subiram cinco posições na tabela ficando na 9º colocação, com 10 pontos, enquanto as Tigresas do Cerrado caíram quatro posições e estão na 14º, com cinco.

O Grêmio teve inúmeras chances nos primeiros 20 minutos de jogo, até que, depois de tanta pressão, saiu o primeiro gol. Jéssica Soares abriu a contagem para as Gurias, aos 27 minutos. Nos acréscimos da primeira etapa, Luany – campeã Sul-Americana Sub-20 com a Seleção Brasileira – ampliou de cabeça, após um cruzamento perfeito de Sinara.

Logo no começo do segundo tempo, aos 2 minutos, a bola sobrou para Luany que, de cabeça, fez o terceiro e o segundo gol dela na partida. Na metade da segunda etapa, a técnica Patrícia Gusmão realizou algumas modificações que logo surtiram efeito. Cássia, que tinha acabado de entrar, bateu cruzado e fez o quarto. Com a vantagem, as Gurias Gremistas tiraram o pé do acelerador, e as adversárias viram a oportunidade de descontar no placar. Silvania chutou no canto esquerdo da goleira Lorena e fez o gol de honra das Tigresas. Já nos acréscimos, Cássia marcou de cabeça e decretou a goleada.

Palmeiras 0x1 Internacional

O Palmeiras entrou em campo para defender sua campanha com 100% de aproveitamento na competição. Mas encarou pela frente um Internacional de olho na liderança. As Gurias Colocadas foram até a capital paulista com a missão de desbancar a invencibilidade do time de Hoffmann Túlio e conseguiram.

O começo de jogo foi marcado pela forte pressão palmeirense, que teve como arma principal a atacante Bia Zaneratto, mas parava na boa marcação da equipe colorada. O momento de maior pressão da equipe visitante, foi apenas aos 30 minutos na bola parada de Duda. O jogo foi para o intervalo com o placar zerado.

As Gurias voltaram diferente, pressionando desde o início e, logo aos cinco minutos de jogo, Millene pressionou a saída de bola palmeirense, desarmou a volante Sâmia e teve uma ótima visão de jogo quando percebeu a goleira Jully adiantada. Foi aí que ela soltou o balaço de perna direita, encobrindo a goleira paulista e marcando um golaço.

Após o gol, a equipe gaúcha continuou pressionando e quase faz o segundo com Priscila, mas a bola foi pra fora. Aos 26, as Palestrinas quase empataram, com um chutaço de canhota de Bia Zaneratto, mas a goleira Barbieri, campeã Sul-Americana Sub-20, e estreante pelo profissional, fez uma linda defesa e garantiu a vitória do lado vermelho do Sul.

O Palmeiras buscava o empate a todo momento, pressionou o Inter até o minuto final, mas a defesa do Inter estava bem postada e nada passava pelas Gurias. Seis vitórias, 19 pontos e a segunda colocação no campeonato. Já o Palmeiras continua líder, com os mesmos 19 pontos.

Corinthians 2×2 Ferroviária

Considerado um dos maiores clássicos no futebol feminino, Corinthians e Ferroviária fizeram um jogo equilibrado e com emoção até o final. Logo aos 11 minutos da etapa inicial, o time de Artur Elias sofreu com a “lei da ex”. Ingryd, que passou três temporadas no time do Parque São Jorge, abriu o placar para as Guerreiras Grenás. A jogada começou e terminou com a volante de 24 anos, a zaga do Corinthians afastou mal e a bola sobrou para a camisa 8, dominar e finalizar de canhota, no cantinho do gol.

Na segunda etapa, as Brabas do Timão empataram aos 18 minutos, com um chute colocado de Gabi Zanotti. O Corinthians seguiu pressionando, mas sempre parava na ótima goleira da Ferrinha, Luciana.

A equipe da casa conseguiu virar aos 45 minutos, quando Adriana recebeu cruzamento rasteiro de Gabi Portilho e colocou o Timão na frente. Mas, como o nome já diz “Guerreiras Grenás”, a Ferrinha não desistiu e, nos minutos finais da partida, aos 53, a goleira corinthiana, Lelê, espalmou a bola para dentro da área e Aline Gomes, de cabeça, aproveitou a falha, empatando a partida e dando números finais ao jogo.

O Corinthians teve um gol impedido, aos 22 minutos, quando Jaqueline recebeu passe na frente, invadiu a área e marcou, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. Com esse resultado, o Corinthians estaciona na terceira colocação, com 18 pontos e a Ferroviária vem logo atrás, na 5º, com 14.

“Eu tinha até comentado que me sinto em casa. Quando cheguei à Ferroviária, foi uma sensação incrível, parecia que já estava aqui há anos. Estou feliz pelo gol, esperava isso há bastante tempo, aconteceu contra o Corinthians e fico feliz pelo desempenho que trago até aqui. Estou tendo uma sequência boa e aprendendo muito aqui, e quero que continue assim até o final do ano “, disse Ingryd após a partida.

Flamengo 5×0 Esmac-PA

Sem muitas dificuldades, o Flamengo goleou a Esmac por 5×0, no estádio Luso Brasileiro. As Meninas da Gávea abriram o marcador logo aos seis minutos, com Leidiane que pegou de primeira pra fazer 1×0. Aos 19, Maria Alves recebeu um lindo passe da Cris e ampliou a vantagem para o rubro-negro. Três minutos depois, Maria Alves, agora na assistência, foi até a linha de fundo e cruzou para Lidiane marcar o terceiro. Mesmo com a boa vantagem no placar, o Flamengo continuou na pressão, mas o primeiro tempo terminou com 3×0 para as donas da casa.

No primeiro lance da etapa final, Duda dominou e bateu de canhota para marcar o quarto no estádio Luso Brasileiro. As Meninas da Gávea não deram chance para as adversárias e dominaram toda a segunda etapa e, aos 45, Duda Rodrigues fez o seu primeiro gol no profissional e colocou os números finais a partida.

Real Brasília 2×0 Avaí Kindermann

Os dois times precisavam da vitória para escapar da parte de baixo da tabela, mas foram as donas da casa que se saíram melhor. Após quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, a equipe do Distrito Federal conseguiu os três pontos e subiu para a oitava colocação. As Leoas abriram o placar logo aos cinco minutos de jogo com Maria Dias, que driblou a goleira para fazer o 1 a 0. Esse gol entra para a história do Real Brasília como o gol de número 200 da história do clube feminino.

Aos cinco minutos da etapa inicial, após toque de mão da Natieli, o árbitro marcou pênalti para as Leoas do Sul. A camisa 10, Vilma, pegou a bola, bateu e isolou a cobrança, desperdiçando a chance de empatar a partida e colocar o time de Santa Catarina de volta no jogo. Aos 18, após uma bela troca de passes, a bola encontrou Gaby Soares que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. A última vitória do Real Brasília tinha sido lá na terceira rodada, em um 3×2 contra o Red Bull Bragantino.

São Paulo 2×1 Red Bull Bragantino

O São Paulo recebeu o lanterna do campeonato, conquistou a terceira vitória seguida e encostou, de vez, na parte de cima da tabela, com 17 pontos. Enquanto o Red Bull Bragantino segue com um ponto, em oito rodadas.

O Tricolor Paulista começou os primeiros 45 minutos pressionando, mas quem saiu na frente foi a equipe de Bragança Paulista, com o gol de Mylena, no final da primeira etapa e levou a vantagem para o intervalo. No segundo tempo, o Tricolor tentava, mas teve dificuldades de passar pela boa defesa do Red Bull Bragantino.

Aos 2, Rafa Travalão soltou uma bomba dentro da pequena área e empatou para as donas da casa. Persistente, o time são-paulino conseguiu virar a partida somente aos 43 minutos, após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou pra Naná, dentro da pequena área e com um lindo chute – meio que de voleio – garantiu os três pontos para as Tricolores.

Cruzeiro 0x1 São José

Após duas vitórias seguidas, o Cruzeiro sofreu o revés, dentro de casa e estacionou na 11º colocação,, com 8 pontos. Enquanto o São José, subiu para a 13º colocação com os mesmo 8 pontos.

Os dois times fizeram uma partida bem equilibrada e não houve nenhuma chance clara nos primeiros 45 minutos. Já na etapa complementar, o jogo melhorou, o Cruzeiro foi pra cima, mas a goleira Zany salvou o que seria o primeiro gol do jogo.

Não demorou muito para que o São José conseguisse furar a defesa das Cabulosas e abrisse o marcador. Aos 26 minutos, Bel tocou rasteiro e Júlia Cipriani, que havia entrado no minuto anterior, apenas empurrou a bola para o fundo das redes.

Atlético-MG 2×1 Santos

Finalizando a 8º rodada do Brasileirão, o Atlético-MG recebeu o Santos e saiu atrás do placar com o gol marcado por Fernanda aos 15 minutos. Após uma pela jogada do ataque santista, a camisa 32 acertou um belo chute e abriu o placar para as Sereias da Vila. Após sofrer o gol, o Galo teve duas ótimas oportunidades, mas parou na defesa santista.

Na segunda etapa, o jogo perdeu um pouco de ritmo e, só aos 36 minutos, o Atlético conseguiu empatar. Após um cruzamento vindo da direita, Cuesta tentou finalizar, a bola bateu na zagueira e, no rebote, ela  conseguiu finalizar para o fundo das redes.

Ao apagar das luzes, com 43 minutos, após a bolar tocar na mão da zagueira santista Tayla, o árbitro assinalou pênalti para as donas da casa. Bruna Cotrim foi para a cobrança e colocou a bola no canto esquerdo, sem chances para a goleira Vivi. E assim, aconteceu a virada das Vingadoras que agora ocupam a 8º colocação, com 12 pontos.

Confira a tabela de classificação

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *