(O Corinthians é o atual campeão. Foto: Adriano Fontes/CBF)
O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17 começou na manhã desta quarta-feira (13), de forma inédita, já que os últimos três Brasileiros eram Sub-16 e Sub-18. A CBF fez essas alterações no final do ano passado com o intuito de “dar continuidade ao processo de formação e desenvolvimento das atletas das categorias de base do futebol feminino brasileiro”, segundo informou a Diretoria de Competições da entidade. Agora, o Sub-16 virou Sub-17 e o Sub-18 virou Sub-20.
Temporada 2022 do Brasileiro Sub-17
O Campeonato Brasileiro Sub-17 (antigo Sub-16) será disputado entre os dias 13 e 30 de abril, no mesmo formato que os anteriores. Serão 12 clubes, divididos em três grupos e cada grupo terá quatro equipes. Essas equipes vão jogar em turno único contra adversários do próprio grupo.
O melhor de cada chave e o melhor segundo colocado avançam para as semifinais. Somente nas semifinais e na final, as disputas serão em jogos únicos. Ao todo, serão 22 jogos por temporada e cada jogo terá duração de 70 minutos divididos em dois tempos de 35 minutos cada.
Quais são os clubes participantes?
Os quatro primeiros colocados no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16 de 2021 e os oito primeiros colocados no Brasileirão Feminino Neoenergia 2021. São eles: Grêmio, Internacional, Cresspom, São José, Esmac, Santos, Corinthians, Minas Brasília, Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e Ferroviária.
Como ficaram definidos os grupos?
Corinthians e Inter são cabeças de chave por serem atual e vice-campeão, respectivamente, do Brasileirão Sub-16. Já o São Paulo, fez a terceira melhor campanha ano passado, os demais foram definidos por sorteio. Confira como ficou:
- Grupo A: Corinthians, Minas Brasília, Esmac-PA e Santos
- Grupo B: Inter, Cresspom-DF, Grêmio e São José-SP
- Grupo C: São Paulo, Flamengo, Ferroviária e Atlético-MG
Haverá transmissão?
A competição de base – que em outros anos contou com a transmissão da plataforma Eleven Sports – não será exibida na íntegra. Ainda não há confirmação se alguma emissora exibirá as partidas, mas é bem provável que a fase decisiva do torneio seja televisionada.
Um campeonato brasileiro sub-17 sem transmissão é cair da escada, não são nem dois degraus abaixo não. Tanto nome incrível que tem na base, que poderiam ser avaliados. Elas são o futuro do futebol feminino. Mereciam mais, BEM mais.
— Tayna Fiori (@TaynaFiori) April 13, 2022
É realmente de se lamentar a ausência de transmissão. O futebol feminino vive um momento importante de destaque e, cada vez mais, o público demonstra interesse em consumir a modalidade. Em campo, estarão as futuras craques de grandes equipes, é uma pena que os torcedores não poderão acompanhar o desenvolvimento de suas jogadoras em campo por falta de exibição das partidas.
Confira o histórico das competições de base
2019
O primeiro campeão Brasileiro Sub-16 foi o São Paulo. O Tricolor Paulista ganhou quatro, dos cinco jogos disputados. Nas duas primeiras rodadas ganhou pelo placar de 2×0 contra São José e Grêmio, respectivamente. Já na terceira, sofreu um revés do Vitória, por 1×0. Na segunda fase, goleou a Ferroviária por 6×1 e chegou à final. Disputou o título contra o Santos e ganhou por um placar magrinho de 1×0, mas o suficiente para se tornar o primeiro campeão do Brasileiro Sub-16.
2020
A segunda edição do Campeonato Brasileiro Sub-16 foi coroada com a campanha invicta das Gurias Coloradas. Ao todo, foram cinco jogos, quatro vitória e um empate, com 11 gols marcados e apenas um sofrido, caracterizando, assim, a melhor defesa e melhor ataque da competição. Na primeira fase, as Coloradas enfrentaram o Santos, Audax e Lusaca/BA, marcaram três gols, nos três jogos e só sofreram um, contra as Sereias da Vila.
A semifinal foi mais equilibrada. As Gurias Coloradas enfrentaram a equipe da baixada santista e empataram sem gols no tempo regulamentar, com isso, a vaga teve que ser decidida nos penâltis. O lado vermelho do Rio Grande do Sul converteu quatro penalidades, contra duas da equipe santista. Já na final, as Gurias Coloradas enfrentaram o Minas Brasília e ganharam por 2×0, conquistando o título inédito do Brasileirão Sub-16.
Libertadores Sub-16! ✅
Brasileirão Sub-16! ✅A minha base vem como? P-E-R-F-E-I-T-A-S! É CAMPEÃO!!!!! #VamoInter #GuriasColoradas pic.twitter.com/6vKW22afg0
— Gurias Coloradas (@ColoradasGurias) December 20, 2020
2021
Quem levou o título do Brasileirão Sub-16 no ano passado foi a base Corinthiana. As Brabinhas não perderam nenhuma partida. Foram cinco jogos, três empates e duas vitórias. Na primeira fase, ganharam da Ferroviária por 1×0, golearam o Avaí Kindermann por 4×0 e empataram com o São Paulo por 1×1. Na segunda fase, empataram sem gols contra a equipe do Minas Brasília e tiveram que decidir a vaga nas penalidades máximas. Converteram as cinco cobranças, contra três do time adversário.
A final foi disputada contra as atuais campeãs Coloradas e também foi decidida nos pênaltis. Empataram em 1×1 no tempo regulamentar e venceram por 4×2 nas penalidades. Esse foi o primeiro título nacional da base corinthiana.
Confira todos os jogos da primeira fase
1ª rodada – 13/04 (quarta-feira)
8h30 | Ferroviária 3×0 Atlético-MG
10h30 | São Paulo x Flamengo
14h | Grêmio x São José
16h | Internacional x Cresspom
18h30 | Esmac x Santos
20h30 | Corinthians x Minas Brasília
2º rodada – 15/04 (sexta-feira)
8h30 | Cresspom x Grêmio
10h30 | São José x Internacional
14h | Minas Brasília x ESMAC
16h | Santos x Corinthians
18h30 | Flamengo x Ferroviária
20h30 | Atlético-MG x São Paulo
3º rodada – 17/04 (domingo)
8h30 | Minas Brasília x Santos
10h30 | Corinthians x ESMAC
14h | Flamengo x Atlético-MG
16h | São Paulo x Ferroviária
18h30 | Cresspom x São José
20h30 | Internacional x Grêmio
Todos os jogos acontecerão no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo.