A Champions League feminina, mais conhecida como UWCL (UEFA Women’s Champions League) é um dos campeonatos de futebol mais competitivos da Europa – pra não falar do mundo – e nesta quarta (30), os olhos de todos os amantes da modalidade estarão voltados para o Camp Nou, em Barcelona, pois, pela primeira vez, o estádio irá receber uma partida de futebol feminino com a presença do público e a expectativa é de casa lotada.
Just 2⃣ days until the #UWCL takes over Camp Nou 🤩
Add to the excitement and use #YourDAZNClasico to show us what your matchday is going to look like. Selected footage could be used on our global broadcast 📺🙌 pic.twitter.com/JFD2t4TkcM
— DAZN Football (@DAZNFootball) March 28, 2022
Este jogo já tem todos os ingredientes de um ótimo e memorável espetáculo: é o primeiro “El Clasico” feminino disputado no místico estádio do Barça; é o jogo de volta pelas quartas de final da Champions – o primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu no estádio Alfredo Di Stéfano, e o time Catalão venceu, de virada, por 3×1, o seu principal rival, na casa dele; já pelo Campeonato Espanhol, as meninas do Barça conquistaram o título do torneio, com seis rodadas de antecedência, em cima do Real Madrid, ainda com uma goleada de 5×0 e com Alexia Putellas, atual Bola de Ouro, marcando dois gols nesta partida.
C A M P 🏆 O N E S pic.twitter.com/U3ttwJka4n
— FC Barcelona Femení (@FCBfemeni) March 13, 2022
Há um outro ingrediente, que pode tornar esse um dia histórico para o futebol feminino mundial. Há dois meses, o Barcelona anunciou que todos os ingressos para a partida de logo mais estavam esgotados. A capacidade do Camp Nou é de 99.354 torcedores, logo, a tendência é que esse seja o maior público já visto em uma competição de futebol feminino. Para se ter uma noção, o recorde de público em jogos de futebol feminino entre clubes é de 60.739 torcedores, em um jogo que ocorreu no Wanda Metropolitano, em março de 2019, válido pelo Campeonato Espanhol, entre Atlético de Madri e Barcelona.
Até hoje, o jogo com maior público na modalidade foi a final da Copa do Mundo de 1999, quando os Estados Unidos conquistaram o título vencendo a China nos pênaltis diante de 90.185 torcedores no estádio Rose Bawl, em Pasadena. No Brasil, o recorde é da final do Campeonato Paulista de 2019, entre Corinthians e São Paulo, na Neo Química Arena, com 30.077 torcedores.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Corinthians – Futebol Feminino (@corinthiansfutebolfeminino)
O primeiro jogo: Real Madrid 1 x 3 Barcelona
O jogo de ida aconteceu no dia 22 de março, no estádio Alfredo Di Stéfano, e a equipe da casa saiu na frente, logo aos oito minutos, com Olga, que chutou de fora da área e abriu o placar para o Real. O time Merengue estava melhor na partida e quase ampliou o placar com mais dois lances perigosos, mas sem sucesso. Foi para o intervalo com a vantagem no marcador, até que, na volta do segundo tempo, aos oito minutos, a árbitra, acionada pelo VAR, marcou pênalti para os Culés, a atual bola de ouro converteu a cobrança e empatou a partida.
WHAT A 3 MINUTES… BARCA BACK IN IT 🍿
Real Madrid vs. Barcelona
🇬🇧🎙👉 https://t.co/OqBoEkQLRl
🇪🇸🎙👉 https://t.co/W6Dx9m95g6 pic.twitter.com/IgcbA2GT07— DAZN Football (@DAZNFootball) March 22, 2022
A partir do gol, o Barcelona melhorou na partida e pressionou a equipe do Real, mas só voltou a marcar no final da segunda etapa, aos 36, com um gol de Claudia Pina, que virou para as visitantes. Ainda teve tempo de Alexia deixar mais um, com um chute na saída da goleira, sacramentando, assim, a vitória para as atuais campeãs espanholas.
7️⃣ El Clasico matches
7️⃣ Goals @alexiaputellas with a super finish 😍 pic.twitter.com/Sw5SDUxcTZ— DAZN Football (@DAZNFootball) March 22, 2022
Com esse resultado, o Barcelona ficou em uma posição confortável, podendo perder até de 1 a 0 que avança para as semifinais, ainda mais com a vantagem de jogar em casa e com a expectativa de quase 100 mil pessoas, no Camp Nou, prestigiando um dos maiores clássicos de todos os tempos. Já o Real Madrid tem uma tarefa árdua, precisando fazer, pelo menos, dois gols para avançar.
🔜 ¡Nuestro último entrenamiento está a punto de comenzar!
📍 Camp Nou#UWCL pic.twitter.com/jGSZwbyLFs— Real Madrid C.F. (@realmadridfem) March 29, 2022
Em Janeiro do ano passado, o Barcelona estreou no Camp Nou após 50 anos dos dois amistosos disputados pela equipe feminina do Barça, em 1971, contra o Espanyol. Em partida válida pela 14º rodada do Campeonato Espanhol, as catalãs golearam as mesmas adversárias de cinco décadas atrás por 5×0, fato que culminou na primeira vitória da equipe catalã em seu estádio – já que, na época, sofreram um revés por 1×2 e um empate de 2×2. O jogo ocorreu sem torcida, pois na ocasião, estávamos no pico da pandemia da Covid-19 e a presença dos torcedores no estádio estava vetada.
Não dá pra perder!
Barcelona x Real Madrid
Quando: Hoje, quarta-feira (30)
Horário: 13h45 (horário de Brasília)
Onde: Camp Nou, Barcelona – Espanha
Transmissão: DAZN pelo YouTube de graça.
Are YOU going to be at Camp Nou on Wednesday?
DAZN wants to see your match night experience 🎥
Send in your clips from the crowd using #YourDAZNClasico and it could feature in our global broadcast 🎬 pic.twitter.com/gVYYmf0i1R
— DAZN Football (@DAZNFootball) March 29, 2022