Quem é Liana Salazar, a nova queridinha da Fiel

Por Karina Costa 

O Corinthians estreou na temporada de 2022 com vitória no dérbi paulista ao derrotar o Palmeiras por 3×0 no último domingo (06) em Itaquera diante de 14 mil torcedores. Mas não foi só a equipe que fez o seu primeiro jogo do ano, a recém chegada Liana Salazar estreou com a camisa do Corinthians e se tornou o novo xodó da fiel torcida. 

A meio-campista de 29 anos, nasceu em Bogotá, na Colômbia, e possui um vasto currículo, com passagens no futebol norte-americano, chinês, finlandês e colombiano, neste último, defendeu as cores do Santa Fé, onde fez a sua última temporada antes de integrar ao time das “Brabas”.

Coincidentemente, ou não, o Corinthians disputou a final da Libertadores do ano passado, contra esse mesmo Santa Fé, de Salazar e venceu por 2 a 0, com gols de Adriana e Gabi Portilho.

Lia estreou com vitória no dérbi paulista (Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians)

Lia – como prefere ser chamada – começou sua carreira no futebol universitário defendendo o Kansas Jayhawks. Depois, a meia passou pelo Sudet, da Grécia, Santa Fé e Atlético Huila, da Colômbia e Beijing BSU, da China. A jogadora também defendeu a seleção colombiana na Copa do Mundo, em 2011, e nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016)

A camisa 11 do timão chegou no mês passado e já caiu nas graças da torcida alvinegra.

A atleta é o quarto reforço da equipe alvinegra para esta temporada e tem contato com o clube até o final de 2023. A colombiana é também a terceira jogadora estrangeira a atuar na equipe corinthiana, além da zagueira Augustina (2017), a goleira Natascha (que chegou em 2021).

Após o jogo, Liana falou o que podemos esperar para o resto do ano e o que achou da sua estreia na Neo Química Arena. “Feliz, contente, era o que eu queria. Vim para dar tudo, entregar tudo por esse escudo e, bom, feliz com a torcida, com o estádio. Impressionada, feliz. Muito feliz de estar aqui”, celebra.

No começo da tarde de terça-feira (8), o técnico Arthur Elias e a diretora de futebol feminino do Corinthians, Cristiane Gambaré, concederam uma entrevista coletiva e um dos assuntos foi a estreia da nova camisa 11. Arthur a elogiou e disse que ficou muito satisfeito pela forma como ela conduziu o jogo.

(Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians)

“A gente tinha uma confiança que ela iria fazer um grande jogo, pelo comportamento dela, pelo entendimento, pela preparação que ela fez com a gente nessas semanas de pré temporada. Uma jogadora que tem o perfil da meio-campista que a gente gosta”. E se surpreendeu com a sua maturidade. “Da forma que ela jogou parecia que ela estava aqui com a gente há muito tempo. Foi uma estreia que foi na nossa casa, com o nosso torcedor, que tinha um contexto para a atleta, às vezes, se sentir fora da realidade, e ela não mostrou isso, estava super sincronizada com todas as ações do time, e foi uma jogadora, inclusive, que eu mudei de função ao longo da partida, e ela respondeu muito bem”, analisa.

Ao final da coletiva, Arthur deixou um recado para a torcida e para os jornalistas. “A gente pode, a partir de agora, se referir a ela como Lia, que é o que a gente vem, já no nosso dia a dia, chamando e ela prefere assim”, completa o treinador com um ar descontraído.

O Corinthians entra em campo, nesta quarta-feira, às 18h, contra o Real Brasília em busca de uma vaga para a final da Supercopa do Brasil de futebol feminino. O jogo será na Arena Barueri e terá transmissão do SporTV.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *