Corinthians bate Ferroviária e vai à quarta final seguida do Paulista

O Corinthians é o primeiro finalista do Campeonato Paulista Feminino 2021. A equipe venceu a Ferroviária por 4 a 1, com um placar agregado em 5 a 1, e garantiu a vaga na decisão pelo título estadual. Será a quarta final consecutiva disputada pelo time de Arthur Elias, que foi bicampeão em 2019 e 2020 e perdeu o título de 2018 para o Santos.

A partida foi realizada na Arena Barueri e marcou o retorno da torcida corintiana após mais de 600 dias longe do time feminino por conta da pandemia de COVID-19. Devido à necessidade de estrutura para o VAR, o jogo não pôde acontecer na Fazendinha e, por causa dos protocolos exigidos para o jogo do Corinthians masculino na segunda-feira, também não houve a possibilidade de mandar a partida na Neo Química Arena (onde deverá ser a final). Os jogos que decidirão o título serão disputadas na primeira semana de dezembro, após a disputa da Libertadores Feminina.

Os gols do Corinthians foram marcados por Adriana (2), Gabi Zanotti e Vic Albuquerque. Já Carol Tavares diminuiu para as Guerreiras Grenás.

O primeiro tempo foi truncado e equilibrado entre as duas equipes. Apesar de ter mais finalizações, o Corinthians sofreu para superar a goleira Luciana, que fez belas defesas na primeira etapa. Já a Ferroviária demorou de engatar no ataque, conseguindo poucas finalizações, mas conseguiu sair mais para o jogo e ameaçar mais a meta adversária.

O primeiro gol alvinegro, no finalzinho do primeiro tempo, coroou a criação mais efetiva do Corinthians. A equipe abriu o placar com uma bela jogada que envolveu um lançamento de Vic Albuquerque para Tamires, que cruzou para Adriana chutar de primeira. Já o segundo gol saiu de um passe de Gabi Portilho para Gabi Zanotti, que finalizou e ampliou o placar no começo do segundo tempo.

O Corinthians venceu a Ferroviária por 4 a 1. Foto: Rodrigo Corsi / Paulistão Feminino

A Ferroviária voltou a alimentar as esperanças da torcida afeana com um gol marcado por Carol Tavares. A jogadora chutou cruzado pela direita para diminuir o placar para a equipe grená. No entanto, a alegria durou pouco: Vic Albuquerque voltou a ampliar a vantagem do Corinthians após receber um lançamento de Diany. Nos acréscimos, o Corinthians encerrou a partida com mais um gol, novamente de Adriana, de pênalti.

O Corinthians agora espera as vencedoras do duelo entre São Paulo e Santos para saber quem será o segundo finalista da competição. O São Paulo largou na frente na primeira partida, com uma vitória por 1 a 0 sobre as Sereias da Vila.

O jogo

O Corinthians de Arthur Elias entrou em campo com: Natascha, Katiuscia (Poliana), Giovanna Campiolo, Erika, Yasmim (Juliete), Diany (Ingryd), Gabi Zanotti (Andressinha), Gabi Portilho (Grazi), Tamires (Miriã), Victoria Albuquerque (Jhenifer) e Adriana.

Já as guerreiras grenás foram escaladas por Roberta Batista com: Luciana; Gessica, Ana Alice, Yasmin (Luana); Carol Tavares, Daiane (Ludmila), Suzane, Rafa Mineira (Raissa), Barrinha (Monalisa); Raquel, Laryh (Sochor).

Logo no começo da partida, aos 3 minutos de jogo, a Ferroviária chegou ao ataque com velocidade com Carol Tavares. A jogadora avançou e cruzou, mas a bola passou por cima da meta de Natascha. Aos 7 minutos, o Corinthians respondeu com perigo. Tamires cruzou e Vic Albuquerque cabeceou com força, mas a goleira Luciana se esticou e conseguiu mandar a bola para escanteio.

A Ferroviária voltou a finalizar quando o cronômetro marcava 16 minutos do primeiro tempo. Após uma cobrança de escanteio de Barrinha, a bola sobrou para Rafa Mineira na entrada da grande área. A jogadora chutou com força, mas errou a mira e a bola passou para a linha de fundo.

O Corinthians conseguiu avançar aos 24 minutos com Gabi Portilho, que tocou para Yasmim. A jogadora cruzou para Vic, que não conseguiu alcançar. Três minutos depois, o Timão voltou a chegar com Tamires, que saiu driblando e chutou, mas Luciana conseguiu fazer a defesa. A própria Tamires voltou a chegar ao ataque aos 33 minutos, quando conseguiu avançar sozinha. Ao invés de chutar, no entanto, ela tocou para trás, para Gabi Zanotti, que errou o chute.

Tamires e Luciana durante o confronto entre Corinthians e Ferroviária. Foto: Rodrigo Corsi / Paulistão Feminino

Aos 39, Rafa Mineira voltou a levar perigo para Natascha. Ela encontrou uma sobra de bola e chutou com força de fora da área. A bola desviou na zagueira, mas Natascha pulou e conseguiu fazer a defesa. Já na reta final do primeiro tempo, aos 41 minutos, Barrinha conseguiu lançar a bola para Raquel dentro da área, mas a jogadora finalizou mal e não levou perigo para a goleira corintiana.

Do lado alvinegro, um passe belíssimo de letra de Vic para Adriana colocou a atacante de cara para o gol na grande área. Na finalização, Adriana mandou a bola na trave. Aos 48 minutos, o Corinthians abriu o placar com o gol que havia sido ensaiado minutos antes. Vic encontrou Tamires em velocidade pela esquerda e a lateral cruzou para Adriana, que chutou de primeira e não deu chances para a defesa de Luciana.

Antes de o cronômetro marcar um minuto do segundo tempo, a Ferroviária teve uma chance de chegar ao gol quando Rafa Mineira cobrou uma falta do campo de ataque. Ela lançou a bola na área, mas a zaga corintiana conseguiu afastar o perigo.

No entanto, quem voltou a marcar foi o Corinthians. O time abriu 2 a 0 na partida com Gabi Zanotti. Outra Gabi, a Portilho, recebeu a bola em um lançamento pela direita, fintou a defesa afeana dentro da área e tocou para trás. Zanotti encontrou o espaço e chutou para o fundo das redes de Luciana, aos cinco minutos.

Aos 13 minutos, Ludmila recebeu pela direita e chutou com força, mas Natascha conseguiu fazer a defesa. O time alvinegro respondeu com velocidade, e Vic Albuquerque chutou na trave de Luciana, quase ampliando o placar.

Aos 19 minutos, Carol Tavares correu pela direita e chutou cruzado para diminuir o placar para a Ferrinha. Natascha estava avançada e Carol aproveitou a chance para mandar para o fundo das redes de Natascha, que até chegou na bola, mas não conseguiu tirar do gol.

A alegria da Ferroviária, no entanto, durou pouco. Diany encontrou Vic Albuquerque enfiada na zaga afeana e a atacante chutou rasteiro e com tranquilidade para marcar o terceiro do Corinthians, quando o cronômetro marcava 23 minutos de jogo.

Com o terceiro gol do Corinthians, as duas equipes fizeram alterações e passaram a jogar de forma mais truncada no meio de campo. O Corinthians voltou a ameaçar a goleira Luciana com dois chutes de Adriana que forçaram a defensora a trabalhar, mas não conseguiu furar o bloqueio da goleira afeana. Já a Ferroviária arriscava chutes de fora da área e uma bola aérea para tentar diminuir o placar, mas também sem sucesso.

Na reta final da partida, já nos acréscimos, Miriã conseguiu invadir a área afeana e sofreu o pênalti de Luciana. Na cobrança, Adriana chutou com tranquilidade no canto oposto da goleira e sacramentou a classificação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *