O futebol feminino brasileiro terá mais um campeonato para disputar antes do término de 2021. Entre os dias 12 e 19 dezembro, São Paulo vai sediar a 1ª edição do Brasil Ladies Cup e as equipes já confirmadas para disputar o torneio são: Ferroviária, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, América de Cali (Colômbia), River Plate (Argentina) e Santiago Morning (Chile).
O Corinthians, equipe de maior destaque da modalidade no país, foi convidado para participar do campeonato, mas declinou. O clube afirmou que após analisar tanto a proposta da organização do evento quanto a agenda de jogos e férias das atletas e da comissão técnica, agradeceu o convite, mas entendeu que a participação no torneio amistoso não seria compatível com a melhor programação para a temporada 2022.
As equipes de fora do Brasil terão os custos para a participação no torneio cobertos, como logística, hospedagem e alimentação. Questionamos os organizadores se o evento iria oferecer premiação aos participantes e nos informaram que existe a possibilidade de haver premiação para os finalistas, mas será confirmado mais pra frente.

Os times irão se enfrentar em 12 partidas que serão disputadas no recém-inaugurado Estádio Municipal de Santana de Parnaíba. A grande final será no dia 19 de dezembro (domingo), no Allianz Parque.
Fora das quatro linhas, a programação conta com uma agenda completa de palestras gratuitas para profissionais e aspirantes do setor. Além disso, estão sendo planejadas ações sociais para incentivar a prática do esporte por meninas e mulheres de diferentes faixas etárias. A programação será disponibilizada nas redes sociais do Brasil Ladies Cup.
Brasil Ladies Cup 2021
O evento será realizado pela Federação Internacional de Football Soccer Society (FIFOS) que tem a intenção de fazer o campeonato se consolidar e, junto dele, implantar também a semana do futebol feminino no Brasil. O objetivo, segundo os organizadores, é contribuir com o desenvolvimento da modalidade, por meio de ativações e eventos que fomentem a prática do esporte no país.
“O Brasil Ladies Cup é um marco para o crescimento do futebol feminino no país, a modalidade demanda um calendário sólido e queremos contribuir significativamente. O nosso objetivo não é apenas organizar o torneio, mas fomentar o futuro da modalidade, agregando conhecimento aos profissionais do setor e cativando os torcedores a apoiarem as equipes, além de incentivar a prática do esporte”, declara Marcello Cordeiro Sangiovanni, Presidente da FIFOS.

A ideia é fazer com que o futebol feminino seja a principal pauta no esporte brasileiro durante o período da competição, promovendo um intercâmbio de conhecimento em diversas palestras, troca de experiências em clínicas de futebol, ações sociais, além do campeonato em si.
O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte – LIE da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, tem o apoio institucional da Federação Paulista de Futebol (FPF).
“É um prazer enorme para Federação se juntar a iniciativas que visam desenvolver o Futebol Feminino como um todo, pensando desde a capacitação da cadeia envolvida no esporte como a consolidação do calendário. Trata-se de uma oportunidade única para os clubes brasileiros disputarem uma competição com clubes estrangeiros. Com certeza irá agregar muito pra todos, com troca de experiências”, afirma Ana Lorena Marche, coordenadora de Futebol Feminino da FPF.