Neste sábado (16), na Fonte Luminosa em Araraquara, a Ferroviária recebeu o Corinthians pelo 1º confronto da semifinal do Paulista Feminino.
Com a presença do público no estádio (318 pagantes) e com o recurso do VAR pela primeira vez no Paulista Feminino, a partida acabou em 1×0 para o Corinthians. O gol foi marcado por Gabi Zanotti, aos 10 minutos do segundo tempo.
Essa foi a segunda derrota sofrida pela Ferroviária em casa pelo Paulistão. E foi justamente o Corinthians que conseguiu esse feito (hoje e na primeira rodada da competição, em agosto)
O jogo de volta está marcado para acontecer no dia 31 de outubro (domingo) com o local a definir (Parque São Jorge ou Neo Química Arena).
Torcida presente em Araraquara. Que saudade! #FERxCOR #PaulistãoFeminino #Semifinais
Rodrigo Corsi/Paulistão pic.twitter.com/5DzuLuUzZt— Paulistão Feminino (@PaulistaoFem) October 17, 2021
O jogo
A Ferroviária, sob o comando de Roberta Batista, foi a campo com Luciana, Carol Tavares, Ana Alice, Yasmin, Daiane, Rafa Mineira, Barrinha, Laryh, Suzane, Raquel e Gessica.
Já o Corinthians, de Arthur Elias, foi escalado com Kemelli Katiuscia, Giovanna Campiolo, Pardal, Yasmim, Ingryd, Gabi Zanotti, Gabi Portilho, Tamires, Vic Albuquerque e Adriana.
Nos primeiros três minutos de jogo, as duas equipes já haviam finalizado ao gol. A primeira foi a Ferrinha que pressionou a saída de bola, Raquel recuperou, tabelou com Suzane que chutou para o gol, mas Kemelli fez a defesa.
O Corinthians respondeu no minuto seguinte, com Adriana arrancando pelo meio e batendo no gol, mas com defesa da goleira Luciana.
Com repertório muito mais vasto, o Corinthians passou a dominar o meio de campo e criar boas oportunidades com Portilho num chute forte para o gol e depois com Tamires que recebeu na esquerda, trouxe para o meio e bateu no gol, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
Aos 17 minutos de jogo, a árbitra marcou pênalti para o Corinthians. Yasmin foi afastar o perigo da área e acabou encostando o braço na bola. O VAR entrou em ação e, na checagem, Adeli Mara Monteiro voltou atrás e anulou a marcação do penal.
A Ferroviária tinha o contra-ataque como proposta de jogo, mas era o Corinthians que continuava mandando nas ações. Aos 26, Adriana carimbou o travessão de Luciana após um bom cabeceio e, aos 30, Tamires acionou Adriana na velocidade e a camisa 16 avançou, puxou para o meio e bateu pro gol, mas a goleira fez a defesa.
A Ferrinha respondeu somente aos 43, quando Raquel recebeu perto da área, limpou a marcação e finalizou para o gol, mas a bola subiu demais.
O Corinthians teve um amplo domínio do jogo durante o primeiro tempo, mas sem exigir muito esforço da goleira Luciana em suas finalizações.
Para a segunda etapa, as equipes voltaram a campo sem nenhuma mudança. E logo aos 10 minutos, o Corinthians finalmente conseguiu balançar a rede. Do lado direito, Vic fez um cruzamento perfeito na cabeça de Gabi Zanotti que finalizou com qualidade. A goleira Luciana tentou, mas não conseguiu alcançar a bola pra fazer a defesa.
Só uma pessoa é capaz de parar essa cabeçada da Zanotti: @rodrigogazzanel e seu clique certeiro
2T I 18 min I Ferroviária 0 x 1 Corinthians pic.twitter.com/jk5wupZcaA
— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) October 17, 2021
Aos 13 minutos, a treinadora Roberta colocou Luana no lugar de Daiane e Arthur Elias tirou Ingryd e Yasmim para as entradas de Andressinha e Jheniffer.
O jogo deu uma esfriada após o gol corinthiano. A Ferroviária não conseguiu mostrar sua força ofensiva, mas continuava marcando forte a equipe visitante.
Aos 30, o Corinthians mexeu de novo. Entraram Erika, Diany e Miriã nos lugares de Pardal, Vic e Adriana. A Ferrinha também mexeu com as entradas de Rafa Mineira, Suzane e Laryh para as saídas de Leidiane, Ludmila e Raissa.
Aos 32 minutos, Jheniffer deu um lençol na adversária e tocou para a Portilho, que bateu para o gol, mas a goleira encaixou pra fazer a defesa. No minuto seguinte, Tamires acionou Miriã e ela tentou encobrir a goleira, mas parou na adversária. Diany tentou o rebote, mas não conseguiu.
Nos 10 minutos finais, o jogo ficou mais ligeiro. Aos 39, Luana lançou Carol Tavares, que cruzou na área e a bola sobrou para Ludmila, que mesmo travada conseguiu finalizar, mas a bola foi desviada para fora.
Na sequência, Kemelli ligou rápido Gabi Portilho, a bola quicou e a atacante corinthiana conseguiu finalizar da entrada da área para o gol, mas Luciana encaixou pra fazer a defesa.
Nos acréscimos, Gabi Zanotti saiu para a entrada de Grazi e não houve tempo para mais nada.