Maior goleadora do PES das Minas quer consolidar comunidade feminina no mobile

Sthefanirs marcou incríveis 24 gols em sua participação na primeira edição do PES das Minas. Ela, que disputou a competição no mobile – ou seja, jogando pelo celular -, ainda não revelou a própria identidade, mas está cada vez mais envolvida na comunidade.

“Só me conhecem por codinomes, e tal. Adotei isso desde o iniciozinho, quando ainda éramos pouquíssimas. Hoje, aguardo um momento oportuno para contar”, comentou, em entrevista às Dibradoras.

Ela joga PES desde criança, mas começou a praticar a versão mobile em 2017. “A maior dificuldade foi me adaptar a jogar sem um controle ‘físico’, mas o resto fui tirando de letra”, explica. Inspirada pelo irmão, Sthe enxergava os games apenas como um passatempo, mas depois os viu como uma possibilidade de profissão.

Além disso, os games também se tornaram uma forma de se conectar com mulheres que tivessem o mesmo interesse que ela e, talvez, não encontrassem espaço para praticar. Como uma das primeiras a se aventurar no mundo do PES mobile jogando online, ela teve o apoio da família e dos amigos e chegou a se unir com outras players para formar um clã, o Feras do Mobile Girls.

“O que dominava muito era o discurso preconceituoso de que o PES era exclusivo para o público masculino por se tratar de um jogo de futebol. Mas, com o tempo, nosso público feminino foi se consolidando nesse cenário e hoje temos uma grande representatividade.”

No PES das Minas, Sthe ficou com a segunda posição. Na final, ela perdeu para DaniYT por 2 a 1. A campeã é uma das jogadoras que a inspira na modalidade. “Chegar à final ao lado de uma grande pro player que é a Dani foi muito massa. Não imaginávamos chegar na final e, independentemente de quem ganhasse, já estávamos muito felizes só de ter participado desse grande evento”, comemora.

Para ela, a principal contribuição de torneios como o PES das Minas é mostrar que as mulheres também jogam. Ela só espera que outros torneios parecidos sejam criados. “O PES das Minas veio para nos ajudar nessa consolidação das mulheres no PES mobile. Em nossa comunidade, existem algumas ligas e federações que organizam campeonatos, mas até então apenas a Liga Brasileira de EFootball tinha organizado três edições da Lady Cup, mostrando o seu incentivo ao público feminino.”

Sthe também conta que espera ainda mais participação feminina na comunidade e apoio daqueles que já estão lá para as recém-chegadas. Por isso, para ela, torneios femininos como o PES das Minas são essenciais. “Ele traz influência para que outros campeonatos femininos sejam desenvolvidos em nossa organização. Além de ter o privilégio de jogar com grandes destaques da nossa comunidade, como a Michax, Érica, Jéssica e várias outras mulheres que arrasam!”

Ela garante que vai participar da próxima edição do torneio. “A expectativa está a mil. Foi uma satisfação participar da primeira edição, e com a segunda não será diferente.”

A segunda edição do PES das Minas começa na próxima quinta-feira (23). Para saber mais detalhes do formato, devices e premiações, é só acessar o site oficial.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *