Ela sempre pedia videogame de presente e ganhava boneca. “Na minha época, videogame era brinquedo para menino. Nas propagandas antigas, só apareciam meninos jogando, nunca tinha menina”. Quem escuta Sabrina Cristina de Souza Santos dizer isso, pensa que ela tem muito mais que 25 anos, mas o fato é que há pouco tempo seria impossível imaginar que ela trabalharia com games e ainda seria embaixadora de um campeonato de futebol eletrônico para mulheres.
“Eu só podia jogar quando ia para a casa de algum primo. Eu era aquela menina chata que ficava ‘deixa eu jogar, deixa eu jogar’, mas nunca deixavam porque, como eu não podia treinar, não era boa”, relembra a mineira natural de Belo Horizonte. “Minha esperança era ganhar um PlayStation no Bom Dia & Cia (programa infantil do SBT que sorteia prêmios para os telespectadores), mas nunca deu certo (risos)”.
Separada dos consoles, Sabrina foi estudar veterinária e arranjou um emprego como pesquisadora no setor de economia do SESC para juntar dinheiro. Em 2015, finalmente conseguiu comprar o tão sonhado videogame. Mas aí, dividida entre os estudos e o trabalho, não sobrava tempo para jogar. No final da faculdade, ela se mudou para São Paulo para trabalhar com animais silvestres. Até que, em 2018, conheceu o Pro Evolution Soccer (PES) mobile, versão para celular do jogo de futebol da Konami lançado em 2017.
Com o celular na mão dava pra jogar em qualquer lugar. Isso é, quando o machismo da comunidade não atrapalhava. “Quando comecei, percebi que eram pouquíssimas mulheres na comunidade. Quando você tentava se enturmar em grupos no Facebook, WhatsApp, eles duvidavam que você era mulher, chegando ao ponto de stalkearem meu perfil, irem atrás da minha família, para saber se eu era real. Achavam que era algum menino com um perfil falso pois duvidavam da capacidade de uma mulher de ter tanto conhecimento sobre o jogo”, conta.
Nessa época, um amigo de Sabrina que era youtuber perguntou por que ela não começava a fazer vídeos sobre o assunto, já que sempre foi bastante comunicativa. “Eu tinha pensado nisso, mas faltava esse empurrãozinho. E assim ninguém ia duvidar de mim, era só mandar um vídeo do meu canal!”, explica. Mas não foi tão simples assim. Sabrina recebia mais críticas do que apoio e acabou desanimando. Quando a pandemia começou, ela perdeu o emprego em São Paulo e voltou a morar com os pais em BH. Sem poder sair de casa, sobrou tempo para se dedicar ao canal e Sabrina Cristina de Souza Santos virou Sah Says. “Fazia lives mesmo sem recurso. Era tudo pelo celular e a live mais caía do que funcionava… era uma tristeza! Mas o público continuava lá acompanhando e curtindo”, comemora. “O canal foi monetizado, a galera começou a me ajudar e, no final de 2020, juntei o suficiente para comprar um computador”.
Depois do sucesso do reality show “Looking for a Caster”, vencido pela Milla, o SporTV lançou o “Looking for a Streamer”. Sah foi uma das dez selecionadas, entre milhares de inscritos de todo o Brasil. Por sorteio, ficou decidido que ela faria um duelo por likes contra o youtuber Ralph, justamente o participante com mais seguidores. “O canal dele tinha 600 mil inscritos a mais do que o meu. Por isso, quando recebi o resultado de que tinha vencido, não acreditei”.
Nesse vídeo abaixo dá pra ver a emoção da Sah ao descobrir que estava entre os cinco finalistas:
Sah terminou o “Looking for a Streamer” em terceiro, atrás apenas do vencedor Blackwill e do vice-campeão MitoAbdalla, pro player do Flamengo. Ser a primeira, no entanto, não era a prioridade da streamer. “O que eu mais queria mesmo era mostrar representatividade. Entre os 10 participantes, só tinham duas mulheres”, comenta. “Hoje eu vejo que a galera que me apoia é muito maior do que quem critica. 95% dos meus seguidores são homens e tento mostrar pra eles como alguns comentários magoam, por exemplo, zoar quando o cara perde para uma mulher. A própria galera que me acompanha já me ajuda a coibir esse tipo de comentário machista”.
Sah ainda não consegue se sustentar como streamer, mas a família, que antes nem pensava em dar um videogame de presente e insistia para ela procurar emprego em clínicas veterinárias, virou a maior incentivadora. Então, se você receber algum link de um senhor pedindo likes, não se assuste, é o pai da Sah divulgando o canal da filhona!
A segunda edição dos PES das Minas já tem data marcada! O torneio começa no dia 23 de setembro e as inscrições para participar vão até dia 21. Corre lá no site oficial para não perder a oportunidade.