O Brasileirão Feminino de 2021 se encaminha para a reta final e promete entregar um grande espetáculo na decisão inédita entre Corinthians x Palmeiras no dias 12 e 26 de setembro.
Essa foi a 9ª edição do campeonato que passou a ser organizado pela CBF em 2013, mas que nesta temporada, viveu o auge do investimento no futebol das mulheres. Com as equipes se fortalecendo, jogadoras da seleção brasileira atuando no país, transmissões dos jogos em TV aberta e fechada, a chegada de um patrocínio histórico proporcionou à modalidade um grande avanço.
A Neoenergia – uma das maiores empresas do setor elétrico – se tornou a primeira companhia no país a subsidiar exclusivamente a Seleção Brasileira e a competição nacional de clubes. Com contrato válido pelos próximos quatro anos, o objetivo do patrocinador tem muita sinergia com o que o esporte feminino deseja há alguns anos: ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional, aliado com a equidade de gênero e oferecendo melhores oportunidades para as atletas.
As mulheres lutam, há anos, para quebrar o preconceito e a ideia de que o esporte não é lugar para elas. Meninas cresceram ouvindo que a bola, o tatame, as pistas e tantos outros espaços não eram possíveis de serem ocupados. E foi com o apoio ao esporte praticado por mulheres que a companhia passou a contribuir com afinco na inserção feminina em atividades antes consideradas predominantemente masculinas.
Mulheres em campo
A independência financeira é uma das principais formas de empoderamento das mulheres e, por isso, promover a igualdade no acesso ao mercado de trabalho é essencial.
A Neoenergia integra o grupo espanhol Iberdrola e, juntas, as empresas desenvolvem um projeto que impulsiona a participação das mulheres no esporte. Atualmente, mais de 330 mil atletas são subsidiados no mundo.
Mais do que investir e discursar sobre a presença feminina na área esportiva, a patrocinadora do Brasileirão e da Seleção Feminina de Futebol promove também a igualdade de gênero dentro da própria empresa.
“Acreditamos na igualdade em todos os campos e compartilhamos com essas jogadoras os mesmos valores como esforço, superação, profissionalismo, trabalho em equipe. Essas esportistas são o espelho em que miram muitos homens e mulheres, são exemplos para tantas outras que veem no esporte uma janela de oportunidades de mudança social. Além de ser um direito primordial, a igualdade também é um dos fundamentos essenciais para construir um mundo mais próspero para todos”, afirmou o superintendente de Comunicação da Neoenergia, Marcus de Barros Pinto.
Atualmente, a Neoenergia conta com 43% de mulheres nas suas equipes corporativas, sendo que na Diretoria Executiva a proporção é de 44% de presença feminina. E a empresa segue atuando para que esses números sejam ainda mais expressivos nos próximos anos e também diverso.
A Neoenergia revisou seus processos de Recursos Humanos e, segundo a empresa, passou a atuar em recrutamento e seleção para promover processos seletivos mais inclusivos. A ideia é formar sua liderança para gestão da diversidade, seguir fomentando ações para empoderamento e combate ao preconceito, não admitindo qualquer tipo de discriminação.
Futebol sustentável
E claro, para além do campo e da bola, a patrocinadora do futebol feminino brasileiro cumpre seu papel social e também tem compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ) número 7 (fornecer energia limpa e acessível) e 13 (combater as mudanças climáticas). Por isso, a empresa busca estimular atitudes sustentáveis também no esporte.
A energia solar é uma fonte limpa e renovável por utilizar a luz do sol para produzir energia elétrica e não emitir gases do efeito estufa no processo de geração. Além de garantir mais sustentabilidade aos estádios, ela pode criar vantagens para residências e empresas.
O primeiro passo dessa iniciativa foi dado em uma ação realizada pela Neoenergia Coelba (distribuidora do grupo que atua na Bahia), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Ele foi pioneiro na América Latina em aderir à energia elétrica fotovoltaica para abastecimento próprio de energia. Com capacidade para 32 mil pessoas, o estádio começou a gerar energia em 2012, com o projeto Pituaçu Solar, e, atualmente, a usina conta com 2.302 módulos fotovoltaicos, gerando cerca de 630 MWh/ano e garantindo autossuficiência elétrica para todo o espaço. A iniciativa fez parte do Programa de Eficiência, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com o governo estadual.
Com foco em investimentos que promovem o combate às mudanças climáticas, a Neoenergia oferece soluções tanto para empresas como para pessoas físicas. No caso das residências, a economia após a instalação de painéis fotovoltaicos pode chegar a 95% da fatura de energia, além de valorizar o imóvel.
A empresa oferece em suas áreas de concessão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, durante todo o mês de setembro, condições especiais como forma de incentivar o crescimento da geração de energia limpa. Ao clicar no link https://simuladorsolar.neoenergiacomercializacao.com.br/, o consumidor dessas regiões poderá simular um projeto e, na compra de sistemas solares, obter desconto de até R$ 6 mil.
Futuro mais justo, diverso e consciente
Mais do que patrocinar o futebol feminino, a chegada da Neoenergia ao esporte brasileiro traz com ela valores importantes. Os 90 minutos de uma partida do jogo que amamos podem se transformar em uma grande plataforma de bons exemplos.
O fair play, a igualdade de gênero, o combate ao preconceito, a sustentabilidade, são atitudes que transformam e melhoram completamente a nossa vida em sociedade.
Nos próximos domingos de setembro (12 e 26) veremos mulheres em campo, como protagonistas de um esporte que pode ser agente principal de uma mudança coletiva. Elas disputarão o lugar mais alto do pódio sabendo que terão o apoio de uma empresa que se preocupa com empoderamento feminino e com consumo consciente de energia. E o dérbi inédito na final do Brasileirão Feminino será tão histórico como a chegada da Neoenergia, apoiando e valorizando o esporte feminino.
Post produzido em parceria com Neoenergia