Neste sábado (24), a seleção feminina de futebol enfrentou a Holanda na segunda rodada do grupo F, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O placar final foi o empate em 3×3 , com gols de Debinha, Marta e Ludmilla. Do lado holandês, Miedema marcou duas vezes e Dominique Jansse fez um.
O Brasil foi a campo com a mesma equipe que venceu a China por 5×0: Bárbara, Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga e Andressinha; Duda, Marta, Bia Zaneratto e Debinha.
E a Holanda começou a partida com: Van Veenendaal, Wilms, Van Der Gragt, Nouwen, D. Janssen; Roord, Van De Donk, Groenen; Van De Sanden, Miedema e Martens.
Desde a Copa do Mundo de 2019, a Holanda havia feito 27 jogos e só tinha perdido quatro deles: a final contra os Estados Unidos e os amistosos contra Espanha, Itália e Estados Unidos novamente.
Além destes resultados, as Leoas haviam empatado com Brasil, Canadá e França no período. Com o resultado de hoje, a Holanda segue sem vencer o Brasil. Em jogos oficiais, a vantagem é brasileira no retrospecto contra as holandesas: 3 vitórias (1988, 1997 e 2010) e agora, 3 empates (2014 e 2020 e 2021).
O jogo
O Brasil começou tocando a bola e partindo rumo ao ataque, mas antes dos 3 minutos de jogo, a Holanda abriu o placar. Wilms avançou pela direita, cruzou e a bola encontrou Miedema na área. Ela girou para cima da zagueira Érika e bateu no canto direito de Bárbara.
Aos sete minutos de jogo, o Brasil cobrou um escanteio e, na disputa pela bola dentro da área, o VAR precisou entrar em campo para anular um possível pênalti que a árbitra Kate Jacewicz havia sinalizado.
Aos 16 minutos de jogo, o Brasil empatou. Bia recebeu na entrada da área, tocou para Debinha e a camisa 9 acionou para Duda na lateral direita. Ela alcançou a bola, cruzou para a área e Debinha tentou chutar, mas foi interceptada pela zaga. No rebote, ela finalizou no canto esquerdo da goleira Van Veenendaal.
Aos 21, Marta tentou um chute por cobertura depois de uma ótima troca de passes do Brasil, mas a bola foi pra fora.
O jogo seguiu aberto e aos 23, após Marta pedir falta de Van De Sanden e a árbitra mandar seguir, a Holanda partiu para o ataque. Miedema e Martens puxaram o contra-ataque e, na finalização, Martens chutou para fora.
Perto dos 30 minutos, a Holanda passou a atacar mais pelo lado esquerdo, exigindo muito da marcação de Bruna Benites pra cima de Martens. Aos 32, a atacante holandesa passou pela marcadora brasileira, chegou até a área com perigo, mas o chute foi bloqueado por Érika.
Aos 39, mais um susto pelo lado esquerdo. Miedema saiu atrás de Érika na corrida e conseguiu ultrapassar a zagueira. Ela entrou na área com a bola, mas foi bloqueada por Rafaelle, e Bárbara segurou a bola.
Perto dos 45, o Brasil pressionou com uma sequência de escanteios. Em um deles, Debinha arriscou de fora da área, mas a bola foi pra fora. E, nos acréscimos, em um cruzamento de Tamires, a zagueira Rafaelle conseguiu desviar de cabeça, mas a bola também foi para a linha de fundo.
No segundo tempo, Pia fez três alterações para voltar a campo. Saíram Bia, Formiga e Duda para as entradas de Ludmila, Angelina e Andressa Alves.
COMEÇA O 2T E MUDOU O BRASIL!!!
Sai Duda 7, entra Andressa Alves 21
Sai Formiga 8, entra Angelina 11
Sai Bia Zaneratto 16, entra Ludmilla 12@dibradoras pic.twitter.com/sXLUmYS9JF
— dibradoras (@dibradoras) July 24, 2021
A chance mais clara do Brasil veio antes dos 10 minutos de jogo. Em um contra-ataque, Tamires dominou, driblou Janssen, mas chutou para fora.
Mas, aos 13 minutos, a Holanda voltou a ficar na frente no placar. Após cruzamento de Van de Donk, Miedema ganhou de Tamires no alto e, de cabeça, colocou no contrapé de Bárbara, 2×1.
Ludmilla, que entrou para dar velocidade ao Brasil pelas pontas, sofreu falta dentro da área enquanto avançava pelo lado esquerdo. A árbitra marcou pênalti e aos 19 minutos, Marta cobrou e fez o segundo gol brasileiro e seu 13º gol em Jogos Olímpicos.
E, além da velocidade, o oportunismo de Ludmilla fez efeito. Três minutos após o empate, a camisa 12 do Brasil aproveitou falha grotesca de Nouwen em um recuo para sua goleira, se antecipou e guardou o dela, 3×2 para o Brasil
Aos 28 minutos, Marta saiu de campo para a entrada de Geyse. Aos 33, a árbitra marcou falta de Ludmilla em cima de Groenen na entrada da área. Em uma bela cobrança, Dominique Janssen empatou o jogo, colocando a bola no ângulo esquerdo de Bárbara que tentou alcançar a bola, mas não conseguiu.
O jogo pouco mudou depois disso. O Brasil controlou a bola e as holandesas só observaram a tentativa de Ludmilla de letra após cruzamento rasteiro de Geyse. Mas a bola correu muito e saiu pela outra lateral do campo. O placar não mudou e o jogo acabou empatado em 3×3.
O último jogo do Brasil será diante da Zâmbia, na próxima terça-feira (27), às 8h30 da manhã (horário de Brasília).