Nesta quarta-feira (21), a seleção feminina de futebol fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio e venceu a China por 5×0, com dois gols de Marta, Debinha, Andressa Alves e Bia Zaneratto.
A novidade na escalação de Pia Sundhage foi a meia-atacante Duda, pelo lado direito, no lugar de Ludmila. E com a camisa 7 em campo, o Brasil ficou mais forte no setor.
Com a presença de público no estádio, os presentes obedeceram as ordens das autoridades e assistiram a partida em silêncio, comemorando as jogadas apenas com aplausos, por conta da pandemia do Coronavírus.
O Brasil foi a campo com: Bárbara, Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga e Andressinha; Duda, Marta, Bia Zaneratto e Debinha.
A China começou a partida com: Peng Shimeng, Luo Guiping, Wang Xiaoxue, Li Qingtong e Li Menwen; Yang Lina, Wang Yan, Miao Siwen, Wang Shuang e Zhang Xin; Wang Shanshan.
O jogo
No início da partida, o Brasil estava um pouco frio no jogo. As chinesas começaram a avançar pelo lado lado esquerdo, dando trabalho para a marcação de Bruna Benites. Antes dos cinco minutos, a China cobrou falta perto da área, mas o Brasil soube conter o avanço adversário.
Com o passar do tempo, a equipe se organizou. A primeira chance veio com Duda, que avançou com perigo pela direita.
✅ Primera mujer que marca en 5⃣ @juegosolimpicos
✅ Suma un total de 1⃣1⃣ goles en los JJOO ⚽️
✅ Segunda con más goles en la historia del torneo femenino✍️ ¡Marta no para de hacer historia! #Tokyo2020 | @Tokyo2020es pic.twitter.com/KEG0vAf9GV
— FIFA.com en español (@fifacom_es) July 21, 2021
Não demorou muito para o time brasileiro abrir o placar. Aos 9 do primeiro tempo, após bola esticada, Bia Zaneratto brigou pela posse, avançou para a área e cruzou. Debinha cabeceou na trave, Bia novamente brigou pela bola que sobrou para Marta chutar para o gol.
O Brasil seguiu buscando ampliar o placar e o segundo gol saiu aos 20 minutos. Após cobrança de lateral no campo de ataque, Bia, Bruna e Duda triangularam uma jogada pelo lado direito, a camisa 16 chutou para o gol e a goleira rebateu. Debinha estava no rebote e fez 2×0 – este foi o 13º gol da atacante sob o comando de Pia Sundhage.
A China teve sua chance mais clara de gol aos 40 minutos da primeira etapa. A jogada começou com um cruzamento pelo lado esquerdo que sobrou para a camisa 9 chinesa, Miao, arriscar de fora da área. A goleira Bárbara fez uma ótima defesa, de mão trocada.
No segundo tempo, novamente as chinesas começaram mais intensas. Nos minutos iniciais, em uma bola longa, Wang Shanshan iria aparecer sozinha, cara a cara com o gol, mas Bárbara se adiantou a tempo de ficar com a bola.
Aos 6 minutos, novamente Shanshan levou perigo ao gol brasileiro ao acertar a trave e Miao, no rebote, chutar pra fora.
Aos 13 minutos, Pia fez a primeira mudança no time brasileiro: saiu Duda e entrou Andressa Alves. Aos 15 minutos, o chute de Debinha parou no travessão da goleira chinesa, Peng.
O Brasil diminuiu bastante o ritmo de jogada no meio da etapa final. As chinesas trocaram passes buscando o ataque e começaram a marcar presença na área. A camisa 11, Shanshan, teve a chance mais clara de gol em seus pés. Ela finalizou, mas Bárbara, com as pontas dos dedos fez a defesa.
Aos 25, o Brasil teve chance com chutes de Andressa Alves e Bia Zaneratto, mas a goleira Peng fez as defesas. Logo após os avanços, Pia mexeu novamente no time, tirando Formiga de campo e colocando Julia Bianchi.
Aos 28 minutos, Marta fez seu segundo gol na partida após começar a jogada e servir Bia Zaneratto. A camisa 16 não conseguiu finalizar, foi desarmada e, no corte errado da zaga chinesa, a camisa 10 chutou cruzado, no cantinho do gol de Peng. Este foi o 12º gol de Marta em Jogos Olímpicos.
NO DETALHE
Já são 12 gols em 5 edições de Olimpíadas; segunda maior artilheira da história do Jogos (faltam 2 pra alcançar Cristiane) = RAINHA!!!!@dibradoras pic.twitter.com/Q2DZhcR4at
— dibradoras (@dibradoras) July 21, 2021
Aos 31 minutos, logo após tomar o terceiro gol, a China chegou novamente com perigo ao gol de Bárbara, e a bola bateu na trave.
Três minutos depois, Andressa Alves sofreu falta de Wang Xiaoxue dentro da área e a árbitra marcou a penalidade. Ela mesma cobrou, no cantinho direito de Peng e ampliou o placar: 4×0.
O DESENROLAR DO PÊNALTI
@dibradoras pic.twitter.com/nQz5wujBXt
— dibradoras (@dibradoras) July 21, 2021
Aos 38, Marta deixou o campo para a entrada de Lumila. Com os dois gols marcados hoje, a camisa 10 ultrapassou a canadense Sinclair e se tornou a segunda maior artilheira dos Jogos Olímpicos, atrás apenas de Cristiane, com 14 gols.
O último gol do Brasil foi marcado por Bia Zaneratto após cruzamento rasteiro de Debinha – que recuperou a bola das chinesas – e não deu chances pra goleira Peng Shimeng. E com 5×0 no placar, o Brasil estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O próximo jogo do Brasil será diante da Holanda, no próximo sábado (24), às 8h da manhã (horário de Brasília). E o último jogo será contra Zâmbia, na próxima terça-feira (27), às 8h30.