Neste domingo (02), a 5ª rodada do Brasileirão Feminino contou com quatro jogos. O Cruzeiro conquistou uma importante vitória fora de casa diante do Minas Brasília, o Flamengo venceu pela primeira vez na competição e o Real Brasília derrotou o São José no Martins Pereira.
Mas o grande resultado aconteceu na Vila Belmiro, com o Santos quebrando uma série de 21 jogos de invencibilidade corinthiana no Campeonato Brasileiro ao derrotar as Alvinegras por 2×1, com gols de Ketlen e Brena.
Vamos aos confrontos:
Santos 2×1 Corinthians
Na Vila Belmiro, duas equipes invictas se enfrentaram. As Sereias – com duas vitórias e dois empates – receberam o Corinthians, com 4 vitórias.
Segundo informações da assessoria do Santos, antes da bola rolar, as Sereias e as Alvinegras já haviam se enfrentado 27 vezes ao longo da história dos campeonatos Brasileiros e Paulistas. Desde 1997, o confronto é muito equilibrado. São 9 vitórias para cada equipe e 9 empates, com o Santos marcando 43 gols e e sofrendo 43 gols também.
Pelo lado santista, a novidade foi o retorno de Cristiane entre as relacionadas. A camisa 11 se ausentou dos últimos dois jogos por conta do nascimento de seu filho Bento. Cris começou a partida no banco de reservas.
Já pelo Corinthians, as ausências foram da goleira Tainá a goleira (com lesão no joelho) e a artilheira Jheniffer, que sofreu uma lesão no pé na partida contra o Inter e está em tratamento.
Elas estão fora do jogo de hoje, mas vieram acompanhar a partida. Foto pesadíssima, Fiel! pic.twitter.com/s4Dj7nzNOf
— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) May 2, 2021
O Corinthians começou criando boas chances logo no início de jogo, aos 3 e aos 5, com Vic Albuquerque finalizando as duas oportunidades para fora.
As corinthianas chegaram com perigo novamente aos 11 minutos, tocando a bola de pé em pé, quando Crivellari ligou Grazi pela direita, ela acionou Portilho que cruzou para área e Vic novamente finalizou para fora.
Aos 13 minutos, o Santos respondeu. Erikinha acionou Rita Bove e a camisa 8 enfiou uma linda bola para Maria Dias, que finalizou com perigo e exigiu uma ótima defesa de Kemelli com a ponta dos dedos.
Aos 35, quase que Ketlen faz uma pintura na Vila Belmiro. Ela arriscou de muito longe, vendo a goleira corinthiana adiantada, mas Kemelli conseguiu se recuperar e operar um milagre para não deixar a bola entrar.
A pressão santista não parou. Aos 39 minutos, Maria Dias arriscou novo chute de fora da área e, mais uma vez, Kemelli evitou o gol adversário. Mas, aos 40, as Sereias abriram o placar.
Após cobrança de escanteio pelo lado direito, Ketlen ganhou no alto das zagueiras Pardal e Poliana e balançou as redes. Esse foi o gol de número 109 da camisa 7 pelo Santos – 37 deles marcados no Brasileirão.
Mais um gol pra coleção da Ketlen!#SereiasDaVila | #SANxCOR | 1×0 pic.twitter.com/W0LaLuOjnl
— Sereias da Vila (@SereiasDaVila) May 2, 2021
O Corinthians assustou a goleira Michelle aos 44 minutos da primeira etapa. Andressinha cobrou falta na entrada da área e a bola foi desviada, passando muito perto da trave santista.
Para o segundo tempo, o treinador Arthur Elias fez mudanças na equipe. Saíram Poliana, Andressinha e Portilho para as entradas de Erika, Gabi Zanotti e Adriana.
Mesmo com a vantagem no placar, o Santos não recuou e aos 9 minutos ampliou o placar. Em um lançamento que partiu da defesa, Amanda segurou a bola, usou o corpo e fez o pivô mesmo com a marcação de Erika e ajeitou para Brena emendar um belo chute na entrada da área.
A goleira Kemelli ainda tocou na bola antes dela morrer no fundo da rede corinthiana. Essa foi a 4ª assistência de Amanda Gutierrez no Brasileirão.
Que jogada da Amanda e que finalização da Brena!#SereiasDaVila | #SANxCOR | 2×0 pic.twitter.com/buFEtEAE8p
— Sereias da Vila (@SereiasDaVila) May 3, 2021
Aos 14 minutos, a árbitra assinalou um pênalti para o Corinthians, após Rita Bove segurar Gabi Zanotti dentro da área. Adriana cobrou no canto direito e diminuiu o placar para 2×1.
Depois do gol, o Corinthians fez mais duas mudanças: saíram Grazi e Vic para as entradas de Diany e Gabi Nunes. E, pelo Santos, Chris Lessa tirou Brena para entrada de Júlia Daltoé. O jogo ficou quente e as duas equipes intensificaram a marcação no meio de campo.
Aos 26 minutos, Cristiane entrou no lugar de Amanda Gutierrez e a camisa 11 brigou com muita intensidade dentro de campo. Dez minutos depois, foi a vez de Karen entrar no lugar de Bia Menezes pela equipe santista.
Aos 42 minutos, as santistas partiram em contra-ataque e, pela esquerda, Cristiane bateu cruzado e goleira corintiana espalmou pra longe.
Nos últimos minutos, a equipe santista conseguiu segurar muito bem os avanços do Corinthians (a maioria das jogadas pelo alto), sem precisar recuar muito. Destaque para zagueira Camila que fez desarmes e afastou bolas perigosas das adversárias durante todo o jogo.
Com o resultado, o Corinthians segue na liderança com 12 pontos, mas vê o Santos assumir a segunda posição, com 11. Na próxima rodada, as corinthianas recebem o Palmeiras e o Santos vai até o Sul para enfrentar o Grêmio.
Minas Brasília 1×3 Cruzeiro
No estádio Defelê, em Brasília, o Minas Brasília recebeu o Cruzeiro – equipes que estavam a duas rodadas sem vencer.
O Cruzeiro abriu o placar aos sete minutos da primeira etapa quando Duda roubou a bola, passou para Carol, que acionou Mariana. A camisa 25 ganhou na corrida da adversária e finalizou de cobertura para o gol.
Com a vantagem no placar, as Cabulosas passaram a ter mais tranquilidade. Do outro lado, o Minas seguia tentando empatar. Karla Alves, Adriane Nenê e Farinon tentaram surpreender a goleira Mary Camilo, mas a arqueira fez a defesa na primeira chance e a bola foi pra fora na segunda e na terceira.
Aos 48 minutos iniciais, o árbitro assinalou um pênalti para a equipe mineira quando a defensora do time brasiliense bateu o braço na bola dentro da área. Na cobrança, Duda guardou o primeiro gol dela na partida.
No segundo tempo, o Minas Brasília voltou melhor e teve duas chances na metade da etapa final com Karla Alves numa cobrança de falta que a goleira cruzeirense espalmou para escanteio e, na sequência da jogada, a bola sobrou na pequena área, mas Mary Camilo fez a defesa.
O terceiro gol cruzeirense veio aos 23 minutos. Vanessinha serviu Duda pela direita e a camisa 10 finalizou, marcando seu segundo gol na partida.
Então vamos de gols? Confira os do @Cruzeiro na vitória de hoje!
⚽️ Duda [2] e Mariana (CRU) | Adriana Nenê (MIN).
@MyCujoo pic.twitter.com/lDWNMYnseI
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) May 2, 2021
Aos 41 minutos, o Minas descontou com um chute rasteiro de Adriane Nenê, mas não foi o suficiente para evitar a derrota das donas da casa.
Com esse resultado, o Cruzeiro vai a quatro pontos, saindo da zona da degola. Na próxima rodada, as Cabulosas recebem o Botafogo, em casa. Já o Minas Brasília segue com dois pontos e sem vencer na competição (são dois empates e três derrotas). Na 6ª partida, as brasilienses vão até Caçador para enfrentar o Napoli.
Bahia 0x1 Flamengo
Esse foi o jogo entre duas equipes que não haviam vencido, até então, no campeonato. O Bahia recebeu o Flamengo em Pituaçu e os dois times contavam com 2 empates e 2 derrotas.
Pelo lado do Bahia, a baixa da equipe foi a zagueira Sabrina, que foi isolada após testar positivo para Covid-19.
O Flamengo abriu o placar logo no início do jogo, aos 6 minutos, em cobrança de escanteio de Débora Sorriso. A zaga do Bahia não afastou completamente e a lateral-direita, Raquel, de cabeça, fez 1×0.
Aos 15 minutos, o Bahia respondeu com Nine, que avançou e chutou de fora da área para defesa da goleira carioca.
Aos 40 minutos, quem levou perigo foi o Flamengo. Ana Carla ganhou na dividida, invadiu a área e tentou passar a bola para Jayanne. Mas na hora certa, a zaga do Bahia fez o corte nos pés de Dani Ortolan, que teve seu chute travado.
No início do segundo tempo, as duas equipes não criaram chances claras de gol. Mas, aos 23, as Meninas de Aço tiveram a chance de empatar o jogo. Jordana se livrou da marcação e abriu a bola na direita. No cruzamento para área, Moretti tentou a finalização, mas a bola bateu na mão da defensora flamenguista.
Com direito a pênalti defendido pela Kaká, o @TimeFlamengo venceu a primeira na disputa! Assista agora!
⚽️ Raquel Santiago (FLA)
@MyCujoo pic.twitter.com/I9qhELiqVq
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) May 3, 2021
A própria Moretti foi para a cobrança, fez a paradinha, mas a goleira Kaka caiu no canto certo para fazer a defesa. Ellen ainda tentou pegar o rebote, mas o Bahia perdeu grande chance.
Aos 32, o Bahia criou mais uma oportunidade. Geisi driblou pela ponta direita, invadiu a área e chutou, mas a goleira Kaka fez boa defesa.
Aos 43 minutos finais, o Flamengo acertou o travessão após cobrança de falta da atacante Flávia. Ana Carla tentou pegar o rebote, mas não conseguiu finalizar para o gol.
E assim, a primeira partida entre Bahia e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro acabou com vitória flamenguista, a primeira da equipe carioca na competição que chega a 5 pontos.
Na próxima partida, o Flamengo encara o São José no Rio de Janeiro. Já o Bahia vai até o Defelê para enfrentar o Real Brasília.
São José 0x1 Real Brasília
No Martins Pereira, as Meninas da Águia receberam o Real Brasília e apenas um ponto separavam uma equipe da outra.
A primeira chance clara de gol veio com as visitantes, aos 5 minutos iniciais. Após cobrança de escanteio, a zaga joseense afastou mal e Gadu finalizou no canto esquerdo, exigindo boa defesa da goleira Zany.
O São José teve uma boa chance de construir uma jogada com perigo aos 26, quando Juju cobrou uma falta na área pelo lado direito, mas chutou muito forte e a bola subiu demais. A atacante Fernanda Tipa também levou perigo ao gol de Flavia, quando aproveitou a falha da zaga de Brasília finalizou da entrada da área, no meio do gol, fazendo a goleira brasiliense defender o chute em dois tempos.
Aos 32, a capitã Isabela Melo cobrou falta para as brasilienses e a bola passou com perigo por cima do gol. Aos 36, em nova chance na bola parada, Sassá acertou um belo chute de fora da área, mas a bola explodiu no travessão da equipe de São José.
No segundo tempo, as brasilienses chegaram com perigo aos 4 minutos, quando Daniele finalizou de pé esquerdo e a bola passou perto da trave de Zany.
Aos 7 minutos foi a vez de São José responder. Em cruzamento pela direita a bola ia entrando no gol, mas a goleira Flávia espalmou para escanteio.
Aos 14 minutos, o Real Brasília abriu o placar em cobrança de escanteio fechadinho de Sassá pela direita. A goleira Zany não conseguiu segurar a bola no alto e a camisa 7 fez um gol olímpico.
Tutorial de gol olímpico da Sassá 7️⃣. Em breve no nosso canal no YouTube pic.twitter.com/B3FxVkGxsT
— Real Brasília Futebol Clube (@realbrasiliaofc) May 3, 2021
Aos 18 minutos, após bate-rebate na área, o São José teve chance de igualar o placar em finalização de Giovania. Aos 31, Bea cobrou falta para o São José e, mesmo longe, a cobrança foi boa. A bola subiu um pouco, mas passou perto do gol de Flavia.
Aos 42 minutos, em cobrança de falta na entrada da área, Sassá levou perigo ao gol de Zany. A bola foi pra fora, mas passou muito perto do gol do São José.
Aos 46, Verônica acertou um bom chute de fora área, mas a goleira Flavia caiu no cantinho direito para fazer a defesa em dois tempos. E assim, acabou a partida em 1×0 para as brasilienses.
Na 6ª rodada, as Meninas da Águia vão enfrentar o Flamengo e o Real Brasília recebe o Bahia no Distrito Federal.
Próximos jogos
Na segunda-feira, dois jogos fecham a 5ª rodada: Botafogo x Napoli (15h) e Palmeiras x Grêmio (20h).