O Brasileirão Feminino começou neste sábado (17) com três jogos e, no domingo, outros cinco confrontos fecharam a rodada inicial. O equilíbrio entre as equipes marcou esse início de campeonato. Seis jogos acabaram em empate e 16 gols foram marcados.
O placar mais elástico foi aplicado pelo atual campeão, Corinthians, em cima do Napoli-SC. Com gols de Jheniffer (contratada para a atual temporada), Gabi Nunes e Gabi Zanotti, o Timão venceu por 3×0, no Parque São Jorge, as atuais campeãs da Série A2.
Outra vitória importante foi conquistada pelo Avaí/Kindermann (vice-campeão brasileiro) que derrotou o São José no Martins Pereira. Com três desfalques de atletas que positivaram para Covid-19 (a capitã Tuani, Karina e Camila) as Avaíanas venceram por 1×0 (golaço de Raiza).
E, fechando a rodada, o jogo entre Palmeiras e Ferroviária no Allianz Parque teve bastante volume para ambos os lados e acabou em 2×2. Transmitido pela TV Bandeirantes, o confronto entre duas equipes do estado de São Paulo foi empolgante e mostrou a força do Palmeiras, que trouxe 12 reforços para o time em 2021, e da Ferroviária, atual campeã da Libertadores e equipe cascuda comandada por Lindsay Camila.
A equipe de Araraquara abriu o placar aos 46 do primeiro tempo com um belo chute de Rafa Mineira, pegando de primeira na entrada da área, sem chance pra goleira Taty Amaro defender. A vantagem afeana não durou muito já que dois minutos depois, a zagueira Tainara empatou a partida após escanteio rasteiro cobrado por Camilinha.
No segundo tempo, o Palmeiras pressionou mais. Bia Zaneratto se movimentou bastante durante todo o jogo e aos 23 da etapa final, a equipe de Ricardo Belli fez 2×1. O gol da virada palmeirense saiu de um cruzamento da zagueira Thais para Bia, que tocou de cabeça e acabou trombando com a goleira Luciana. A bola sobrou para Chú balançar as redes.
Mas a Ferrinha não se entregou e aos 45 minutos finais buscou o empate. Rafa Mineira mandou a bola pra área, a atacante Sochor desviou de cabeça e no rebote da goleira Taty, a bola sobrou nos pés de Lurdinha.
O empate entre as equipes contou com a famosa “lei da ex”. Chu, ex-atacante da Ferroviária marcou pelo Palmeiras e Lurdinha, ex-jogadora da equipe alviverde deixou sua marca defendendo a equipe de Araraquara.
No final da partida, a treinadora Lindsay Camila respondeu em coletiva imprensa, que o empate foi positivo para o time do interior, mas que a equipe ainda peca na concentração. “Precisamos trabalhar para melhorar essa concentração, mas o importante é que a gente acaba não deixando cair. Não podemos deixar que, toda vez que marcamos um gol, no ataque seguinte a gente sofra esses gols por bobeira.”
Outros confrontos
São Paulo 1×1 Gêmio
O jogo que abriu a rodada foi São Paulo x Grêmio, em Cotia, no CFA Laudo Natel. Com transmissão via Youtube, feita pelo canal Desimpedidos, o jogo foi bastante comentado em tempo real nas redes sociais.
Em campo, o primeiro tempo foi morno e muito equilibrado. O primeiro gol saiu aos 4 minutos do segundo tempo, com Carol, que foi acionada por Micaelly na meia esquerda e acertou um belo chute de fora da área. Mas, pouco depois, o time são-paulino sofreu o gol de empate. Gisseli recebeu no meio e avançou em velocidade. Na entrada da área, abriu para Eudimilla e a camisa 8 mandou para o fundo das redes, deixando o placar igualado.
Pelo São Paulo, Micaelly e Naná foram as novidades na escalação, vestindo a camisa do clube pela primeira vez. Após o intervalo, a lateral-esquerda Clara também fez sua estreia na noite como profissional. A jogadora está no clube desde 2017 e foi promovida nesta temporada.
Internacional 1×1 Santos
No Sesc Campestre, em Porto Alegre, o jogo entre Sereias da Vila e Gurias Coloradas acabou empatado, porém, o primeiro gol da competição saiu desta partida.
Com dois minutos de jogo, a lateral Fabi Simões (que estava jogando de atacante), abriu o placar para o Inter de pênalti, após a zagueira Camila colocar a mão na bola dentro da área. Fabi chegou a marca de 33 jogos pelo Inter e 20 gols marcados.
A braba tem nome! 🤪🇦🇹
— Gurias Coloradas (@ColoradasGurias) April 18, 2021
Primeiro gol marcado no Brasileirão A1 2021 foi dela, com apenas dois minutos de partida!#VamoInter #GuriasColoradas pic.twitter.com/59lwRYGh1a
O Inter estava melhor na partida e aos 25 minutos, Rafa Travalão finalizou e exigiu boa defesa da goleira santista Michelle. O empate das Sereias veio nos acréscimos do primeiro tempo, com um chute de Júlia, que desviou na zaga e enganou a goleira Vivi.
Na segunda etapa o jogo ficou equilibrado, com poucas chances para cada lado. alguns erros de passe e tentativas de contra-ataques. Após 90 minutos, as duas equipes saíram com um ponto cada uma de campo.
Botafogo 0x0 Bahia
O jogo aconteceu no Nilton Santos e essa partida foi uma reedição da semifinal da A2 de 2020. Na ocasião, as Gloriosas levaram a melhor e avançaram à decisão, mas perderam o título.
As Mulheres de Aço entraram em campo com um elenco bastante reformulado e atuaram defensivamente. O jogo até foi movimentado, com chances criadas para as duas equipes, mas ambas pecaram bastante na pontaria.
Flamengo 1×1 Minas Brasília
Flamengo e Minas Brasília se enfrentaram na tarde de domingo, na Gávea. Segundo informação do site Mundo Rubronegro, essa foi a primeira vez que as flamenguistas estrearam na competição com uniformes da atual temporada, e não de anos anteriores.
Dentro de campo, o Flamengo teve uma grande chance de abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo. Jayanne chapelou a goleira adversária, mas pecou na hora da finalização. Durante o restante do tempo, o jogo teve poucas ações de ambos os times, mas com uma leve pressão por parte do Minas Brasília.
No segundo tempo, Débora Sorriso cobrou lateral, Jayanne dominou e mandou um chutaço no ângulo, sem chances para a goleira do Minas. Assim, o time da casa saiu na frente logo no início de jogo.
Tudo igual no duelo entre @TimeFlamengo e @minasbrasiliaff na Gávea! Hora dos gols…
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) April 18, 2021
⚽️ @jayanne_queiroz (FLA) e Nenê (MIN)
📽 @MyCujoo pic.twitter.com/7OsaGuHbum
Mas a alegria durou pouco. No lance seguinte, Nenê aproveitou rebote após cobrança de falta e igualou o placar. O jogo acabou empatado.
Cruzeiro 1×1 Real Brasília
Outro empate da rodada veio no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O Cruzeiro recebeu o Real Brasília e teve maior posse de bola durante a primeira etapa. Mas foram as visitantes saíram na frente do placar. Aos 36 minutos, Marcela Guedes manda um chute no ângulo, de perna esquerda, sem chances para Mary Camilo e deixou a equipe brasiliense na frente.
Não viu o gol da nossa artilheira Marcela Guedes na estreia do Brasileirão? Com essa pintura nossa artilheira chega a marca de 22 gols com a camisa aurianil.
— Real Brasília Futebol Clube (@realbrasiliaofc) April 19, 2021
.
.
Imagens: CBFTV/MyCujoo
.#BrasileiraoFeminino #OsonhoéReal#LeoasdoPlanalto pic.twitter.com/U4ysWNaLdf
O segundo tempo foi mais movimentado. A equipe mineira teve boa chance aos 17 minutos, quando Vanessinha cobrou falta na área, Duda pegou a sobra e tentou por cobertura, mas a bola saiu acima do travessão.
Após pressão, a equipe cruzeirense empatou a partida aos 24 minutos. Duda encontrou Pâmela, que só ajeitou para Mariana Santos. A atacante chutou rasteiro, cruzado, superando a goleira Flávia e deixando tudo igual no marcador.
Um bomba rasteira! 💥⚽
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 19, 2021
Confira o gol de Mariana Santos, que deu o empate para #AsCabulosas na estreia do @BRFeminino, diante do Real Brasília.
📹 @CBF_Futebol pic.twitter.com/kNUGvBJ7dS
Aos 31 minutos, o Real assustou a equipe da casa. Thábata começou boa jogada e Rafa Soares finalizou no canto, fazendo Mary Camilo se esticar toda. Na sobra, Rafa Soares chutou e Mary novamente salvou, mandando para escanteio.
O jogo acabou empatado. Em entrevista pós-jogo, o treinador das Cabulosas, Marcelo Frigério, destacou o nervosismo da equipe nessa primeira partida do Brasileirão. “Estreia no campeonato, todo mundo muito tempo sem jogar, a equipe muito ansiosa, o comportamento foi abaixo, mas a gente entende a situação de ser o primeiro jogo. Faltou muito no primeiro tempo, mas pelo que a gente fez no segundo tempo, merecíamos ter saído com a vitória”, declarou ao canal do clube.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
A segunda rodada do Brasileiro Feminino começa na quarta-feira (21) e termina na quinta.
Quarta-feira, 21 de abril
15h – Avaí/Kindermann x Palmeiras (Transmissão CBFTV)
15h – Bahia x Internacional (Transmissão CBFTV)
15h – Real Brasília x Botafogo (Transmissão CBFTV)
20h – Ferroviária x Corinthians (Transmissão CBFTV)
20h – Grêmio x Cruzeiro (Transmissão CBFTV)
Quinta-feira, 22 de abril
15h – Minas Brasília x São José (Transmissão CBFTV)
15h – Napoli x Flamengo (Transmissão Desimpedidos)
20h – Santos x São Paulo (Transmissão CBFTV)