As mulheres estreiam na Arena em mais um ‘golaço’ do Corinthians

Foto: Divulgação

O Corinthians voltou com o futebol feminino em 2016, em uma parceria com o Audax, mas só neste ano passou a investir integralmente no time sem qualquer participação de outro clube. E se outros clubes grandes optam por oferecer apenas a camisa e mais nada para desenvolver o futebol delas (São Paulo fez isso em 2015, Flamengo ainda faz com o time da Marinha), no time alvinegro a história tem se mostrado diferente.

A camisa é um detalhe – e é bom ressaltar que ela é do tamanho das jogadoras, ao contrário de alguns times que fornecem camisas no tamanho masculino -, mas o que mais tem feito a diferença é a estrutura oferecida e a atenção dada.

Agora, as mulheres do Corinthians finalmente estrearão em casa, jogando na Arena de Itaquera pela primeira vez em mais uma ação importante do clube para promover a equipe feminina.

Esta quarta-feira (25/04) será dia de Corinthians – só que desta vez no feminino. A equipe alvinegra estreará no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino contra o São Francisco, da Bahia, às 17h30 na Arena Corinthians. Para promover o jogo, o clube fez esse vídeo sensacional e estampará na camisa das jogadoras o machismo que elas ouvem todos os dias.

(Informações para compra de ingressos para o jogo aqui)

“Lugar de mulher é na cozinha”, “futebol feminino é chato”, entre outras frases comentadas por muitas pessoas nas redes sociais estarão nas camisas das atletas em uma campanha que tem o intuito de chutar o preconceito para longe e chamar a atenção para o futebol feminino no clube. A ideia é estimular patrocinadores a investirem no futebol feminino para “silenciar” esse preconceito – as marcas, então, “cobririam” as frases machistas na camisa.

 

O jogo na Arena é num horário um pouco ingrato, é verdade, mas a torcida promete comparecer para apoiar as mulheres. O clube também anunciou que o jogo do time masculino será projetado no telão após a partida do feminino, com direito a cerveja liberada – no fundo, o melhor cenário do futebol é esse, unir feminino e masculino pela mesma causa.

E esse definitivamente não será apenas um jogo qualquer. É o símbolo de uma mudança dentro do próprio Corinthians para abraçar de vez o futebol feminino.

“O jogo de quarta-feira representa muito além do que a nossa estreia no campeonato brasileiro, é a primeira conquista do futebol feminino do Corinthians com uma gestão própria. Diferente do que imaginam, a escolha de mando de campo para uma partida de futebol, requer não só força de vontade, mas esforços financeiros e toda uma estrutura operacional” afirmou às dibradoras Camila Gozzi, gerente de futebol feminino do Corinthians.

“Foi uma decisão estratégica, visando estimular o hábito de consumo e apreço nos torcedores, para que eles insiram o futebol feminino em suas rotinas, e gradativamente a modalidade atinja o patamar que merece.”

Camila explicou que a estratégia de encerrar a parceria (muito vitoriosa, por sinal) com o Audax e fazer o time feminino “andar com as próprias pernas” dentro do clube foi a melhor forma de desenvolver a modalidade de maneira mais sólida ali dentro.

“A maior ação que o clube fez para promover a sua equipe feminina foi trazê-la integralmente para as suas dependências. O contato com os sócios e torcedores é diário agora e, com isso, o reconhecimento se torna algo natural. Além disso, a proximidade física promove a facilidade para geração de conteúdo, que como consequência, acarreta na maior divulgação específica da modalidade nas mídias sociais do Corinthians”, pontuou Camila.

“Temos a consciência de que para trazer a torcida conosco, é fundamental que ela sabia da existência da equipe. Por causa da falta de proximidade, física e apelativa, com o clube, parte dos torcedores não sabiam da existência do time até o primeiro semestre do ano passado. Infelizmente, no esporte, para ser divulgado e como consequência, reconhecido, é necessário conquistas. O título da Libertadores, que aconteceu em outubro, elevou o patamar e reconhecimento da equipe, que está em uma crescente desde então. Prezamos a máxima cobertura do time, com conteúdos exclusivos e integração com os corinthianos, para que eles, de pouco em pouco, sintam-se parte disto e acompanhem cada vez mais a modalidade.”

Ela conta que a ideia do vídeo surgiu, na verdade, dois meses atrás por sugestão de uma agência de publicidade que procurou o Corinthians com esse objetivo de promover o futebol feminino. Junto com o marketing do clube e o departamento de futebol feminino, eles pensaram em como seria a ação e como poderiam fazer algo que não soasse como “vitimismo”.

“Foi legal que a sugestão da agência veio porque um gerente de criação estava lendo uma matéria sobre mulheres no futebol e viu a quantidade de comentários preconceituosos. Aí ele começou a pesquisar outras e viu que sempre acontecia isso”.

“Precisou de tempo para executar tudo, até porque a logística das camisas não é simples e precisávamos de tempo para elas serem produzidas com as frases. Mas acho que o resultado ficou bem legal,” concluiu a gerente de futebol feminino.

Para as jogadoras, entrar em campo na Arena Corinthians na quarta definitivamente trará uma emoção diferente. Atuais campeãs da Libertadores e vice-campeãs do Brasileiro, elas ganham mais uma motivação para começar mais um campeonato om o pé direito.

“O sentimento de estrear na Arena é maravilhoso, é de gratidão por todo o trabalho que vem sendo feito desses anos de Corinthians. E vejo também como uma conquista. É algo que conquistamos para a modalidade, para que outros times vejam e façam também. Os times (femininos que pertencem a clubes de camisa) devem jogar nos estádios deles, o Santos já vem fazendo isso há bastante tempo e agora o Corinthians. Acho que isso é muito importante para a modalidade”, afirmou Cacau, meio-campista da equipe corintiana.

“A estrutura que tínhamos já era boa com o Audax, muito profissional. Mas nesse ano melhorou ainda mais, a gente usa todas as estruturas da base do Corinthians, no Parque São Jorge, a academia, tudo. Treinamos todos os dias no CT da base, os campos são ótimos. E é o mínimo que todos os clubes deveriam oferecer para o futebol feminino”, finalizou.

IMPORTANTE: Infelizmente, ainda não há certeza alguma de transmissão na televisão de jogos do Campeonato Brasileiro feminino. O SporTV deverá transmitir ao menos as finais, mas a CBF nos passou que disponibilizará a transmissão de algumas partidas em seu site. Os clubes também têm se mobilizado para fazer transmissões online. Fiquem atentos em nosso Twitter (@dibradoras) que lá nós divulgamos detalhes de todas as transmissões que soubermos. Por aqui, você pode ver a tabela dos jogos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn