Futebol Feminino

No Pan de Toronto, Conmebol e Concacaf disputarão liderança no futebol feminino

No próximo dia 11 de julho, no Canadá, o futebol feminino inicia sua quinta participação em Jogos Pan-Americanos. A modalidade passou a fazer parte dos Jogos apenas em 1999, 48 anos após o surgimento do torneio. Desde então, o Brasil é o país com maior número de medalhas de ouro (2), seguido de Canadá (1) e Estados Unidos (1).

Assim como no masculino, 8 seleções brigarão por medalhas nos gramados do CIBC Hamilton Pan Am Soccer Stadium. Com capacidade para 22 mil pessoas, o estádio foi construído no local do nostálgico Ivor Wynne Stadium que, em 1930, recebeu o primeiro grande evento internacional sediado pelos canadenses, o British Empire Games.

hamilton-soccer-stadium-venue
CIBC Hamilton Pan Am Soccer Stadium (CAN)

Mais uma vez sem a equipe norte-americana, a CONCACAF aposta suas fichas na seleção canadense, que deixou a recém-disputada Copa do Mundo Feminina com um gostinho de quero mais e estará novamente com a torcida a seu favor. Para a CONMEBOL, a esperança é que as brasileiras confirmem o favoritismo colocado em cheque com a eliminação precoce nas oitavas da mesma Copa, mas que se fortalece no histórico positivo no torneio continental (2 ouros e 1 prata, em três participações).

Se Colômbia e México não surpreenderem, há boas chances de revermos a final de 2011, quando o Canadá venceu o Brasil na final nos pênaltis e levou seu primeiro ouro no futebol feminino em um Pan-americano. Seria a revanche ideal para começar a re-elevar a moral do futebol brasileiro e dar forças para a disputa da Olimpíada no Rio em 2016.

O Brasil estreia dia 11 contra a Costa Rica, às 19h. Pelo grupo B, ainda enfrenta o Equador (dia 15) e o Canadá (dia 19).

Histórico do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos:

1999 – WINNIPEG (CAN)*
Ouro: Estados Unidos
Prata: México
Bronze: Costa Rica
*A seleção brasileira feminina não participou

2003 – SANTO DOMINGO (DOM)
Ouro: Brasil
Prata: Canadá
Bronze: México

2007 – RIO DE JANEIRO (BRA)
Ouro: Brasil
Prata: Estados Unidos
Bronze: Canadá

2011 – GUADALAJARA (MEX)
Ouro: Canadá
Prata: Brasil
Bronze: México

2007: Com mais de 60 mil espectadores no Maracanã, o Brasil goleou a equipe sub-22 dos Estados Unidos e conquistou seu segundo ouro panamericano para o futebol feminino.