Futebol Feminino

Final sulamericana no Pan: Brasil e Colômbia fazem decisão histórica em Toronto

Pela primeira vez desde 1999, ano em que o futebol feminino passou a integrar a programação do Pan, a decisão pela medalha de ouro será disputada por duas equipes sulamericanas. O Brasil entra em campo favorito e com a freguesia em dia, enquanto que a Colômbia busca o primeiro pódio da seleção feminina em Jogos Pan-Americanos.

Nas semifinais dessa quarta-feira (22), Brasil e Colômbia despacharam México e Canadá, respectivamente, e no sábado se enfrentarão às 19h35 em busca do título. Antigas conhecidas, as equipes prometem travar um duelo duro e emocionante, principalmente porque as colombianas vêm de dois vice sulamericanos perdidos para as brasileiras.

Na última Copa América, disputada no final do ano passado no Equador, a Colômbia não perdeu nenhum jogo, mas acabou ficando com o vice já que o Brasil somou dois pontos a mais no quadrangular final. Em 2010, no mesmo torneio, as colombianas também ficaram em segundo lugar, e ainda amargaram uma derrota por 5×0 do Brasil.

Esse ano, elas participaram da sua segunda Copa do Mundo, no Canadá, e fizeram uma campanha convincente, com direito a uma vitória pouquíssimo esperada pra cima das francesas. Contudo, assim como o Brasil, a Colômbia se despediu do Mundial nas oitavas ao perder para as que viriam a levantar a taça mais uma vez – os EUA.

Artilheira da Copa América de 2014, Cristiane é aposta de gols do ataque brasileiro

Por mais dificuldades que ambas as finalistas sulamericanas enfrentem em seus países – com falta de estrutura, apoio e visibilidade – elas vêm demonstrando que o amor ao futebol e a vontade de mudar um cenário tão vergonhoso podem ter efeitos históricos para a modalidade. Independente de quem ganhar a decisão, a medalha de ouro já está garantida para o quadro da Comenbol, e não para o da Concacaf.

Ouça o que a jogadora Rosana, que já enfrentou as colombianas diversas vezes em torneios sulamericanos, falou sobre as adversárias das brasileiras na final: Clique para ouvir

(O programa completo com participação especial da jogadora Rosana pode ser ouvido em: www.central3.com.br/dibradoras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *