Futebol Feminino

Deixem Maria Alice ~dibrar

maria_alice

A pequena Maria Alice tem tem apenas 10 anos de idade e já está tendo que aprender a ser ~dibradora além das quadras. Mais do que os adversários dentro de campo, meninas como ela precisam ~dibrar o preconceito que ainda faz com que o futebol seja território “exclusivo” dos meninos.

Em Vieiras, no interior de Minas Gerais, Maria Alice começou a jogar bola aos seis anos junto com os meninos. Segundo a mãe dela, Eliane Barbosa, a garota sempre foi muito dedicada ao futebol e passou a treinar três vezes por semana e a disputar campeonatos com os amigos.

Maria Alice não encontrou um time de meninas para jogar. O preconceito, afinal, ainda restringe as atividades delas na infância às bonecas e às chamadas “brincadeiras de menina” – das quais o futebol não faz parte.

Mas ela, ainda assim, não desistiu de seu amor pela bola e conquistou seu espaço entre os meninos mesmo. Só que agora está tendo de enfrentar mais uma barreira: a Copa Sesc 2017 não vai aceitar sua inscrição – porque ela é MENINA.

Especialistas em educação física já atestaram que até 12 ou 13 anos de idade, as diferenças físicas entre meninos e meninas são irrisórias e não são suficientes para impedir que ambos os sexos possam jogar juntos uma modalidade.

A história se repete todos os dias, praticamente. Já aconteceu com Marta, quando era pequena em Dois Riachos e foi impedida de jogar um campeonato com os meninos por ser menina – e boa demais. Os adversários impediram sua inscrição.

No ano passado, foi Laura quem precisou fazer abaixo-assinado para poder jogar com os meninos. Hoje, é Maria Alice. E para que não existam mais meninas impedidas de jogar – e de ~dibrar -, precisamos endossar cada vez mais o nosso coro.

Aqui está o abaixo-assinado promovido pela mãe dela para conseguir pressionar a organização do campeonato a deixar Maria Alice jogar. Assinem, divulguem, fortaleçam essa causa. DEIXEM A MENINA ~DIBRAR.

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *