Futebol Feminino

Clubes criam ações especiais para Dia da Mulher; mas e no resto do ano?

Com a aproximação do 8 de março, diversos clubes brasileiros já começaram a divulgar suas ações em “homenagem” ao Dia Internacional da Mulher. Ingressos gratuitos, promoções, descontos nos planos de sócios, e muitas outras ações interessantes estão sendo desenvolvidas pelos departamentos de marketing dos times.

O São Paulo, por exemplo, oferece entrada gratuita para mulheres para o jogo contra o São Bernardo neste sábado no Pacaembu. As sócias têm direito a entrar em qualquer setor do estádio sem pagar – apenas apresentando a carteirinha – e as não-sócias entram gratuitamente no Tobogã.

Já o Palmeiras está fazendo uma ação em parceria com a patrocinadora Crefisa. Eles irão sortear 11 torcedoras para entrarem em campo com os jogadores na partida contra o Capivariano no domingo, no Allianz Parque, e elas ainda terão direito a fazer um tour para conhecer o estádio.

O Santos optou por fazer uma promoção de comprar na sua loja oficial em que, a cada R$ 150 gastos, a mulher concorreria a um par de ingressos para o camarote exclusivo para o clássico contra o Corinthians no domingo.

O Corinthians por sua vez divulgou um debate que seu Núcleo de Estudos (NECO) organizará para discutir o papel e a inserção da mulher no futebol – será dia 19 de março, às 10h, no Parque São Jorge.

vitoria_mulher

Já o Vitória programou uma série de ações comemorativas, incluindo promoção para adesão ao plano de sócio-torcedor, sorteio para um café da manhã com os jogadores, sessão especial de autógrafos e até um jogo festivo com o time feminino do clube.

O Coritiba fez uma ação especial para levar apenas mulheres na promoção Chute a Gol durante o intervalo do jogo que acontecerá no Couto Pereira no domingo – elas concorrerão a um kit do clube.

coritiba_torcedora

Até mesmo o Atlético-MG, que há pouco tempo atrás foi alvo da polêmica do desfile sensual de uniformes, preparou algo especial para o Dia da Mulher – e não foi a distribuição de biquínis para suas torcedoras. As mulheres que fazem parte do programa de sócias do clube tiveram a chance de ir ao treino do Galo e ganharam rosas dos jogadores.

Essas foram apenas algumas das ações que os clubes estão planejando para o Dia da Mulher que conseguimos compilar nos últimos dias. Terão outras, de quase todos os clubes da Série A, provavelmente, como de costume.

Muitas delas são louváveis. Outras são questionáveis. Mas o mais interessante de tudo isso é observar como os clubes lembram que têm torcedoras apenas uma vez por ano. É sempre no 8 de março. Só aí que eles inventam ações, promoções e fazem de tudo para dizer o tal “parabéns” às mulheres, às tão estimadas torcedoras.

galo_torcedoras

Para logo em seguida se esquecerem delas ao longo dos outros 364 dias no ano.

Então para que fique claro aqui: nós não queremos os parabéns e as migalhas que nos restam no Dia da Mulher. Ou melhor, na verdade, até queremos. Mas queremos também que olhem para nós no dia seguinte. E depois, e depois, e depois. Porque nós estamos lá sempre. No estádio ou fora dele, honrando o nome do clube.

Não temos a resposta ideal sobre o que queríamos que os clubes fizessem pelas mulheres. Mas ela certamente vai por um caminho óbvio: estratégia. Elas precisam fazer parte da estratégia dos times. Da estratégia de venda, da estratégia de marketing, de torcida, de tudo. Elas estão ali, sedentas por isso.

As pesquisas indicam que 51 % da população brasileira é mulher – e os outros 49% são filhos delas. Ignorar tantos milhões de pessoas significa ignorar outros tantos milhões de dividendos que poderiam sanar as contas dos clubes que têm sofrido tanto para fechar no azul. Fica a dica. #TodoDiaÉDiaDaMulher

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *