Futebol Feminino

Após segunda rodada, apenas Brasil e Japão garantem classificação antecipada no Canadá

Diferentemente do que se esperava no início da Copa, apenas duas seleções – Brasil e Japão – terminaram a segunda rodada com classificação garantida para as oitavas de final. Apesar da disparidade entre equipes estreantes e experientes, o nervosismo e a necessidade de adaptação ao gramado sintético parecem ter dificultado a vida da maioria das jogadoras.

Durante a semana, a atacante norte-americana Abby Wambach declarou que sua equipe teria sim feito mais gols se o torneio estivesse sendo disputado em grama natural. Além das lesões na pele provocadas pelo atrito com o solo artificial, ela explicou que ter de jogar com uma bola quicando muito acima do que todas estão acostumadas atrapalha o domínio das jogadoras de linha e aumenta o tempo de reação para as goleiras.

Apesar disso, a partir dessa segunda-feira (15), enquanto Japão e Brasil terão o privilégio de poupar jogadoras na última rodada de grupos, a grande maioria das equipes promete vir com força total para tentar prolongar sua estadia em solo canadense.

Confira abaixo a análise grupo a grupo dos resultados da segunda rodada e as expectativas para as últimas partidas da primeira fase.

GRUPO A
China PR 1×0 Holanda
Canadá 0x0 Nova Zelândia

Diferentemente da estreia, dessa vez as donas da casa mostraram seu poder ofensivo, e teriam saído de Edmonton com a classificação garantida não fosse pela brilhante atuação da muralha neozelandesa, a jovem goleira Erin Nayler (#1). Do outro lado, a equipe da Nova Zelândia pouco assustou, e ainda desperdiçou a única chance de conquistar sua primeira vitória ao perder um pênalti no primeiro tempo.

Outra seleção que deixou escapar a classificação antecipada foi a Holanda, que além de mal aparecer no campo de ataque, mostrou uma zaga confusa e incapaz de lidar com a habilidade e a velocidade das chinesas. Com 60% de posse de bola na partida, a China teve boas chances de sair de campo com um placar ainda mais positivo, mas esbarrou nas suas próprias falhas de finalização.

A terceira rodada será decisiva, já que todas as equipes ainda tem chance de classificação e nenhuma delas demonstrou uma superioridade absoluta.

Próximos jogos – 15/06 (segunda-feira)
China PR x Nova Zelândia (20h30)
Holanda x Canadá (20h30)

Captura de Tela 2015-06-14 às 19.17.52

GRUPO B
Alemanha 1×1 Noruega
Costa do Marfim 2×3 Tailândia

Como era de se esperar, as favoritas Alemanha e Noruega travaram um belíssimo duelo em Ottawa. As bicampeãs mundiais abriram o placar no primeiro tempo e contaram com as defesas de Angerer para segurar a vantagem. No entanto, na segunda etapa, após belo lançamento de três dedos da meia Lene Mykjaland, a atacante norueguesa foi derrubada na entrada da área. Maren Mjelde cobrou a falta com perfeição e fez um dos gols mais bonitos da Copa até o momento, sem chances para a experiente goleira alemã.

Após serem goleadas na estreia, Costa do Marfim e Tailândia entraram em campo sedentas para mostrar algum futebol. Infelizmente, o que se viu foi uma partida repleta de falhas de marcação para ambos os lados, com poucos chutes no alvo e um gol irregular que deu a vitória às tailandesas.

Já praticamente eliminada, é de se esperar que a Costa do Marfim facilite ainda mais o caminho da Noruega rumo à classificação, enquanto que a Alemanha precisará tomar cuidado para não ser surpreendida pela esperança que ainda resta nas tailandesas.

Próximos jogos – 15/06 (segunda-feira)
Tailândia x Alemanha (17h)
Costa do Marfim x Noruega (17h)

Captura de Tela 2015-06-14 às 19.18.08

GRUPO C
Suíça 10×1 Equador
Japão 2×1 Camarões

O Equador, infelizmente, já se tornou o saco de pancadas desse mundial. Após perder de seis a zero na estreia, a equipe atingiu agora um saldo negativo de 15 gols, graças à goleada imprimida pela Suíça, que ainda contou com uma “ajudinha” da jogadora colombiana que fez dois gols contra na mesma partida. Bom para as suíças, que após a derrota para o Japão renovaram o gás mais que necessário para enfrentar as camaronesas na última rodada.

No entanto, Camarões demonstrou mais uma vez que não será um adversário nada fácil. As africanas encararam as atuais campeãs de frente, e inclusive criaram mais chances de gol durante a partida. A artilheira Enganamouit brilhou mais uma vez, e após dar uma bela assistência para o primeiro gol camaronês, quase empatou a partida em uma cabeçada praticamente perfeita. O Japão fez a sua parte com muita eficiência: aproveitou as poucas chances que apareceram, concluiu com qualidade e garantiu a vaga nas oitavas.

Enquanto que a partida entra Japão e Equador deve ser bastante desanimadora, Suíça e Camarões prometem fazer um dos duelos mais empolgantes desse Mundial.

Próximos jogos – 16/06 (terça-feira)
Equador x Japão (18h)
Suíça x Camarões (18h)

Captura de Tela 2015-06-14 às 19.18.21

GRUPO D
Australia 2×0 Nigeria
Estados Unidos 0x0 Suecia

A Nigeria foi a decepção do Grupo da Morte nessa segunda rodada. Depois de uma partida de estreia disputadíssima contra a forte equipe sueca, muitos esperavam que as nigerianas partissem com tudo pra cima da Australia em busca da primeira vitória. No entanto, o que se viu foi a manutenção das falhas defensivas apresentadas no primeiro jogo e pouquíssima criatividade no ataque, que praticamente só deu trabalho em uma cobrança de falta muito bem defendida pela goleira australiana.

Um dos jogos mais esperado da fase de grupos também não animou muito os seus espectadores, que esperavam ver muito mais avanços ofensivos por parte de Suecia e Estados Unidos. No primeiro tempo, um pênalti não marcado para cada lado. No segundo, a goleira sueca fechou o gol. A Suecia ainda teve sua melhor chance em uma jogada de escanteio, quando a zagueira norte-americana salvou de cabeça, debaixo do gol, e a bola ainda pegou no travessão antes de sair da zona de perigo.

Tudo certo e nada definido para nenhuma das equipes. Bom para nós que ainda veremos grandes e decisivos duelos na última rodada.

Próximos jogos – 16/06 (terça-feira)
Nigeria x Estados Unidos (21h)
Australia x Suecia (21h)

Captura de Tela 2015-06-14 às 19.18.33

GRUPO E 
Brasil 1×0 Espanha
Coreia do Sul 2×2 Costa Rica

Durante a semana, o técnico Vadão e as jogadoras declararam que a partida contra a Espanha seria bem diferente do jogo de estreia. E realmente foi. Conforme previsto pelas brasileiras, as espanholas diminuíram todos os espaços e reduziram em muito as tentativas de criação do nosso meio campo. Marta pouco inspirada e bem marcada não conseguia fazer a bola chegar para as atacantes. O jogo fechado urgia por um elemento surpresa, e ele veio com um belíssimo lançamento longo da zagueira Rafaelle (#16), que encontrou Andressa Alves (#9). A atacante ganhou na corrida e tocou na saída da goleira. A zagueira espanhola salvou em cima da linha com um carrinho, mas Andressa estava lá para empurrar para o gol vazio.

Com o empate entre Coreia do Sul e Costa Rica, o Brasil já garantiu o primeiro lugar do grupo e, consequentemente, a classificação para as oitavas. Enquanto as brasileiras aguardam a definição do grupo da morte para conhecer seu adversário na próxima fase, coreanas, costarriquenhas e espanholas darão tudo essa semana para que não deixem o Canadá tão cedo.

Próximos jogos – 17/06 (quarta-feira)
Costa Rica x Brasil (20h)
Coreia do Sul x Espanha (20h)

Captura de Tela 2015-06-14 às 19.18.44

GRUPO F
França 0x2 Colômbia
Inglaterra 2×1 México

A Copa de 2015 já tem a sua seleção queridinha. Assim como os seus conterrâneos homens em 2014, as colombianas conquistaram a torcida com um futebol de muita vontade, superação e surpreendente qualidade. Na partida contra a favorita França, a seleção da Colômbia fez o papel perfeito: segurou as inúmeras investidas das adversarias, ora com a zaga, ora com as belíssimas defesas de Sepulveda, e finalizou com perfeição nos seus dois únicos chutes na direção do gol.

Inglaterra e México fizeram uma das partidas com maior número de chutes a gol nesse Mundial. Dentre os convertidos, destaque para o da inglesa Fran Kirby (#22), que teve frieza para dar um leve corte dentro da área, desconcertando as zagueiras e abrindo espaço para um toquinho de bico pro fundo das redes.

Felizmente, mais um grupo em que todas as seleções seguem para a rodada final com chances de classificação. Aguardaremos ansiosas!

Próximos jogos – 17/06 (quarta-feira)
México x França (17h)
Inglaterra x Colômbia (17h)

Captura de Tela 2015-06-14 às 19.18.54

Todos os gols e melhores momentos das partidas podem ser assistidos no site oficial do campeonato.

Imagens: Reprodução/FIFA
Fontes: site FIFA Women’s World Cup / CBF / espnW