esporte, Tênis

10 verdades e 1 mentira sobre Serena Williams

serena-williams-gravida
Serena Williams está grávida!

Após o anúncio da gravidez de Serena Williams, decidimos entrar na brincadeira das verdades e mentiras para testar os conhecimentos de vocês a respeito deste ícone do esporte mundial.

E aí, qual é mentira?

1 – Serena Williams deu suas primeiras raquetadas na bolinha de tênis aos três anos. Sua primeira adversária veio de dentro de casa, a irmã mais velha, Venus – que passou a ser sua frequente adversária nas principais competições mundiais e parceira nas competições de duplas -, e seus primeiros treinadores foram o pai e a mãe, Richard e Oracene. Os dois, inclusive, chegaram a fundar uma academia de tênis oficial da família: The Venus and Serena Williams Tutorial Academy.

2 – Aos 10 anos de idade, Serena parou de disputar os campeonatos nacionais, porque seu pai quis que ela e a irmã se dedicassem aos estudos. Além disso, elas já haviam começado a sofrer com o racismo – o público dos torneios fazia comentários preconceituosos sobre as irmãs negras. Nessa época, ela já tinha um currículo impressionante: 46 vitórias e só 3 derrotas.

3 – Ela disputou sua primeira competição profissional aos 14 anos. Aos 15, chegou a derrotar duas jogadoras top 10 do ranking mundial. Serena era apenas a 304ª do mundo, mas venceu a canadense Mary Pierce, 7ª no ranking, e a sérvia Monica Seles, a quarta melhor tenista do mundo na época.

serena_crianca
Serena, Venus e o pai, Richard

4 – Aos 16 anos, Serena entrou na “Batalha dos Sexos”, junto com sua irmã Venus, desafiando o alemão Karsten Braasch (31 anos na época) no Australian Open de 1998. Na época, Braasch estava na 203ª posição no ranking mundial – e as irmãs Williams alegaram que poderiam vencer qualquer homem fora do top 200. Ele aceitou o desafio – e venceu as duas irmãs Williams:  6-1 contra Serena e  6-2 contra Venus. A batalha continuou fora da quadra, e Braasch disse: “Vocês não têm nenhuma chance contra qualquer homem até o top 500”.

“Foi difícil. Eu não imaginei que seria tão difícil. Mas daqui um ano, a gente pode se enfrentar de novo e eu vou vencê-lo. Preciso ganhar peso e treinar pesado para estar no nível do circuito dos homens”, Serena disse à época.

O jornal The Free Lance Star já previa que Serena e sua irmã deixariam sua marca no tênis mundial. “As irmãs Williams, do jeito delas, estão fazendo o circuito mundial feminino renascer, mesmo não tendo vencido Braasch. Venus chegou à final no US Open e às quartas-de-final aqui no Australian Open. Serena venceu três top 10 desde que se tornou profissional alguns meses atrás. Cada uma delas têm personalidade e brilho para fazer o esporte mais popular do que nunca.”.

serena_1999
Serena e seu primeiro troféu

5 – Foi em 1999 que Serena venceu seu primeiro Grand Slam – e foi em casa, no US Open. Ela tinha apenas 17 anos, foi a segunda mulher negra a conquistar um título tão importante (e tão cedo).  No caminho para o título, ela venceu a então campeã do torneio Lindsay Davenport na semi e bateu a então número 1 do mundo Martina Hingis na decisão. Era só o seu segundo ano no circuito profissional, e Serena já alcançou o número quarto do ranking mundial das tenistas.

6 – Em 2002, aos 21 anos, Serena chegou pela primeira vez a dominar o ranking mundial entre as tenistas, tornando-se a número 1 do mundo.

7 – Em 2015, Serena ganhou seu sexto título de Wimbledon. Ela se tornou a única pessoa na história, entre homens e mulheres, a vencer três dos quatro Grand Slams 6 vezes.

8 – Serena é a maior campeã olímpica da história do tênis entre homens e mulheres, com quatro ouros conquistados. Ouro em Sidney (2000), Pequim (2008) e Londres (2012) nas duplas e ouro individual também nos Jogos de Londres.

serena_australian_open

9 – Serena é maior vencedora de Grand Slams da história da Era Aberta, entre homens e mulheres, com 23 títulos conquistados. Sua 23ª conquista, inclusive, veio no Australian Open de 2017 quando, grávida de dois meses aos 35 anos, ela bateu sua irmã Venus na final e assumiu o posto de maior vencedora da era moderna do tênis.

10 – Serena Williams é a maior atleta da história do tênis feminino.

 

Já sabem?

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta: A mentira aí está no número 10. Serena Williams não é a maior atleta da história do tênis feminino – só. Ela é a maior tenista da história. Deixem o gênero de lado, o que Serena faz em quadra – até grávida – é inacreditável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>